domingo, 26 de agosto de 2012

"O Retrato de Dorian Gray" (1945)

(The Picture of Dorian Gray) De: Albert Lewin, Com: Hurd Hatfield, George Sanders, Angela Lansbury, Donna Reed, Lowell Gilmore, Peter Lawford, EUA – Suspense – P&B – MGM – 1945.

Baseado na obra homônima de Oscar Wilde, o filme O Retrato de Dorian Gray chegou às telas quarenta e cinco anos após a morte de seu polêmico criador. O romance, que foi publicado na Inglaterra pela primeira vez em abril de 1891, além de ter sido mal recebido naquela sociedade Vitoriana, sofreu ainda, graças a seu conteúdo hedonista e homoerótico, diversas criticas negativas. Com o passar dos anos o livro foi tornando-se símbolo da juventude intelectual decadente da época e hoje é um dos maiores clássicos da literatura britânica de todos os tempos, imortalizado também como a obra prima do autor. Realizado com ostentação, requinte e razoável fidelidade a fonte, o filme da Metro Goldwyn Mayer convence. Foi sucesso em seu lançamento e mantém-se até a atualidade como um ótimo trailer de suspense e drama. A escolha do papel central, a principio, foi destinado ao ator Basil Rathbone, porém a Universal negou-se de emprestá-lo a MGM devido seu enorme sucesso na série Sherlock Holmes. Diante disso o estúdio das estrelas recorreu ao novato Hurd Hatfield que acabou interpretando magistralmente o “herói” de Wilde. Mais tarde Hatfield confessou não entender porque havia sido escolhido para o papel considerando-se feio e inferior ao “Adônis que se diria feito de marfim e pétalas de rosa” descrito por Wilde; O filme, assim como o livro, conta a história de Dorian Gray (Hatfield) um jovem aristocrata que vive em Londres no final do século XIX. Dono de uma beleza ímpar, Dorian aparenta ser um rapaz ingênuo e acima de qualquer suspeita. Porém, após ser retratado pelo amigo Basil Hallward (Gilmore), e conhecer os ideais hedonistas de Lorde Henry Wotton (Sanders) o inocente rapaz passa a idolatrar seu quadro de tal forma que chega a oferecer sua própria alma em troca da eterna juventude estampada pelo amigo. Tendo seu pedido aceito, Dorian se condena a eterna jovialidade enquanto seu quadro passa a envelhecer transparecendo, além dos sinais do tempo, todos seus pecados. O filme foi muito bem produzido, venceu o Oscar de melhor fotografia, possui uma trilha sonora tocante (o que inclui a performance de Lansbury com Goodbye Little Yellow Bird), ótima direção de arte, interpretações comoventes e interessantes efeitos (como as sequências do retrato, filmadas em Technicolor). Consagrado como um dos grandes filmes da MGM, O Retrato de Dorian Gray resistiu muito bem ao tempo, encontrando-se hoje entre os grandes clássicos do cinema.

✩✩✩✩


Basil recebe ajuda da pequena sobrinha Gladys para finalizar sua obra 
Dorian Gray é apresentado ao hedonista Lorde Henry Wotton
Que passa a lhe pregar seus ideais 
Dorian após aceitar as idéias de Lorde Henry passa a frequentar a noite londrina
E Em uma taberna conhece sua grande paixão
Sibyl Vane
Os apaixonados Dorian e Sibyl
A Pequena Gladys cresce e Dorian permanece o mesmo
O misterioso Dorian Gray
Hurd Hatfield "quase um astro"
George Sanders caracterizado como Lorde Henry, um coadjuvante de peso
Cartaz original do filme

18 comentários :

  1. Eu adoro esse livro e só consegui ver a adaptação cinematográfica mais recente, a de 2009, com Bem Barnes no papel de Dorian. Fiquei muito curioso para assistir essa primeiríssima versão e procurei no YouTube e achei! to assistindo agora!!

