domingo, 23 de dezembro de 2012

"Viva Zapata!" (1952)

(Viva Zapata!) De: Elia Kazan, Com: Marlon Brando, Jean Peters, Anthony Quinn, Joseph Wiseman, Arnold Moss, Alan Reed, Margo, Harold Gordon, Lou Gilbert, Mildred Dunnock, Fay Roope, EUA - P&B - Drama - Fox - 1952. 

Emiliano Zapata Salazar nasceu no dia 8 de agosto de 1879 no pequeno vilarejo de San Miguel de Anenecuilco, atual cidade de Ayala no estado mexicano de Morelos. Filho de pequenos camponeses, Zapata teve uma infância difícil e assim como tantas outras crianças, cresceu assistindo as injustiças e o sofrimento de seu povo que vivia sobre a pesada ditadura do então presidente Porfírio Diaz (1830-1915). Quando adulto, Zapata tornou-se um grande defensor de sua gente, envolvendo-se em diversas lutas contra as atrocidades do porfirismo e em favor dos direitos dos camponeses e indígenas que tinham suas terras constantemente usurpadas por ricos fazendeiros. Dessa forma, a fama do militante e herói Zapata não demorou a chegar aos ouvidos do político, latifundiário e fundador do Partido Nacional Antirreeleicionista Francisco Madero (1873-1913), capitalista liberal foragido nos Estados Unidos que tinha por objetivo derrubar Diaz do poder que durava quase trinta e cinco anos. Juntos, Madero, Zapata e o chefe de guarnição Pancho Villa (1879-1923) conseguem destituir o ditador e iniciar em 20 de novembro de 1910 a revolução mexicana, conflito esse considerado o mais importante acontecimento político e social da história contemporânea do México. 

Emiliano Zapata se apresenta ao presidente

E é exatamente esse importante acontecimento da história mexicana que o premiado diretor Elia Kazan utiliza como pano de fundo na audaciosa cinebiografia do caudilho do sul; Viva Zapata! Com o ótimo roteiro (indicado ao Oscar) assinado pelo renomado autor John Steinbeck (1902-1968), que escreveu de maneira fidedigna os últimos dez anos da vida do revolucionário mexicano, Kazan, que no inicio de 1952 ainda curtia o enorme sucesso de Uma Rua Chamada Pecado (1951) levou as telas um filme eletrizante, fantástico e comovente. Com a produção de Darryl F. Zanuck e com as magistrais interpretações de Marlon Brando e Anthony Quinn, Viva Zapata apesar de abordar a vida de um herói estrangeiro alcançou significativo sucesso junto ao público estadunidense. Todavia o mesmo não ocorreu no país do homenageado, já que parte da população, principalmente os fiéis Zapatistas, se negavam aceitar o lendário caudilho interpretado por um “gringo yankee”. Tal fato semelhantemente aconteceu na Argentina 44 anos mais tarde quando a popstar Madonna, com total desprezo dos argentinos, interpretou Eva Perón no filme Evita de Alan Parker. 

Zapata; líder dos camponeses ...

Repleto de ação e com aparência de faroeste, a trama de Viva Zapata se inicia quando Emiliano Zapata (Brando), acompanhado de outros camponeses, viaja até a capital mexicana para reivindicar do presidente Porfírio Diaz (Roope) os direitos sob suas terras. No entanto, diante da passividade do presidente, Zapata, cansado de falácias, ao lado do irmão Eufemio (Quinn) e do companheiro Pablo (Gilbert) decide se armar e fazer justiça com as próprias mãos, dando inicio assim, ao que se tornaria mais tarde a revolução mexicana ao lado dos políticos liberais Francisco Madero (Gordon) e Pancho Villa (Reed). O filme, que traz ainda um pouco da vida íntima de Zapata e seu relacionamento com Josefa Espejo (Peters), possui a excelente trilha sonora que, assim como em Uma Rua Chamada Pecado (1951), ficou a cargo do exímio Alex North, responsável por realizar anos mais tarde as clássicas trilhas de Spartacus (1960) e 2001, Uma Odisséia no Espaço (1968). Anthony Quinn como Eufemio Zapata levou o único Oscar do filme, o de melhor ator coadjuvante, tal prêmio foi mais que merecido, pois sua excelente interpretação em diversos momentos chega a ofuscar a de Marlon Brando, que apesar de ter sido muito bem caracterizado, às vezes não convence como mestiço. Em suma, tanto para os estudiosos de história, quanto para os amantes do cinema, Viva Zapata é mais um dos tantos exemplos de que hoje, não se fazem mais filmes como antigamente. 

✩✩✩✩

 De condenado, fora da lei...
à General
Zapata com seus aliados Eufemio, Pablo e Madero
Emiliano e Josefa, amor conturbado
Marlon Brando e Jean Peters em foto publicitária
Brando como Emiliano Zapata
O Vencedor do Oscar, Anthony Quinn
O Verdadeiro Caudilho do Sul, Emiliano Zapata
Cartaz original do filme

15 comentários :

  1. Grande Jefferson,
    não é o meu predileto do Brando sob direção de Kazan que simplesmente fizeram um dos melhores filmes do mundo: "Um Bonde Chamado Desejo" e depois conseguiram mais status com o excelente Sindicato de Ladrões.

    Viva Zapata! é apenas um ótimo exercício para Brando que pode mostrar sua versatilidade.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. De fato Brando não convence como mestiço (o que aquele bigode?), assim como outros atores que interpretaram índios e mestiços sob uma grossa camada de maquiagem. Mas a parceria Brando e Kazan foi maior que esse pequeno detalhe de caracterização.
    Abraços e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que até hoje não vi esse, amigo? Preciso corrigir a falha. Kazan + Brando é sinônimo de grande cinema.

