quarta-feira, 2 de março de 2011

"Um Lugar ao Sol" (1951)

(A Place In The Sun) De George Stevens, Com Montgomery Clift, Elizabeth Taylor, Shelley Winters, Raymond Burr, Anne Revere. EUA - Drama - P&B - Paramount - 1951.

George Stevens (1904-1975) já era um renomado diretor no final dos anos 40 quando se interessou pela obra de Theodore Dreiser (1871-1945) Uma Tragédia Americana, livro que aborda um triângulo amoroso baseado em caso real ocorrido nos anos 20. Todavia, a Paramount pictures já havia filmado a história em 1931 sob a direção de Josef Von Sternberg (1894-1969) e um remake estava fora de cogitação. No entanto, disposto a filmar novamente a trama de Dreiser, Stevens processou o estúdio alegando que não tinha liberdade para realizar seus projetos. Diante da vitória, o diretor recebeu sinal verde para iniciar aquele que sem dúvidas se tornou seu mais brilhante e inesquecível filme; Um Lugar ao Sol (1951). Montgomery Clift é George Eastman, rapaz pobre e ambicioso que recebe do tio milionário Charles Eastman uma oportunidade para trabalhar em sua empresa de trajes de banho. Ali, George se envolve com a operária Alice Tripp (Winters) e o caso de amor entre os dois floresce as escondidas, uma vez que o relacionamento entre funcionários era proibido. O destino de George muda completamente quando o velho Eastman ao visitar a fábrica o encontra entre os operários; Imediatamente George recebe uma promoção e o convite para um coquetel na residência dos Eastman. Lá ele tem a oportunidade de conhecer, pessoalmente, aquela que até então ele conhecia somente pelas páginas das colunas sociais; Ângela Vickers (Taylor).


George Stevens assiste o ensaio de Clift e Taylor

O Amor e a atração entre os dois é inevitável e dentro de poucos dias ambos se vêem completamente envolvidos. Assim, George passa a fazer parte da tão sonhada alta sociedade, seus dias nunca haviam sido tão felizes como eram ao lado de sua grande paixão; Ele havia vencido, havia conquistado finalmente seu lugar ao sol; Tudo estaria perfeito se não fosse um único e grave problema; Alice, grávida, ameaçava entregar seu segredo a todos caso George não se casasse com ela. O Filme levou seis prêmios da academia; melhor diretor, melhor fotografia, melhor figurino, melhor montagem, melhor roteiro e melhor trilha sonora. George Stevens Jr contou recentemente em um documentário, que após a cerimônia da entrega do Oscar em 1952 seu pai comentara dentro do carro, voltando para casa, que não entendia como o filme havia levado tantos prêmios e que talvez só fosse entender 25 anos mais tarde. Pois bem; passou-se 60 anos desde seu lançamento e Um Lugar Ao Sol continua intacto, nenhum pouco envelhecido e com legiões de fãs por todo o mundo. A maior lenda do cinema, Charlie Chaplin (1889-1977), mais tarde assumira que o filme de George Stevens era seu filme preferido e segundo ele, o mais bem produzido de Hollywood. Infelizmente os membros da academia não tinham a mesma opinião, uma vez que o vencedor do Oscar de melhor filme de 1951 foi o musical de Stanley Donen  e Gene Kelly (1912-1996), Sinfonia em Paris. 

✩✩✩✩✩ 


George conhece Ângela durante um coquetel na casa dos Eastmans
George e Alice, amor estremecido

George e Alice, casamento forçado
"Eu te amo desde a primeira vez que te vi,
na verdade acho que te amo mesmo antes de te-la visto"
O close mais famoso do cinema
George não consegue esconder seu cansaço emocional
Monty Clift é George Eastman
Shelley Winters é Alice Tripp
Elizabeth Taylor é Angela Vickers

Cartaz original do filme

Um comentário :

  1. Na minha opinião Um Lugar ao Sol foi o melhor filme que eu já vi (virginia woolf é um luxo, mas quando se trata de Liz Taylor e Monty Clift...) em toda a minha vida... É mágico como você se prende na história de modo que se acha envolvido lá... O elenco é de responsa... Amo esse filme... ♥♡♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...