sábado, 17 de dezembro de 2011

"Matar ou Morrer" (1952)

(High Noon) De Fred Zinnemann, Com Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell, Lloyd Bridges, Katy Jurado, Harry Morgan, Lee Van Cleef, Ian MacDonald, EUA - Faroeste - P&B – Republic/United Artists - 1952.

É domingo de manhã em Hadleyville, o ex-xerife Will Kane (Cooper) acaba de se casar com Amy (Kelly) e se prepara para sair em lua de mel quando chega até ele um telegrama anunciando que Frank Miller (MacDonald), um bandido que ele condenou anos atrás, esta chegando no trem do meio dia para vingar-se. Aconselhado pelos amigos a fugir da cidade, Kane resiste à ameaça e sai em busca de companhia para enfrentar o temido assassino e seus comparsas, no entanto, para sua decepção, não encontra ninguém capaz de ajudá-lo. Toda a ação do filme é em torno dessa tensão, da busca de Kane por ajuda. O relógio, que por diversas vezes nos é mostrado em close-up, trás exatamente em tempo real os minutos que antecedem a chegada do trem. Fred Zinnemann (1907-1997), que no ano seguinte venceria o Oscar de melhor diretor pelo drama A Um Passo Da Eternidade, realizou aqui um ótimo trabalho, que embora tenha alcançado enorme sucesso junto ao público e crítica, dividia opiniões. Lançado no auge da fase de “Caça as Bruxas” (período de intensa perseguição aos simpatizantes do comunismo) alguns o consideravam uma verdadeira alegoria ao macarthismo. A declaração mais evidente dessa opinião foi dada por John Wayne (1907-1979) em 1971 quando ele disse em uma entrevista à revista Playboy que o filme era “a coisa mais antiamericana que ele já tinha visto”Tendo esses ideais ou não, Matar ou Morrer imortalizou-se como grande clássico do cinema, venceu quatro Oscar, incluindo melhor ator para Gary Cooper (1901-1961), melhor montagem, melhor canção original (Do Not Forsake On My Darling, de Tex Ritter, que foi até regravada no Brasil em 1997 por Renato Russo no último cd do Legião Urbana “Uma Outra Estação) e com certeza o mais merecido: Melhor trilha sonora; É  incrível como a marcante melodia assinada pelo mestre Dimitri Tiomkim (1894-1979) dá força, poder e emoção a trama. Grace Kelly (1929-1982) estreava seu primeiro grande papel nas telas e sua interpretação assim como a de Lloyd Bridges (1913-1998) é notável. A atriz mexicana Katy Jurado (1924-2002), apesar de possuir um carregado sotaque espanhol, também se destaca e chega a vencer o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante.Obra-prima indispensável a todos os fãs do gênero e do bom cinema antigo.

✩✩✩✩✩

Kane explica a Amy o que esta prestes a ocorrer
Helen Ramirez e Harvey Pell, amigos ou inimigos de Kane?
Solitário e em vão, Kane busca ajuda
Amy por seus princípios religiosos, não aprova a atitude do esposo
Frank Miller e sua gangue procuram o xerife  
Inicia-se o duelo
E  mesmo com toda  Hadleyville  ausente
A Vitória de Kane é certa
Bridges, Jurado, Cooper e Kelly em foto publicitária
Gary Cooper, astro absoluto em Hollywood 
Kelly estréia seu primeiro grande personagem
Cartaz original do filme

12 comentários :

  1. Recentemente fiz uma lista a pedido do nosso amigo e colega DARCI FONSECA, do fascinante blog CINEWESTERNMANIA, que me pediu para elaborar uma lista com os dez melhores westerns de minha preferência, e sem dúvida incluí este grande clássico, que é uma alusão a um período tão negro na história dos Estados Unidos, a paranoia chamada “Caça às bruxas”. Para se ter uma idéia, os americanos consideram importante esta obra que uma cópia de “Matar ou Morrer” foi depositada numa capsula do tempo, para ser aberta no ano 2213.

    Valeu por mais esta, Jefferson! Abraços e uma ótima semana.

    Paulo Néry
    Filmes Antigos Club Artigos
    http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. post indicado para melhores da semana.
    http://blogsdecinemaclassico.blogspot.com/2011/12/links-da-semana-12-18-de-dezembro.html

    ResponderExcluir
  3. Valeu Pelo comentário Paulo, e essa da capsula pra mim era novidade, espero que em 2213 eles tenham aparelhos eletronicos capazes de rodar a cópia do filme... kkkkkkk abração

    ResponderExcluir
  4. Olá Jefferson!

    Muito obrigado por visitar o Clube do Filme!

    Parabéns pelo post e pelo blog (o uso das fotografias é ótimo)!

    Já estou indicando O Cinema Antigo no meu blog. Se puder indicar o Clube do Filme, ficarei agradecido.

    Grande abraço,
    Leonardo Alexander
    http://clubedofilmeleleo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Grande momento de Cooper e Zinnemann.
    Jefferson, O Falcão Maltês entra de férias amanhã. Desejo um Feliz Natal e um ano de 2012 bastante proveitoso.

    Até Janeiro!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. Gary Cooper é excelente atuando em westerns. Também gosto muito do outro papel pelo qual ganhou o Oscar, "Sargento York".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Este filme me causa arrepios cada vez que me lembro dele, o temor que o personagem de Gary Cooper sente vai se tornando quase palpável à medida que a trama avança... Ele é um dos filmes mais forte e que melhor caracterizam a época na qual foi rodado...

    Gostaria que lesse minha resenha dele: http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/06/matar-ou-morrer.html

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Antonio, Lê e J. Bruno por suas visitas. Boas Férias ao Falcão Maltês, e Bruno, acabei de ler seu texto sobre Matar ou Morrer em seu Blog.... Seu artigo é tão perfeito quanto o filme.
    Galera, agradeço a todos pelos comentários, vcs sabem que sem a opinião de vcs o Blog não teria a menor graça...

    ResponderExcluir
  9. Ah,ia me esquecendo, Leonardo....Cara seja muito bem vindo em meu Blog,é um prazer saber que me favoritou em seus links, olhe ai a sua direita que verá seu Blog já favoritado entre meus parceiros ok, Parabéns inclusive pelo ótimo conteúdo que ele traz. Abração

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jefferson!

    Sua resenha acabou de me fazer ficar com a consciência pesada de não ter comprado esse filme por 12,90 nas Americanas da cidade... Fui impedida sobretudo pela Miss Kelly, com quem não simpatizo muito, mas Fred Zinnerman é um grande diretor (que lindo é A um passo da Eternidade!).

    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  11. Daniele corra e compra,é um dos melhores Westerns já realizados, corraaaaaa

    abração

    ResponderExcluir
  12. É um ótimo western em que a história se passa praticamente no tempo real em que o personagem de Gary Cooper espera pelo confronto com os bandidos.

    Fique tranquilo, quando puder passarei por aqui para comentar, o problema é que o dia é corrido e o tempo acaba sendo curto.

    Abraço e um Feliz Natal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...