sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Ben-Hur" (1925)

(Ben-Hur - A Tale Of Christ ) De Fred Niblo, Com Ramon Novarro, Francis X. Buschaman, May McAvoy. EUA – Épico Religioso - P&B - MGM - Mudo -1925.

O aclamado romance Ben-Hur - A Tale Of Christ, que foi escrito durante a guerra da secessão americana pelo general Lew Wallace (1827-1905), ganha uma segunda, e bem sucedida, versão para o cinema (a primeira havia sido em 1907) através de uma superprodução considerada por muito tempo como uma das mais caras já produzidas por Hollywood. A história de Ben-Hur se passa em Roma no inicio da era cristã e mostra a trajetória do rico hebreu Judah Ben Hur a partir do desentendimento com seu melhor amigo de outrora, o militar romano Messala, que lhe transforma em escravo. Ben Hur por um golpe do destino deixa de ser escravo logo após salvar a vida de Quintus Arrius, um romano influente que o adota e o leva novamente para Roma onde se torna um celebre atleta. No entanto, mesmo aclamado entre todos, Ben Hur não descansa enquanto não encontra sua mãe e irmã dadas como mortas, nessa busca tem a oportunidade de cruzar no caminho de um jovem da galiléia que dizia ser o filho de Deus; Jesus, esse que muda completamente sua vida.  Grande clássico bíblico emociona até os dias atuais, uma curiosidade, em alguns trechos a produção foi filmada em cores o que não era comum na época. Foi refilmado em 1959 e tornou-se novamente um sucesso de critica e de público e por mais de 35 anos foi o filme que mais ganhara Oscar; 11 no total. Raridade indispensável a colecionadores do bom cinema clássico.

✩✩✩✩

Messala, Ben-Hur e o desentendimento
Francis X. Buschaman é Messala
Ramon Novarro é Ben-Hur
Muita ação na antológica corrida de bigas 
Cena de Ben-Hur 
Ben-Hur, escravo nas galés 
E Herói nas arenas 
Foto das filmagens da corrida de bigas
 O Astro dos anos 20 Ramon Novarro 
Cartaz original do filme

5 comentários :

  1. Vi essa versão com um pé atrás, já que considero o épico de Wyler perfeito. Não é que fiquei maravilhado. Muito bom.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade em ver essa versão. Só de saber que a cena da corrida é tão longa quanto no filme de 1959 já penso que deve ser um excelente épico.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ambas as versões são clássicos grandiosos na excelência em suas épocas. Uma das melhores produções da Metro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, essa versão galera esta disponível em um lançamento da Warner onde vem a versão de 1959 e mais 2 discos com extras, um dos extras é essa versão, uma preciosidade e creio que custa menos que 60 reais atualmente, quem não tem, procurem adquirir,lembrando, é vendido como sendo o filme de 1959 mas com 4 discos, indispensável. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Jefferson: há quanto tempo, hein? E não é que tenho esta versão no meu box de 4 discos do Ben-Hur e nunca havia visto? Abriste-me os olhos, obrigado! Ah, e por acaso também estou falando de refilmagens nos Morcegos... Abração!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...