(Psycho) De Alfred Hitchcock, Com Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Janet Leigh, EUA - Suspense - P&B - Paramount - 1960.
Em 1960 o mestre do Suspense Alfred Hitchcock já estava a pelo menos vinte anos consagrado entre os melhores e mais respeitados diretores de Hollywood. Embora tenha sido indicado ao Oscar de Melhor Diretor já em seu primeiro filme produzido nos Estados Unidos; Rebecca (1940), Hitchcock nunca chegou a levar o prêmio, dessa maneira podemos afirmar que essa tenha sido uma das maiores entre tantas injustiças cometidas pela academia. Hitchcock ao longo dos anos construiu um verdadeiro legado de grandes filmes, grandes obras que mais tarde viriam a se tornar verdadeiras Obras Primas. O diretor ainda desfrutava do sucesso dos arrasa quarteirões Um Corpo Que Cai (1958) e Intriga Internacional (1959) quando decidiu levar às telas a obra de Robert Bloch: Psicose.
|
O Mestre do suspense Alfred Hitchcock |
Sem dúvidas se trata de seu maior sucesso, é o filme que o torna lembrado e aclamado mesmo entre os desconhecedores do cinema antigo. Obra máxima do suspense Psicose se tornou um dos filmes mais copiados da historia do cinema. Produzido com baixíssimo orçamento - se comparado aos seus anteriores - Hitchcock realizava até então seu filme mais assustador. Sem Nenhuma das suas costumeiras doses de humor negro ou de romance, Psicose é do inicio ao fim um filme lúgubre, sério e repleto do melhor suspense já filmado. Na Trama Janet Leigh é Marion Crane a secretária de uma imobiliária que após roubar de seu chefe a quantia de 40 mil dólares foge na intenção de casar-se com o namorado Sam Loomis (Gavin). Durante a fuga em uma noite chuvosa resolve pernoitar no malfadado Motel Bates que é administrado pelo atormentado Norman Bates (Perkins). Misteriosamente Marion é assassinada durante o banho, (em umas das cenas mais antológicas do cinema regada com a mais assustadora e original trilha sonora) sua irmã Lila Crane (Miles) preocupada com seu sumiço contrata o detetive Arbogast (Balsam) que chega até o Motel e desencadeia a partir daí uma misteriosa, assustadora e envolvente busca.
|
Norman Bates em sua misteriosa residência |
O Filme teve ótima bilheteria e é hoje considerado entre os críticos como o melhor filme de Hitchcock. Foi ridiculamente refilmado por Gus Van Sant em 1998 em um ato de coragem e petulância, obviamente o remake se tornou um fracasso. O Maestro Bernard Herrmann que criou junto ao mestre do suspense uma das maiores parcerias do cinema, realiza aqui sua trilha sonora de maior sucesso, é certo afirmar que a música de Psicose é tão ou mais famosa que as de E o Vento Levou e Casablanca, - ambas do maestro Max Steiner -. Psicose se tornou um Cult Movie, esta entre os 100 maiores filmes da História Pelo American Film Institute (AFI). É entretenimento certo para os fãs do verdadeiro suspense e do bom horror.
✩✩✩✩✩
|
Marion e Sam o casal constrói planos para um futuro incerto |
|
Escondendo seu crime ao ser abordada por um guarda rodoviário |
|
Anthony Perkins é o atormentado Norman Bates |
|
Uma das mais antológicas cenas do cinema |
|
Marion Crane é brutalmente assassinada |
|
Um dos maiores serial killers do cinema: Norman Bates |
|
"Sra. Bates" |
|
Cartaz original do filme |
Olá Jefferson, seja bem vindo ao Blogs de cinema clássico. Já fiz a apresentação sua ao pessoal. Grande abraço.
ResponderExcluirValeu Carla, Abração
ResponderExcluirOlá, Jefferson,
ResponderExcluircomo faço para te seguir? Seu blog é ótimo. Adorei este texto sobre o Hitch!
Um abraço
Dani
www.telaprateada.blogspot.com
É o filme de Hitch do qual menos gosto, Clayton... Culpa do Perkins...
ResponderExcluirO Falcão Maltês
Jefferson parabéns pelo blog e obrigado por seguir os meus. Com certeza seu blog é uma boa referência para quem está estudando História do Cinema e quer saber mais sobre os clássicos.
ResponderExcluirOi Jefferson, post indicado nos links da semana do Blogs de Cinema Classico. Grande abraço
ResponderExcluirGalera Muito Obrigado ai Pelos Comentários, a minha alegria é saber que ao postar algo,pessoas de bom gosto como vcs e que tem otimos blogs vem ler,sinceros agradecimentos, abração a todos.
ResponderExcluirConsegui, Jefferson. Já estou te seguindo!
ResponderExcluirFiquei muito feliz em encontrar o Tela Prateada linkado aqui. Seus textos são muito bons. Continue assim!
Jefferson!
ResponderExcluirAchei seu blog através do Grupo de Blogs de Cinema Clássico e decidi dar uma olhada. Antes de mais nada, parabéns pelo conteúdo do blog e por citar este excelente filme, que é um verdadeiro clássico. Estou seguindo.
Sucesso!
Valeu Rubi, Obrigado Por Seguir, acabei de visitar seu Blog e Tbm o estou seguindo... é mto bom,completo,a estética dele é invejável. Parabens, Visite sempre aki ok, abração
ResponderExcluirJefferson, nova passadinha por aqui. Tô com um novo QUIZ. Participe.
ResponderExcluirO Falcão Maltês
olá tudo bom Jefferson?
ResponderExcluiradorei seu blog cara...
muito 10 mesmo a maneira em que vc expressa suas opiniões sobre seus filmes.
não sou muito de assistir filmes antigos não, mais os poucos que ja assisti eu gostei muito.
Psicose msm eu ja assisti e adorei o suspense do diretor nesse filme, e me tornei um grande fã de Alfred hitchcock's
Parabéns pelo Blog!!!
grande abraço!