    Um feliz Natal e 2013 cheio de realizações, Jefferson. Que Deus abençoe vc e sua família!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ola Jeff,sabes na época que vi,eu gostei.O texto que escrevestes está muito bom e pelas fotos colocadas,na hora,quase todas as cenas do filme saltaram da minha memória.Querido amigo,tenhas um Natal muito Feliz e felicidades e alegrias para o Novo Ano.Beijus.SU

    ResponderExcluir
  5. Aee vi seu comentario num blog de templates, se vc kizer ajuda pra criar ou instalar um template nesse blog aqui eu posso te ajudar... me add no msn rzo1993@hotmail.com
    estou sempre online a partir das 20:00 H

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita curiosidade de assisti-lo, pois tenho um enorme respeito pela trajetória do Zapata, que até hoje inspira manifestações populares no México, vide frequentes manifestações do EZLN.

    Sem contar que é uma obra do Elia Kazan, que apesar de polêmico, ainda é um dos melhores diretores de todos os tempos.

    Tenho curiosidade de ver também pelas atuações do Brando e do Anthony Quinn.

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/12/007-cassino-royale-quantum-of-solace.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jefferson - A dúvida é a seguinte: Viva Zapata! É ou não um faroeste? Você sutilmente diz que o filme de Kazan tem jeito de Faroeste. Muitos autores classificam Zapata como faroeste. Eu creio que é um erro, ainda que México e Estados Unidos se assemelhavam muito nas regiões fronteiriças. E a Jean Peters que se recusava a sorrir... Bonita ela. Grande abraço do Darci Fonseca.

    ResponderExcluir
  8. Ouço muito falar desse filme, Jefferson, vou procurar assisti-lo. Feliz 2013 pra você :)

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Um clássico muito comentado que eu ainda preciso ver. Um feliz ano novo, amigo.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de conhecido, nunca vi o filme, até já vi anunciar no TCM, mas não assisti. O lindo do Marlon Brando tá diferente, não sei se é o bigode, tá bem "latinamente" caracterizado. Acho q a curiosidade pra ver nunca foi aguçada por se tratar justamente do tema.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Jefferson. Esse,ainda, não vi irmão. Meu irmão estava falando dele pra mim nesta semana. E quero aproveitar, aqui, e desejar um bom fim e inicio de ano pra vc e para os seus. Longa vida ao cinema antido. Um abraço...

    ResponderExcluir
  12. Oi! Tô passando pra desejar um feliz 2013!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  13. Jefferson;

    O que mais me intriga é a vida de Porfirio Diaz, um fiel e severo defensor dos ideais de Benito Juarez, e que mais tarde torna-se quem se tornou, um tirano no comando do seu país.

    Quem assistir ao filme JUAREZ, de 1939, e dirigido por Dieterle, verá a fidelidade deste seguidor ferrenho do presidente deposto, Benito Juarez, sua luta ao seu lado para, no futuro, tornar-se o oposto de quem o colocou na linha de frente da politica do México.

    Viva Zapata é simplesmente uma fita com ares de simplicidade, feito com modéstia, mas um filme com grande conteudo e densidade dramática.

    Bem arregimentado no seu roteiro, onde a mão de Steinbeck o aponta também como grande roteirista além de magnifico escritor, Viva Zapata tem a boa interpretação de Brando como o guerrilheiro mexicano e um elenco de apoio que fornece enorme suporte à qualidade do resultado final do trabalho de Kazan.

    Mas, na verdade, quem estoura na fita é Quinn. Quem, aliás, deveria encarnar o personagem de Zapata, já que o Mexico é sua origem, tem fisionomia e comportamentos da terra e sabia interpretar qual fosse o papel que lhe dessem.

    Porém, o Brando não se sai mal de um todo. Até creio esta ter sido uma de suas melhores interpretações.
    Mas, quem trabalha ao lado de Quinn, e ainda mais quando ele tem um papel forte como o de irmão do personagem principal, tem que fazer muito mais que o Brando fez para não ficar na sombra do trabalho deste magnifico ator, como de fato aconteceu.

    Em uma abrangencia geral, Viva Zapata é uma fita que permanece viva, atual e que ainda dá muito prazer em rever.
    Um grande trabalho do formidável Kazan, que tinha o hábito de presentear os amantes do cinema com filmes magnificos, assim como louvo toda a equipe de apoio, estendendo-se aos atores.

    Parabenizo o blog pela lembraça de por em evidencia mais este grande filme.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado a todos pelos comentários. Vocês sem dúvidas colaboram muito com o Blog através de vossas opiniões.

    Jurandir, tenho prazer em ler seus comentários que sempre somam aos posts.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  15. Jefferson!
    Me desculpe pela demora. Ando numa correria! E quero que saiba que eu acompanho seu blog frequentemente, mas às vezes não tenho tempo pra comentar como deveria. Hoje, especialmente, consegui esse tempo. Por isso, vamos ao filme. Você jé deve ter reparado que eu sou ligada ao cinema europeu, e isso, infelizmente, faz com que eu deixe passar relíquias como essa. Confesso que não sou fanática pelo Marlon Brando, mas depois de A Condessa de Hong Kong, me encantei. Viva Zapata já estava na minha lista há tempos, mas agora, depois de ler sua excelente resenha, certamente ficará entre os primeiros filmes da minha lista.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...