“Parece que foi ontem” digo isso, pois me lembro perfeitamente do dia. Era uma tarde qualquer de 1995 quando sem nada para fazer decidi ligar a TV. O canal era o SBT e estava no ar a sessão Cinema em Casa. Peguei o filme já pela metade e sem entender nada do que estava acontecendo, recordo que me chamou a atenção as cenas que eu estava assistindo. Eu não sabia o nome do filme e sequer dos artistas que nele estavam. Por muito tempo só me lembrava vagamente de algumas sequencias onde um jovem na companhia de uma moça perseguia outro jovem até um planetário. Foi esse o meu primeiro contato com um filme antigo. Passado algum tempo (conforme já relatado em meu primeiro post no blog) eu estava lendo uma revista de conteúdo adulto denominada Ele/Ela, a edição era antiga, do inicio da década de 80 e pertencia a uma coleção do meu irmão mais velho. Em meio às diversas mulheres nuas que estampavam as páginas daquela revista eu me deparei com uma foto do "rapaz do filme", o mesmo que perseguia o jovem em direção ao planetário no filme que até então me era desconhecido e que eu apenas tinha assistido a última parte. Finalmente eu conseguia desvendar o mistério, o nome daquele filme era Juventude Transviada e o ator, um tal de James Dean.
"O Primeiro filme antigo que vi, no cinema em casa do SBT" |
"Juventude Transviada (1955)" |
"As revistas que me transportaram para o mundo do cinema" |
A porta estava aberta, li a matéria (que por sinal era ótima) e em menos de 15 minutos descobri toda a história daquele jovem rapaz. Creio que foi nesse momento inclusive que nasceu em mim esse forte desejo pela pesquisa, essa curiosidade e amor pelo passado. Fui em busca dos filmes de Dean e como vivo em uma cidade pequena obviamente não encontrei nenhum. A partir de então eu sempre ficava antenado nas programações da TV na esperança que algum deles fosse exibido. Mesmo isso não acontecendo eu acabei gravando alguns outros que fui conhecendo através das minhas diversas leituras sobre o mundo dos filmes clássicos, pois nessa época eu já comprava assiduamente a revista SET (que por anos foi ótima mas que ao ser extinta na segunda metade da década de 2000 já não fazia falta alguma) e foi através dela que descobri um mundo novo. Em uma certa ocasião, mais precisamente em 1998, tive uma carta publicada na sessão entre leitores e me correspondia com muitas pessoas, pessoas essas que por muito tempo foram muito importantes em minha vida, aprendi muito com elas, todos cinéfilos de carteirinha, trocamos diversos materiais, revistas, livros, documentários e etc. Um dos momentos mais importante daquele ano para mim foi quando comprei um Box da Warner com os três filmes de James Dean (em VHS) e mais um documentário de brinde, aquela foi a minha maior aquisição até então e a que eu mais me orgulhava. Finalmente eu poderia assistir em suas versões originais os filmes que por mais de três anos eu desejava.
"Por muito tempo essa coleção de VHS foi minha maior aquisição" |
Já apaixonado pelo cinema clássico e possuindo muitos filmes e materiais, em 1999 ao me converter ao protestantismo (como muitos outros fazem) deixei tudo para trás para seguir fanaticamente aquela que para mim era a maneira certa de viver. Joguei muita coisa fora, filmes, livros, revistas e acreditem coisas raríssimas como edições antigas da extinta e saudosa revista “Cinelândia” e etc. De tudo que me desfiz do que mais me arrependo foram meus inúmeros amigos via correios que tanto me fizeram bem e me ensinaram sobre o mundo dos filmes antigos. Permaneci nessa condição até 2003 quando após diversos problemas pessoais resolvi me desligar daquela rígida doutrina. Não é preciso dizer que fui em busca de tudo outra vez! Muitas coisas consegui comprar novamente mas outras, nunca mais, como por exemplo, a ótima matéria que me fez conhecer James Dean. Com o avanço da popularidade dos DVDs e com os inúmeros lançamentos de filmes antigos, hoje me orgulho do que conquistei novamente, mas claro, sempre me dá um nó na garganta quando lembro-me do arquivo que desperdicei. Em 2010 após me desligar de uma empresa a qual eu prestei serviços por mais de oito anos (que era ótima por sinal mas me tomava todo o tempo do mundo), eu comecei novamente a ter tempo disponível para escrever sobre os filmes que eu assistia. Independente do filme, antigo ou novo, ao terminar de assistir eu corria e escrevia. Após diversos já escritos eu tive a brilhante idéia de iniciar um blog e sem nenhum interesse, a não ser compartilhar com pessoas que também gostam dos filmes antigos, no dia 07 de fevereiro de 2011, há exatamente um ano atrás, eu criei “O Cinema Antigo”. Optei por esse nome pois eu queria algo simples e que ao ser pesquisado fosse logo encontrado, e também por já dizer tudo em seu título afinal, se o blog tem esse nome obviamente que seu conteúdo será destinado somente as produções mais antigas (costumo considerar “antigo" os filmes realizados até 1969). Nesse um ano de existência o blog foi crescendo realmente como uma criança. Nunca tive outra página, portanto, não possuía muita experiência (e ainda não possuo), fico maravilhado quando vejo algum blog repleto de efeitos etc, entretanto, creio eu, tudo tem seu tempo. No inicio eu não tinha o costume de divulgar o blog e nem os posts, depois passei a usar como meio de divulgação o facebook, que acabou me rendendo diversas visitas.
