sábado, 5 de outubro de 2013

"Aconteceu Naquela Noite" (1934)

(It Happened One Night) De: Frank Capra, Com Clark Gable, Claudette Colbert, Walter Connolly, Rascoe Karns, Ward Bond, Jameson Thomas, EUA – Comédia Romântica – P&B – Columbia – 1934. 

Em toda a história do cinema, desde seus primórdios, os principais ingredientes responsáveis pelo sucesso de uma produção sempre foram; um bom roteiro, um bom diretor e um bom elenco. Além disso, outro fator que muito contribui com o êxito d´um filme são as parcerias, realizadas tanto entre a equipe técnica quanto entre os interpretes principais. Poderíamos citar como talvez as mais notórias parcerias do cinema, os trabalhos realizados entre; Alfred Hitchcock e Bernard Herrmann, John Ford e John Wayne, Judy Garland e Mickey Rooney, Errol Flynn e Olivia de Havilland, Dean Martin e Jerry Lewis, Steven Spielberg e John Williams e centenas de outros nomes que nos levaria a realizar um post especial sobre eles. Como esse, pelo menos no momento, não é nosso intuito, destacamos exclusivamente, entre essas parcerias de sucesso, o legado de obras primas deixadas pelo diretor Frank Capra (1897-1991) e pelo roteirista Robert Riskin (1897-1955). As primeiras produções realizadas pela dupla ocorreram no inicio da década de 30, mais especificamente em 1931 com o romance A Mulher Miraculosa e a comédia Loura e Sedutora, estreladas respectivamente por Barbara Stanwyck (1907-1990) e Jean Harlow (1911-1937). Nos anos seguintes, Loucura Americana (1932) e Dama Por Um Dia (1933) consolidaram a parceria que durou exatamente vinte anos e mais de dez filmes, entre eles os clássicos Órfãos da Tempestade (1951), Adorável Vagabundo (1941), Do Mundo Nada se Leva (1938), Horizonte Perdido (1937), O Galante Mr. Deeds (1936) e Aconteceu Naquela Noite (1934). 

Ellie Andrews e Peter Warne se esbarram no ônibus

Baseado no romance “Bus Night”, escrito em 1933 pelo jornalista Samuel Hopkins Adams (1871-1958), o filme Aconteceu Naquela Noite pode-se dizer é a maior comédia romântica de todos os tempos. Precursora das comédias Screwball, ou seja, comédias típicas dos anos que sucederam o período da grande depressão americana e que são caracterizadas pelo domínio do personagem feminino sobre o masculino, ritmo acelerado e situações burlescas, o filme de Frank Capra vem, ao longo dos anos, servindo de inspiração para diversos outros sucessos do gênero. Com uma trama bastante singela e repleta de situações corriqueiras, Aconteceu Naquela Noite é o típico, e cada vez mais escasso, tipo de filme que agrada todos os públicos, até mesmo aqueles que não estão habituados a assistirem filmes antigos. Em diversos momentos, ao longo da película, é impossível acreditar que tal produção data exatos oitenta anos. O excelente e ágil roteiro, somado a eximia direção de Capra e as irrepreensíveis interpretações de Gable e Colbert comprovam de fato porque o clássico da Columbia Pictures entrou para a história do cinema como o primeiro filme a receber da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, os cinco principais Oscar; melhor filme, diretor, roteiro, atriz e ator.  Tal feita, desde então, só se repetiu em 1975 com o drama Um Estranho no Ninho, e em 1990 com o suspense O Silencio dos Inocentes. 


Warne,  Ellie e um cochilo inesperado

Ellie Andrews (Colbert) é uma mimada socialite que foge dos cuidados do pai em Miami, para se casar contra a vontade desse em Nova York. Durante a fuga, em uma estação rodoviária, Ellie ocasionalmente toma o mesmo ônibus que o jornalista recém-demitido Peter Warne (Gable), que se torna seu companheiro de assento. A principio, a relação entre os dois é ríspida, uma vez que Warne insiste em provocar a beldade atrapalhada. No entanto, após descobrir através de um anuncio no jornal que Ellie esta sendo procurada pelo pai, Warne dotado de segundas intenções auxilia a moça em toda sua viagem no intuito de escrever uma matéria sobre ela e assim recuperar seu emprego. As peripécias que sucedem durante a viagem não poderiam ser mais hilárias. A antológica cena em que Warne ensina Ellie a pedir carona, além de engraçada é sem dúvidas um dos momentos mais célebres do cinema. Apesar de ser o bisavô de diversas comédias românticas, Aconteceu Naquela Noite nunca foi superado, seu brilho, mesmo tendo passado oitenta anos de seu lançamento, continua exatamente o mesmo, assim como todas as demais obras primas já realizadas.

