sábado, 24 de dezembro de 2011

"A Felicidade Não Se Compra" (1946)

(It´s a Wonderful Life) De Frank Capra, Com: James Stewart, Donna Reed, Henry Travers, Thomas Mitchell, Lionel Barrymore, Gloria Grahame, Ward Bond, H.B Warner, EUA - Drama - P&B - Liberty Films - 1946.

Quando paramos para observar o cinema, desde sua criação - lá se vão mais de cento e quinze anos - é certo afirmar como essa “fábrica de sonhos” vem ao longo dos anos nos proporcionando tantos e diferentes prazeres.É incrível o poder e a facilidade que alguns filmes tem de mexer com nossos sentimentos, filmes que nos trazem alegrias, tristezas, risos e até lágrimas. Obviamente que a cada ano que passa esse número de “prazeres” vem diminuindo com a baixa qualidade das produções, entretanto voltando nosso olhar para o passado, nos deparamos com filmes tão excelentes que só podemos concluir que são como vinhos, ou seja, ficam melhores com o passar dos anos. Filmes esses que tem o poder de encantar, emocionar e apaixonar qualquer público, e em qualquer época, lugar, ou idade. O exemplo mais verdadeiro disso é a obra prima realizada pelo mestre Frank Capra em 1946 e que ocupa atualmente a 11º colocação do AFI (American Film Institute) entre os 100 melhores filmes já produzidos: “A Felicidade Não Se Compra”. É indiscutivelmente o melhor filme de Capra (levando em consideração a imensa lista de obras primas que ele possui como: Aconteceu Naquela Noite, A Mulher Faz o Homem, Do Mundo Nada se Leva, etc.)  o melhor filme com tema natalino já feito pelo cinema, e sem dúvidas é desse filme a mensagem mais otimista e positiva já levada as telas.


Clarence se apresenta a George

George Bailey (Stewart) é um homem completamente acima de qualquer suspeita, integro, honesto e que desde criança sonha em se mudar de Bedford Falls, sua pequena cidade natal. Sua dedicação a família sempre atrasou seus planos principalmente após a morte de seu pai, quando ele juntamente com seu tio Billy (Mitchell) e a esposa Mary (Reed) assumem a direção do pequeno banco de construções e créditos da família, livrando-o assim das garras de seu temido concorrente o Sr. Potter (Barrymore).O que George não imaginava é que justamente na véspera do natal seu tio Billy perderia uma grande quantidade de dinheiro levando-o a se desesperar diante da falência, escândalo e possivelmente da prisão. A terrível situação faz com que George não encontre outra saída a não ser suicidar-se. 


Comemorando a volta de Harry Bailey da guerra, 
Tio Billy perde todo o dinheiro da empresa na véspera do natal

Ouvindo as preces de todos na cidade “Deus” envia até George, Clarence, (Travers) um “Anjo de segunda classe” (ou seja, o anjo que ainda não tem asas) com a seguinte missão: fazer George desistir do suicídio. Clarence para conseguir sua feita e finalmente obter suas asas decide mostrar a George como seria o mundo caso ele não existisse, é através dessa atitude formidável que ele passa a valorizar sua existência concluindo que sua vida é extremamente essencial as pessoas que o cerca. É um enredo diferente e que chega a soar como infantil ou cômico, mas é evidente que se trata de um filme sério e completamente poderoso. Leva as lágrimas todo seu público, e o mais interessante, sem o uso de cenas melodramáticas, apenas por mostrar de forma tão pura e verdadeira a maior riqueza que possuímos que é a vida ou simplesmente o privilégio que temos de viver. Era explicitamente o filme preferido de James Stewart e de Frank Capra e sem dúvida alguma também o filme preferido de muitas pessoas. Indispensável em qualquer coleção e obrigatório para qualquer cinéfilo.


✩✩✩✩✩


Desde criança o pequeno George sonha em viajar pelo mundo
Mary e George amor a primeira vista
O inicio conturbado da relação
E sua consumação
George assume a pequena empresa  da família 
E  diante de uma crise a salva com dinheiro da própria lua de mel
As pétalas de Zuzu
Diante da trágica situação George desespera-se
Não conseguindo esconder sua aflição ele torna-se áspero com toda a família 
Perambulando pelas ruas ele tenta encontrar uma solução
Recorrendo até a seu maior inimigo e verdadeiro responsável  por sua desgraça
Num ato de desespero, George decide findar sua vida
Nesse momento lhe aparece Clarence, seu anjo da guarda
Depois de ter o privilegio de saber como seria o mundo sem sua existência,
George mesmo com problemas comemora
E retorna para os braços da família 
E ali recebe o maior presente de natal que poderia receber
Como George Bailey o mestre da moralidade James Stewart tem o melhor desempenho de sua carreira 
Cartaz original do filme


Feliz Natal a Todos os Leitores !!

4 comentários :

  1. Jefferson!
    Esse é um dos meus filmes preferidos do Frank Capra (juntamente com Aconteceu Naquela Noite). É um clássico, e mais que isso, mágico!

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Filmaço, uma aula de cinema feita com sensibilidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Saudações Jefferson.

    Sei que estou em falta contigo e com muito de nossos amigos, mas estive fora nos três últimos dias e escrevi meu último artigo no meu espaço ainda de madrugada, o que justificou eu errar o ano ao desejar feliz 2011, em vez de 2012, rsrs. Valeu pela correção, nobre.

    O Filme A FELICIDADE NÃO SE COMPRA, o que falar dele, já que tudo já foi escrito e comentado tanto por nós amantes da Sétima Arte quanto por renomados críticos de cinema, e sem contar nosso apurado senso de bom gosto?

    Este filme é não apenas um clássico como também uma relíquia sagrada, a ser assistido por toda a família. Frank Capra, que não era um cineasta excêntrico e vaidoso, amava esta sua criação e reunia sua própria família para assistir em todo natal o seu original. É uma obra prima.

    Jefferson, desejo a vc, sua família, e a seus seguidores do seu espaço um 2012 (agora acertei!, vamos pra frente!) cheio de saúde, paz, amor, e projetos realizados, e que os nossos blogs continuem a transmitir esta luz que emana em nossas mentes e corações...o amor pelo cinema.

    Forte abraço.

    Paulo Néry
    FILMES ANTIGOS CLUB ARTIGOS
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Rubi, Hugo, Paulo, Saudações a Vcs Camaradas, sempre presente..... Abração a Todos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...