quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"Anjos de Cara Suja" (1938)

(Angels With Dirty Faces) De Michael Curtiz, Com James Cagney, Pat O´Brien, The Dead End Kids, Humphrey Bogart, Ann Sheridan, George Bancroft, EUA - Policial - P&B - Warner - 1938.

No inicio dos anos 30, o público via nascer em Hollywood um gênero de filmes que permaneceria em ápice até meados dos anos 50; a ação policial com temas envolvendo gangsteres. A sociedade daquela época já conhecia muito bem as histórias dos mafiosos surgidos nos anos 20 com o proibicionismo e acompanharam de perto tanto a ascensão quanto o declínio deles. A Warner Brothers foi à pioneira em lançar um filme onde o gangster era o personagem principal, inclusive, personificou alguns de seus principais astros que permaneceram por muitos anos ligados a figura de vilão, interpretando sempre os mesmos papéis, ou seja, mafiosos. Isso ocorreu com Edward G. Robinson, James Cagney, George Raft e o novato Humphrey Bogart. No início dos anos 30 a First National Picture lançava o que viria a se tornar o gênese dos filmes policiais: Alma No Lodo (1930) e Inimigo Público Número 1 (1931). Depois de diversos títulos lançados,  os estúdios estavam proibidos a partir de meados de 1934 pelo Production Code Administration (PCA) de produzir filmes onde os gangsteres eram os personagens principais. Além do PCA, já existia nessa época a Legião da Decência, órgão da igreja católica responsável por classificar os filmes lançados nos Estados Unidos e que sempre condenavam os filmes policiais com péssimas classificações. Censurados ou não, esses filmes sempre obtiveram enorme sucesso e grande bilheteria, caindo no gosto do grande público, principalmente do masculino.


Ei caras é o Rocky, Rocky Sullivan!!

Em 1938, adaptando o roteiro e algumas cenas ao código moral, a Warner Bros corria o risco, mas não desistia de levar as telas mais uma vez um novo filme de gangster completamente nos moldes dos antigos. Segundo a PCA, o gangster até poderia ser o personagem principal, no entanto, o mesmo não poderia utilizar metralhadoras, (armas que devido aos novos critérios só podiam aparecer em poder dos policiais) e sequer deveria ser personificado como herói, embora isso de fato acabou acontecendo no final da trama. Após diversos ajustes e aprovado pela censura, Anjos de Cara Suja é lançado trazendo de volta o gênero que desde 1934 estava ofuscado. A trama, conta a estória de Rocky Sullivan (Cagney), um bandido que desde a infância vive no submundo de Nova York com um único amigo, o também marginal Jerry Connolly (O´Brien). Após ser capturado pela policia, Rocky segue para um reformatório onde aprende todos os truques do mundo do crime e desde então não consegue viver um ano sequer longe das grades. Depois de adulto, e livre, Rocky volta ao bairro onde vivia e ali reencontra alguns de seus antigos conhecidos, entre eles o amigo Jerry, que passou a seguir o sacerdócio, e a bela Laury Fergunson (Sheridan). Após voltar a se envolver com mafiosos e influenciar os garotos da vizinhança (The Dead End kids), Rocky enfrenta o preconceito de Jerry, que abre uma denúncia frente à imprensa no intuito de derrubar definitivamente o império dos criminosos. O filme foi muito bem aceito, e como abordava a crítica social como tema central não teve grandes problemas junto à censura. Foi um dos maiores sucessos do estúdio naquele ano. A cena final, com a ótima atuação de Cagney e O´Brien, magistralmente dirigida por Michael Curtiz, se tornou célebre, assim como todo o filme, que sem dúvidas, é um dos maiores clássicos dentre os filmes policiais. Imperdível. 

✩✩✩✩✩

Rocky Sullivan e os "Anjos de Cara Suja"
Sullivan reencontra o antigo amigo, que agora exerce o sacerdócio 
Observando junto ao padre Connolly as atividades da paróquia
Sullivan é idolatrado pelos marginais do bairro
Exigindo sua parte dos antigos acordos
Rocky auxilia de maneira rude o padre Connolly nas atividades da igreja
O Inicio do célebre final
Sullivan decide atender o último pedido do amigo Jerry
Cagney, o maior interprete do Gângster do cinema
 Sheridan, estréia nas telas 
Cartaz original do filme

9 comentários :

  1. Indiscutivelmente, um dos melhores filmes de James Cagney, ou até poderia dizer para meu gosto particular, como o melhor. E olhe que não sou fã de Cagney, mas o filme é nota dez.

    Jefferson, listei 13 blogs sobre cinema os quais considero como os melhores sobre o tema e o seu foi merecidamente incluso. Apareça no meu espaço. Abraços e bom fim de semana.

    Paulo Néry
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oola boa tarde.. vim conheçer seu blog muito legal. mesmo conheça o meu espero que goste.. se poder assine o feed e receba atualizaçoes.. abç
    clica para entra no site e seguir

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisiti a este filme, mas está na minha lista. James Cagney é meu ator favorito e adoro as interpretações fabulosas dele. "Inimigo Público Número 1" e "Fúria Sanguinária" são, para mim, as maoires provas de seu talento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Paulo, Valeu pelo comentário, e valeu por ter me adicionado a seus preferidos, vc ja percebeu que seu blog tbm já esta entre meus preferidos né,? abração,

    Megavideos, ja estou indo a sua pagina,valeu pelo comentário,

    Le, procure ver esse filme, é muito bom, do mesmo nivel dos dois que vc citou ja ter visto de Cagney. Compre a versão lançada pela Warner, existe uma coleção, Gangsters, é perfeita,Abraços

    ResponderExcluir
  5. Um filme muito simpático, com grande atuação de Cagney.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. Jefferson!
    Me sinto extremamente lisonjeada com os seus elogios. Seu blog é um dos meus preferidos quando se trata de cinema clássico. Você cita filmes extremamente importantes, e que na maioria das vezes, são meus preferidos. Cagney dispensa comentários; que ator incrível!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Rubi, Quando vc não deixa seus registros as postagens não são as mesmas, o mesmo digo ao amigo Antonio Nahud do Falcão Maltês,
    Abraços a Todos

    ResponderExcluir
  8. Grande filme, com Cagney mostrando que nasceu para o papel de gangster e o hoje esquecido Pat O'Brien como o padre que é quase a sua consciência.

    Tem ainda Bogart como coadjuvante.

    Parabéns pelo blog, estou linkando seu endereço no meu.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Valeu Hugo, Obrigado por suas palavras, Estou visitando seu blog nesse momento, abração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...