✩✩✩✩✩


Ellie e sua frustrada tentativa de se mudar de assento 
Durante uma parada, Ellie tem sua bagagem roubada
Porém é auxiliada por Warne que lhe paga uma pernoite
Warne quebrando os paradigmas da mimada Ellie
As Muralhas de Jericó
Depois do ônibus quebrar Warne e Ellie recorrem as caronas
A aproximação de Ellie e Warne se torna cada vez maior
Até o momento que assumem seus verdadeiros sentimentos 
O Vencedor do Oscar Clark Gable
A Vencedora do Oscar Claudette Colbert
Cartaz original do filme

14 comentários :

  1. Realmente, é difícil acreditar que este filme seja de 1934, de tão bem que envelheceu. Continua divertido e charmoso. O carisma de seus protagonistas ajuda muito, mas sem dúvida foi o toque de Midas de Frank Capra que nos deu essa grande obra.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Esse filme é ótimo e sua colocação foi mais que apropriada, foi genial.
      Clark Gable é maravilhoso.

      Excluir
  2. Ainda preciso ver vários filmes de Capra, mas dos que assisti, coloco "A Felicidade Não se Compra" entre os dez mais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ola Jeff,grande elenco,,grande diretor,ótima historia,resultou nesta tua excelente postagem.Beijo.SU

    ResponderExcluir
  4. Com certeza mereceu os 5 principais Oscars que recebeu. Assisti há pouco tempo e gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Grande Comédia Jefferson! Também com um artesão como Frank Capra, um cineasta a frente de seu próprio tempo, não é de se admirar que tenha perpetuado tão bem. Ótima matéria, meu amigo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Um dos melhores filmes de Capra, acho que só perde para "A Felicidade Não se Compra". Gable está em um dos seus melhores momentos e trama se tornou uma das mais copiadas da cultura pop, embora também seja influenciada por "A Megera Domada", de Shakespeare. Mereceu os 5 prêmios da Academia. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela poesia.
    Gostaria de convidar você para conhecer as minhas.

    ResponderExcluir
  8. É meu filme dileto. E se já o vi dezenas de vezes, tende a se tornar real também rever teu escrito várias vezes. Gosto do carinho com que molda teus textos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Pra mim é a melhor comédia romântica da história!
    Um brinde ao mestre Capra, outro dos grandes maiores cineastas. Se bobear, é o meu filme predileto com o Rei Gable (apesar de amar E O Vento Levou...).

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Foi uma grande surpresa conhecer esse site e fico feliz em saber que está escrevendo sinopses e resenhas tão detalhadas e ainda incentivando a compra de DVDs Originais, pois é grande a lista de sites que vendem cópias ilegais.
    A única exceção que abro são para os filmes de domínio público (com mais de 70 anos) é o caso do filme "seu único pecado" de Akim Tamiroff que nunca sai em DVD
    Parabéns e Sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Tô passando pra desejar um feliz 2014!
    Até!

    ResponderExcluir
  12. É muito interessante perceber que muita gente iria gostar do filme mas sem ver nada demais. Temos centenas de comédias românticas como essa em nossos dias (embora com qualidade muito inferior).
    Deve ser legal ver alguém ver o filme é depois descobrir que ele foi o precursor de tanta coisa que para nós já virou cliché. ☺
    Para mim, Aconteceu naquela noite é uma prova da qualidade e fã inovação que o cinema vem perdendo nos dias de hoje.
    Ótimo filme! Comparado aos atuais vencedores do Óscar, deixa muita coisa moderninha no chinelo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...