quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"O Fantasma Apaixonado" (1947)

(The Ghost e Mrs. Muir) De Joseph L. Mankiewicz, Com Gene Tierney, Rex Harrison, George Sanders, Natalie Wood, EUA – Romance - P&B – Fox – 1947.

Joseph L. Mankiewicz em 1947 embora já estivesse trabalhando em Hollywood desde o final dos anos 20, ainda não era um conceituado diretor. Iniciou sua carreira como roteirista, foi produtor, e em 1946 dirigiu seu primeiro filme “Backfire”. Três anos depois, tem seu trabalho reconhecido ao vencer em dose dupla o Oscar de 1949 com seu roteiro e direção por “Quem é o Infiel?”. Mankiewicz consolidou-se em Hollywood desde então tornando-se um dos maiores e mais importantes diretores de todos os tempos. Foi ele o responsável por grandes obras primas como “A Malvada” (1950), ”Julio César” (1953), ”De Repente No Último Verão” (1959) e “Cleópatra” (1963). O Fantasma Apaixonado, apesar de ser um um romance incrível, infelizmente não obteve ao longo dos anos seu devido reconhecimento. Na trama, Gene Tierney é Lucy Muir, uma jovem inglesa que, durante o século XIX, após se tornar viúva  muda-se juntamente com sua pequena filha Ann (Wood) para uma antiga casa a beira mar. Depois de instalada, Lucy percebe que sua nova residência é então assombrada pelo fantasma de seu antigo dono, o capitão da marinha Daniel Gregg (Harisson). Esse, após desistir de assustar a nova moradora, acaba se apaixonando por ela e a ajudando nos momentos de precisão. O filme, que tem uma brilhante fotografia e uma tocante trilha sonora (assinada pelo mestre Bernard Herrmann), é encantador. Possui na dosagem certa tanto cenas cômicas quanto dramáticas e em nenhum momento é clichê. Tierney está perfeita no papel que parece ter sido criado para ela. Uma obra que como já foi dito, apesar de não ter alcançado seu verdadeiro valor, permanece como uma pequena jóia para aqueles que tiveram o privilégio de assisti-lo. Apesar da idade, o filme não envelheceu, e ainda hoje agrada o público de todas as idades, principalmente os fãs dos bons romances.

✩✩✩✩


O fantasma apaixonado Daniel Gregg
Lucy Muir observa o retrato do falecido capitão Gregg
Lucy com a filha Ann (Natalie Wood em um de seus primeiros papéis) 
Lucy Muir ouvindo vozes
Ela finalmente conhece o fantasma de sua nova casa
Os dois criam um bom relacionamento
Lucy Muir e Daniel Gregg
Foto publicitária 
O comovente final
Bastidores
Gene Tierney uma das maiores atrizes dos anos 40 
Cartaz original do filme

13 comentários :

  1. Um lindo filme, apesar de pouco comentado. A trilha sonora é perfeita. Gosto muito da maneira como o relacionamento impossível deles se desdobra e é coroado pelo final. Um filme imperdível.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Este filme é uma obra-prima. O relacionamento deles, como comentado pela Lê, é perfeito. E incrível, pois eles não se tocam em nenhum momento, mas a química dos dois é tão boa e os atores são tão bons que o relacionamento ficou ainda mais lindo. As tomadas do mar são extraordinárias, daí o Oscar merecido de melhor Fotografia. Este filme tem tudo para ser visto por geração atrás de geração. Não dá pra entender o porquê de não ter sido valorizado. Que pena.
    Parabéns pelo texto com informação sobre o diretor!
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Valeu Meninas, Concordo com as vossas opiniões, Abraços e obrigado por comentarem

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é tão belo. Foi o primeiro filme que vi com a Gene... O Rex tá incrível... e a Natalie Wood ainda menininha...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  5. Realmente Antonio, Muito Belo.Foi o segundo que vi com a Gene, o primeiro foi "O Diabo Disse Não".
    Valeu pelo comentário, como sempre, marcando sua presença,
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Valeu Carla, Mais Uma Vez, Obrigadão...

    ResponderExcluir
  7. Saudações prezado Jefferson.

    Retribuindo a visita em meu espaço, também não conhecia o seu, e admito que fiquei maravilhado com tamanha competência tanto nos artigos quando no designe. Listei seus blogs entre os meus prediletos para meus visitantes lerem e seguirem também.

    Quanto ao filme do post, é uma obra deliciosa de se assistir e ficou raro muito tempo no Brasil, principalmente nas TVS abertas, que geralmente não exibem mais clássicos antigos(exceto nos canais a pago), mas aleluia ter sido lançado em DVD pela Fox do Brasil este monumento a Sétima Arte.

    Boa semana e sucesso
    Paulo Néry
    Filmes Antigos Club
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Grande Paulo, Abração, e Valeu Por Suas Palavras, Apareça Sempre...

    Tamos Junto

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha se filme.já tinha sido totalmente esquecido por mim.Vou tentar ouvir sua trilha sonora para ver se poderei canta-la.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Quando vi este filme no seu blog não pude deixar de comentar. A história é incrível, o elenco maravilhoso e a fotografia é um ponto fortíssimo nessa obra de arte. Um filme tocante, emocionante... esse é um dos poucos que vale a pena ver e rever.

    Aliás, quero aproveitar o assunto para lhe sugerir um filme chamado Der Müde Tod, do Fritz Lang. Adoraria vê-lo em seu blog!

    ResponderExcluir
  11. Valeu Pela Dica Rubi, Vou procurar adquirir esse filme e assim que possível escrever sobre ele, abração

    ResponderExcluir
  12. Moro na grande BH, e infelizmente ainda não achei o filme original pra comprar. Pirata tô fóra. O que pouca gente sabe é que, o filme inspirou uma das melhores séries de TV "NÓS E O FANTASMA", com a simpatérrima Hope Lange e o inglês Edward Mulhare. Foi exibido na extinta TV Tupi, aqui em Minas era a TV Itacolomi. Bons tempos aqueles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, você já procurou esse filme nas lojas virtuais? Creio que você pode encontrar o mesmo em sites como dvdworld.com, livraria cultura ou saraiva e 2001video, tente localizá-lo em uma dessas pois sem dúvidas é um filme essencial em uma coleção....

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...