Casablanca, por muito tempo, campeão isolado no número de acessos |
Agradecimentos
Após conhecer outros blogs do gênero a minha página deu um salto e mudou como da água para o vinho. Naturalmente as visitas triplicaram, assim como o numero de comentários deixado por amigos fiéis que sempre estão presentes. Devo muito, mas muito mesmo a Carla Marinho do fantástico "Grupo de Blogs De Cinema Clássico", pois foi graças a ela e aos seus links divulgando meus posts que passei a conhecer e receber a visita de diversas pessoas e compartilhar com elas esse maravilhoso vicio cinematográfico. Sou grato também ao Antonio Nahud Junior que foi um dos primeiros (senão for o primeiro) a seguir minha simples página. Depois que meu blog passou estar “linkado” no ótimo “O Falcão Maltês” , acompanhei através das estatísticas a quantidade absurda de visitas que recebo oriundas de lá. Devo ainda a Paulo Nery, o incrível e ótimo editor do blog "Filmes Antigos Club Artigos", que me apresentou em seu espaço numa lista sobre os melhores blogs de cinema antigo, até hoje acho que foi muita bondade da parte dele e só cabe a mim agradecer imensamente. Não tem como agradecer a todos que me acompanham e me incentivam, porém, gostaria de deixar registrado minha profunda e admirável consideração por Rubi e Lê, editoras dos blogs: "All Classics” e “Crítica Retrô”. Tenham certeza, sem vocês o meu blog não teria graça alguma. Agradeço imensamente a todos e peço que continuem a compartilhar comigo esse prazer imensurável que é admirar e se encantar, (porque assistir é muito pouco), uma obra prima do cinema. Abraços!!
Jefferson! Mas que honra ter o meu blog citado num post tão especial. Antes de mais nada parabéns pelo primeiro, de muitos anos, do seu blog. E que história interessante a que você contou no início do post sobre seu primeiro contato com o cinema antigo. Aliás, que relíquia você tem do James Dean! E digo mais, seu blog foi um verdadeiro achado.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez e sucesso!
Que venham outros e outros anos, e que seu blog continue nos presenteando com essas relíquias da sétima arte.
Beijos.
Amigo Jefferson.
ResponderExcluirSaudosas e gostosas reminiscências as suas!
Este gosto apurado por cinema certamente veio a vc em doses gradativas, assim como veio a acontecer comigo.
Seja como for, cada um de nós tem em comum a paixão pelo cinema antigo, a maneira como veio a acontecer não é tão importante, pois todas as histórias são individuais, e cada um tem sua trajetória de vida.
Te digo que é um prazer imenso ler suas matérias. São muito poucos os jovens que tem o gosto pela verdadeira arte tão bem como expressa em seus posts, de conteúdo dinâmico e requintes de informação precisa sobre um período muito importante para o cinema, a qual tratamos com tanto carinho como a ÉPOCA DE OURO.
Lembro bem do ano de 1995, assim como lembro também desta coletânea em VHS da Warner. Era um luxo, cara! Mesmo hoje, vivendo o DVD e o Blu-Ray, não descarte-os. É Marca de uma época em que vc iniciou esta fase de apuração e bom gosto.