    Um abraço Jefferson e vê se aparece!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/2012/08/the-walking-dead-torn-apart-legendado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gabriel,como vc achou a primeira versão ?
      procurei no you tube e não achei cara !!!!
      obrigado antecipadamente

      Excluir
    2. Achei a versão de 1945 legendada:
      http://filmesonlinetocadoscinefilosvideos.blogspot.com.br/2013/07/o-retrato-de-dorian-gray-1945-direcao.html

      Excluir
    3. obrigadooooooooooooo estava doido pra ver e tnha visto a de 2009, obrigado gabriel, vc é mesmo um anjo a começar pelo nome! hehe

      Excluir
  2. Não conhecia essa adaptação, que me deixou curioso. Adoro a Donna Reed. O George Sanders na foto está bem parecido com o Vincent Price. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ler o livro antes de ver o filme, mas acho que desta vez vou inverter a ordem... Donna Reed, George Sanders, Angela Lansbury e Peter Lawford são sem dúvida grandes atores. Fiquei curiosa para ver a sequência em Technicolor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pô, Jefferson, pior que eu nem consegui ver o filme pois no youtube só tem em espanhol e a legenda é tradução do google, aí já viu né? além disso eu quero ver com o audio original. Tentei baixar mas não consegui tb :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jefferson. O Retrato de Dorian Gray acredite, ainda não vi. E, também, não li. Estes dias fui ao Sebo e comprei as Crônicas de Nárnia e na prateleira vi as obras completas de Oscar Wildes. Escritor polêmico e muito corajoso, Oscar é um íncone até hoje. Sei que, agora, preciso conhecer mais um pouco dele e de sua obra, também. Valeu a dica, irmão. Fica na paz...

      Excluir
  5. Olá, Jefferson - Curioso o Hurd Hatfield se achar 'feio' e a primeira escolha para Dorian Gray ser Basil Rathbone. Com George Sanders no elenco não sobra pra ninguém... Um abraço - Darci

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente acho que esse filme não consegue fazer jus a nada do que é apresentado no livro. No máximo, como obra independente, sem correlação com uma obra primeira, é funcional, mas como adaptação é bem aquém do esperado. Transformaram uma ideologia em algo totalmente vazio. Não congiso gostar desse filme. Apesar de o achar melhor conduzido do que a versão de 2009, eu prefiro esta, já que ela traz melhor o caráter hedonista do personagem. Entendo, claro, que as épocas de lançamento são fatores que se devem considerar para analisar o filme, mas, mesmo assim, penso que havia formas de apresentar um conteúdo mais interessante na década de 1940.

    Gostei bastante do seu texto, achei-o muito bem articulado.

    ResponderExcluir
  7. Este clássico eu ainda não conferi e também não vi este versão recente que teve críticas ruins.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Ola querido Jeff,não assisti ainda nenhuma versão deste filme,mas pela resenha que fizestes e pelos atores do passado,deve ser no mínimo muito interessante.Tampouco conhecia a canção "Good bye little yellow bird" que é interpretada por Angêla L.Vou pesquisar e se conseguir encontrar a partitura,meu marido poderá então fazer o arranjo da musica para eu poder cantar para vocês.[Meu marido é pianista e arranjador de todas as canções interpretadas no blog.}Ele tem também um blog,ainda que meio parado,que é:BOBNOG.BLOGSPOT.COM.Quando tiveres tempo da uma olhadinha tá?.......Meu grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá, parceiro, depois de umas pequenas férias, O FALCÃO MALTÊS está de volta, disposto a continuar celebrando sua paixão pelo cinema clássico.
    O RETRATO... é um filme belíssimo.

    Cumprimentos cinéfilos!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  10. Me lembro de ter assistido recentemente, uma versão mais atual dessa obra, e confesso que gostei bastante. Por esta ser uma versão mais antiga, e com elenco grandioso já me interessou bastante. E essas imagens que você selecionou ficaram ótimas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, muito obrigado pelos comentários,
    Quem não assistiu procure assistir, O RETRATO DE DORIAN GRAY é um ótimo filme, volto a dizer. Sua versão original esta a venda na 2001 videoteca, submarino, saraiva, cultura etc...vale muito a pena adquiri-lo....

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Li o livro quando tinha 16 anos e ainda não consegui assistir ao filme, pois na TV paga passam o filme ao meio-dia e no you tube, só dois minutos. Gostaria de saber como assistir online, pois não consegui baixar.

    Gilda.

    ResponderExcluir
  13. Gilda,

    Também sou uma negação em encontrar e baixar filmes na net.
    Se você gosta tanto de Dorian Gray lhe sugiro que compre o mesmo original, em algumas lojas como a 2001 video e as livrarias Cultura e Curitiba você o encontra. Os preços são bons e com certeza tê-lo guardado é um privilégio!
    Grande abraço e obrigado por participar com seu comentário!

    ResponderExcluir
  14. Amo todos os filmes do lindo excelente ator "Tyrone Power♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...