sábado, 30 de junho de 2012

"Como Era Verde Meu Vale" (1941)

(How Green Was My Valley) De: John Ford, Com Walter Pidgeon, Maureen O´Hara, Anna Lee, Donald Crisp, Sara Allgood, Roddy McDowall, EUA – Drama – P&B – Fox - 1941.  

Após vencer seu segundo Oscar de melhor direção em 1940 por Vinhas da Ira (o primeiro havia sido em 1935 com O Delator) o Irlandês naturalizado americano John Ford (1894 -1973) vinha realizando consequentemente uma série de grandiosos sucessos; No Tempo Das Diligências (1939), A Mocidade de Lincoln (1939), Caminho Áspero (1941) etc. Sob contrato com a Twenty Century Fox, o diretor estava no inicio de 1941 diante de um novo projeto que custara a Darryl F. Zanuck (1902-1979) US$ 300 mil; de Richard Llewellyn (1906-1983): Como Era Verde Meu Vale. Trata-se da primeira obra de Llewellyn, um romancista Galês nascido em 1906 e que alcançara enorme prestigio com a publicação desse tocante e comovente drama. Esteticamente o filme tem o poder de encantar profundamente. Filmado com um belíssimo preto e branco, algumas sequencias dispensam completamente os diálogos, já que as imagens falam por si só. A sensível trilha sonora de Alfred Newman quase que como parte do elenco se faz presente em diversos momentos da trama, banhando ainda mais as cenas com emoção e ternura. A Trama de Como Era Verde Meu Vale se dá a partir do instante em que Huw Morgan (MacDowall em uma das interpretações infantis mais comoventes do cinema) despede-se do Vale Rhondda (uma pequena vila mineradora no País de Gales) por volta dos sessenta anos de idade. Nesse momento, ele passa a relembrar detalhadamente sua infância naquele local, trazendo a tona reminiscências vividas por ele e toda sua família, incluindo seu dedicado e tradicional pai Gwilym (Crisp), sua doce mãe Beth (Allgood) e sua irmã Angharad (O´Hara). Com o orçamento em torno de US$ 1,25 milhões, o filme rendeu aos cofres do estúdio um satisfatório lucro com sua bilheteria que esteve entre as maiores do ano. Sua mensagem de paz, solidariedade e amor fraterno caiu como uma luva naquela sociedade temerosa com o alvorecer da segunda guerra mundial. Vencedor de cinco Oscar, incluindo melhor filme e diretor (consecutivo), Como Era Verde Meu Vale divide opiniões; Embora alguns o considerem merecedor dos prêmios, outros criticam a acadêmia pelo fato dele ter vencido o revolucionário Cidadão Kane de Orson Welles (1915-1985), esse que ainda hoje é considerado por muitos, "o melhor filme de todos os tempos". Independente de ter sido ou não merecedor dos prêmios, é certo afirmar que, dono de um charme absoluto, Como Era Verde Meu Vale se tornou ao longo dos anos uma obra prima sem tamanho e dentre os filmes out-western de John Ford, esse é sem dúvidas o melhor deles.

✩✩✩✩✩



Rhondda Valley
Sob as reminiscências de Huw Morgan
Que relembra de seus queridos pais 
E seus irmãos Ianto, Ivor, Davy, Owen Gwilym Jr. e Angharad
Huw e o pastor Gruffydd
 Huw volta a caminhar
Huw Volta da Escola
Greve no vale
Huw recebendo treinamento
A beleza  de Maureen O´Hara
O astro mirim Roddy MacDowall
Cartaz original do filme

14 comentários :

  1. O que é mais admirável em John Ford é sua capacidade de transformar um projeto de estúdio como How Green Was My Valley em um filme quase pessoal. Assim como aconteceu com Vinhas da Ira, Ford tinha que fazer, por força de contrato com a Fox, os filmes que Zanuck o obrigava a dirigir. E o resultado é conhecido por todos: raramente os filmes de Ford deixavam de ser obras-primas. Coisa de gênio que só se superou mesmo nos faroestes. Darci Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Este é um dos dramas mais pungentes do cinema! Gosto muito de John Ford, em especial sua parceria com Henry Fonda. Acredito que Vinhas da Ira seja superior a Como era Verde meu Vale, mas, dentre os filmes de Ford off-western, eu ficaria com o ótimo O Delator.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. John Ford é um dos Grandes do cinema. Vinhas da Ira é um Clássico que deve ser visto por todos. Um excelente texto, Jefferson.