Vim a conhecer seu espaço em novembro do ano passado graças a uma visita sua no meu blog. Vim, vi, e gostei, passando-lhe a seguir com imensa satisfação, já que tratamos de temas bem similares cujo gosto por esta fase de ouro despertou ainda mais minha admiração pelo teu espaço O CINEMA ANTIGO. Logo, não pude deixar de listar entre os melhores blogs sobre cinema em minha concepção, ao lado de outros nobres espaços que também merecem a visitação e o seguimento do público.
Raramente, sou bom, mas no caso aqui eu não fui nada bom, meu caro Jefferson. Acredito piamente que fui JUSTO E SINCERO por considerar o CINEMA ANTIGO como um dos melhores blogs brasileiros que falam sobre os clássicos saudosos de Hollywood, que temos o prazer de eternizar em nossas memórias, e nas reprises pessoais em nosso sofá.
Parabéns, nobre Jefferson, e um parabéns ainda maior ao seu blog. Que venha a comemorar muitos aniversários, com artigos sofisticados como vem tendo, e o carinho de seus amigos e seguidores.
Forte Abraço
Paulo Néry
Filmes Antigos Club Artigos
Caro Jefferson, parabéns pelo niver. Desejo muitos e muitos anos para o seu talentoso espaço cinéfilo. Grato por lembrar do Falcão. Por fim, "xinguei" você quando disse que se desfez das Cinelândias... Buáá...
ResponderExcluirO Falcão Maltês
Esses encontros particulares que temos com os filmes são mesmo marcantes.
ResponderExcluirE que começo heim? Ver Dean, Natalie e Sal em um clássico incontestável.
Parabéns pelo blog Jefferson, tem sido muito gratificante ter em meu blogroll um blog dedicado ao cinema clássico. Tenho admiração pelas fitas antigas e gosto de ver um espaço com este seguimento.
Abraço.
Parabéns por este primeiro aniversário, Jefferson! Gostei muito de ler a sua trajetória com relação à descoberta dos clássicos de cinema. E, é claro, também tenho muito a agradecer, não apenas por ter sido citada, mas também pelos ótimos comentários que você sempre deixa em meu blog.
ResponderExcluirE que venham mais muitos anos de vida!
Abraços!
Parabéns ao Blog! Que muitos anos mais estejam por vir... Adorei o Blog e agradeço pelo selinho Liebster, já o adcionei em meu blog. Obrigado... =D
ResponderExcluirJefferson, parabéns por esse primeiro ano de blog. Seu texto ficou ótimo.É sempre muito interessante ver como as pessoas se apaixonam pelo cinema (ah, eu disse um monte de palavrões quando vi que jogou fora tanta coisa boa). Estarei aqui sempre seguindo e aprendendo com este espaço enriquecedor! Grande abraço!
ResponderExcluiroi Jefferson, meus parabéns pelo aniversário desse blog maravilhoso, que vc continue fazendo esse ótimo trabalho de nos apresentar aos grandes filmes clássicos. Adoro seu blog!
Excluire quanto ao selo do Liebster Blog, assim que tiver tempo suficiente (internet em casa) eu boterei lá no MO, mas não se preocupe, não vou esquecer disso. Abraços!
http://monteolimpoblog.blogspot.com/
Espero que não mais considere a humilde EleEla uma "revista sórdida" (15 pra 16 anos?! Viste uma bem tarde, hein, companheiro?!): ainda bem que largaste aquela tal "doutrina rígida" (isso,pra mim, é que é sórdido, o que foi feito de Deus pelos neopentecostais...) e voltaste para a "zen-filosofia" do Cinema...
ResponderExcluirParabéns ao blogue: vida longa e próspera d todas as iniciativas de falar do bom (e antigo) Cinema na internet! Já o estou seguindo! Abração e apareça!
P.S.: mesmo não havendo internet naquela época de 1995, por que não pegaste a edição de qualquerjornal daquele dia e descobriste a programação do SBT?! Rs.
Oi, Jefferson. Antes de tudo meus parabéns. Espero que continues a despertar o interesses cada vez maior pelo cinema e arte em geral. Um abraço...
ResponderExcluirPessoal, a cada um de vocês, a cada comentário deixado, meu muuuuito obrigado...
ResponderExcluirAbraços
Feliz aniversário para o "Cinema Antigo", Jefferson! Desejo-lhe muita empolgação para que você continue a passar adiante a devoção pelo cinema clássico.
ResponderExcluirFico feliz por ter conhecido vocês dois lá no Blog da Carla!
Bjs
Dani
feliz aniversario para "o Cinema Antigo" que voce continue a nos brindar com os grandes filmes do cinema de verdade ok
ResponderExcluir