terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Há 80 Anos Nascia James Dean"

James Byron Dean nascera no dia 08 de fevereiro de 1931 em Marion - Indiana/USA. Filho de Mildred Marie (1910-1940) e Winton Dean (1907-1995), a família Dean vivia uma boa situação, apesar da depressão que assolava os Estados Unidos no inicio dos anos 30. Mildred Dean, que era fã do poeta britânico Lorde Byron (1788-1824), homenageou o autor no segundo nome de seu filho: James Byron Dean. Além dessa homenagem, Mildred aproximou ainda mais o filho das artes quando o colocara nas aulas de dança, sapateado, musica e teatro. A infância do pequeno Jimmy era perfeita, até que o destino, rude e cruel, lhe separa definitivamente de sua mãe, que falece de câncer em 1940 pouco antes de completar trinta anos de idade. Jimmy, com então 9 anos, é levado pelo pai à Fairmount, onde passa a viver na fazenda dos tios Marcos Winslow (1900-1976) e Ortense Winslow (1901-1991). Apesar do sofrimento causado pela ausência da mãe, na fazenda dos tios o pequeno Jimmy pode desfrutar de uma ótima infância/adolescência, participando de jogos de basquete, aulas de teatro e diversas peças no colégio, vencendo inclusive alguns prêmios por suas performances. Após completar 18 anos, Jimmy abandona a fazenda dos tios e segue rumo ao seu destino. Depois de passar pela UCLA ele trabalharia como garçom, porteiro em estacionamentos e emissoras de televisão, onde mais tarde obtêm uma vaga de auxiliar de palco em programas de auditório e até mesmo pequenas pontas em alguns seriados. 


O bebe Dean antes do primeiro ano de idade

Em Nova York, o jovem James Dean conseguira um importante papel na esquecível peça See The Jaguar, mais tarde, também na Broadway, o ator teve a chance de se recuperar, recebendo ótimas criticas e uma receptiva aceitação do público como um árabe homossexual em O Imoralista.  Esse era o inicio da carreira daquele que assim como um cometa, apareceu, brilhou e desapareceu; rápido demais! James Dean se tornou o maior ídolo jovem do pós guerra. Antes dele, somente Rodolfo Valentino (1895-1926) nos anos 20, causara tanta euforia. Dean era a identificação do jovem rebelde sem causa, melancólico e deprimido da conservadora sociedade dos anos 50. O que ninguém imaginava é que sua influência pudesse perdurar por tantos anos. Mais de cinquenta anos após sua morte, James Dean continua vivo na historia do cinema, único, autêntico, completamente original. James Dean foi aquele que expressou o que os jovens de sua época sentiam e não conseguiam expressar. James Dean inspirou e continua a inspirar jovens em todo mundo. Seu Brilho, sem chance alguma de se apagar, continua a reluzir mesmo passado oitenta anos de seu nascimento.


Mildred, Winton e Jimmy
Jimmy pouco antes de perder sua mãe
Winton Dean com o filho James Dean




2 comentários :

  1. De acordo com a Wikipédia, o nome do pai do James era "Wilton" e Não "Winton"! Qual é o nome correto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pai de James Dean, de acordo com as biografias e documentários sobre o ator, se chamava WINTON DEAN. Na própria Wikipédia americana você pode confirmar isso. Quanto a Wikipedia nacional, corra dela, pois esse erro não é o único existente registrado por lá.

      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...