(High Sierra) De Raoul
Walsh, Com Ida Lupino, Humphrey Bogart, Alan Curtis, Arthur Kennedy, Cornel
Wilde, Donald MacBride, Joan Leslie, Henry Travers, EUA – Policial – P&B – Warner Bros. –
1941.
O Chefão do crime organizado Big Mac (MacBride) apesar de se encontrar moribundo no leito de seu quarto, liberta da prisão seu companheiro de outrora, Roy Earle (Bogart) para juntos realizarem um milionário assalto num luxuoso hotel no Monte Withney, Califórnia. Com a chegada de Roy, a quadrilha formada por Babe (Curtis), Red (Kennedy) e Mendoza (Wilde) se completa, e apesar de Roy não aprovar seus comparsas por serem amadores e levarem consigo uma mulher, a jovem e bela Marie (Lupino), o plano é levado adiante. Quando o assalto não sai como o planejado, Roy e Marie se encontram diante de uma intensa e implacável perseguição que mudará definitivamente o curso de seus destinos. Baseado na obra de W.R.Burnett (1899-1982), que também foi o autor de Alma No Lodo de 1930 e que se tornou o precursor dos filmes policiais realizados em Hollywood, O Último Refúgio é mais um dos grandes filmes de Gângster produzido pela Warner Bros. Repleto de ação, o filme alcançou enorme sucesso junto ao público e ainda hoje desperta a atenção por seu ritmo frenético e envolvente. Jack Warner (1892-1978), assim que comprou os direitos sobre o livro, visando o sucesso do filme, entrega-o nas mãos do jovem roteirista John Huston (1906-1987) para que esse o adaptasse para as telas. Huston, que sempre procurou ser fiel as fontes, não mudou quase nada da obra e o roteiro permaneceu fiel ao original. O Diretor escalado para dirigir o filme fora Raoul Walsh (1887-1980), esse que foi responsável por alguns dos melhores filmes de gangsteres de todos os tempos como Fúria Sanguinária (1949), Heróis Esquecidos (1938) e Dentro da Noite (1940); esse último inclusive, com a atriz britânica Ida Lupino e Humphrey Bogart como Coadjuvantes.
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Roy se aproxima de Marie |
A Warner, que possuía em 1941 um grande número de astros com a personificação do gangster ítalo-americano, (George Raft, Paul Muni, Edward G. Robinson e James Cagney) destinou o personagem Roy Earle a Muni, entretanto, esse não satisfeito com o roteiro, recusou o convite. George Raft, que foi a segunda opção, também disse não ao estúdio alegando que não tinha interesse em interpretar novamente um criminoso. Humphrey Bogart, que já conhecia a obra de Burnett, não escondeu seu interesse em participar do filme; o ator, que há anos vinha de um contrato com a Warner onde só interpretava papeis menores, (salvo seu Duke Mantee de A Floresta Petrificada em 1936) teve a sorte, finalmente, de estrelar o filme como protagonista. Todavia, é certo afirmar que, de certa forma, O Último Refúgio ainda não pode ser citado como o primeiro grande filme de Bogart, já que o estúdio investira toda a publicidade da produção em Ida Lupino, (o que fica evidente já nos créditos iniciais do filme, onde o nome da atriz surge primeiro que o de Bogart). Apesar de tudo, o futuro de Humphrey Bogart estava certo, e repleto de surpresas, uma vez que, John Huston já estava finalizando seu próximo trabalho; O Falcão Maltês (1941) com o seu detetive Sam Spade já tendo um nome certo.
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Marie se aproxima de Roy |
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Roy e Marie na companhia do pequeno Pard, o cãozinho azarado |
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Roy, Babe e Red |
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O assalto |
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Roy e Marie passam a ser procurados |
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O desfecho na High Sierra |
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Ida Lupino e Humphrey Bogart em foto publicitária |
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Ida Lupino, a atriz alcança o estrelato |
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Bogart "quase" um astro |
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O mestre Raoul Walsh |
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Cartaz original do filme |