    ResponderExcluir
  4. Preciso assistir. Adoro o John ford!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já tem muito tempo que o assisti e me lembro de relativamente poucos detalhes sobre ele, só posso afirmar que era um filme esteticamente belíssimo! Vou tentar revê-lo em breve Jefferson! Ótimo texto

    P.S. Eu sou um dos que pensam que "Cidadão Kane" deveria ter ganhos os Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor naquele ano...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/06/as-bicicletas-de-belleville.html

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse filme quando eu o vi. Acho que é um grande obra, dessas que verdadeiramente merecem a nossa atenção. Eu a vejo, aliás, como imensamente superior a "As Vinhas da Ira", filme que realmente não e agrada.

    ResponderExcluir
  7. Darci, ótimo Complemento, você como sempre deixando meus posts bem mais interessantes com seus ricos comentários.
    Lê, obrigado por participar, O Delator eu ainda não vi por isso tenho Como Era Verde meu Vale o melhor Ford fora do campo Western, Vinhas da Ira também é excelente mas na minha concepção fica pouco atras desse aqui em pauta.
    Maxwell é sempre bom receber seus comentários, seu blog cada dia esta mais atraente, adorei as dicas de Ingmar Bergman que ali vem postando...
    Gabriel compre esse filme imediatamente, em qualquer loja você o encontra através da coletânea da FOX CLASSICS, acho que custa menos de 13,00 reais, pela qualidade do filme esse valor é irrisório, um pecado até...
    Bruno, Obrigado por comentar, concordo contigo, o filme é esteticamente belíssimo, reveja-o e se puder escreva sobre ele no Sublime Irrealidade afinal seus textos sim são um melhor que o outro, Cidadão Kane é um grande filme, merecia Oscar técnicos porque revolucionou em diversas áreas porém sua trama nada mais é que uma cinebiografia sensacionalista de um jornalista milionário e sensacionalista também, com certeza você sabe do que se trata e sendo assim jamais a academia iria premiar um filme com esse contexto... enfim....
    Luís, obrigado por participar, visite o blog mais vezes...

    Abraço a todos e continuem comentando,

    ResponderExcluir
  8. Um grande clássico do cinema, elogiado por todos. Tenho que ver urgentemente.

    ResponderExcluir
  9. Nunca considerei injusta a premiação de "Como Era Verde Meu Vale". Alguns podem até afirmar que "Cidadão Kane" é um filme melhor, mas daí a alçar o prêmio à condição de "injustiça" já é exagero. Aliás, eu gosto mais do filme de Ford. Sempre achei essa pecha de "melhor filme de todos os tempos" um tanto exagerada para o filme de Welles. Abraço, Jefferson!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Como era verde meu vale teve méritos ao vencer, e o cidadão kane não é isso tudo para encabeçar lista de melhores de todos os tempos.

      Excluir
  10. Sempre que passo pelo seu blog, tenho a impressão (diria até certeza) que conheço muito pouco o cinema norte americano. Mas graças ao seu blog, consigo me manter informada a respeito destes grandes clássicos (dos mais diversos gêneros). Gosto do trabalho de John Ford e admiro muito Maureen O'Hara, portanto, aí está mais um filme que vai pra minha listinha.

    Obrigada pela indicação e parabéns pelo post!

    *Quanto a sua pergunta, Farrell é visto como um 'ator extra' no elenco em Os Dez Mandamentos; ele nem chegou a ser creditado.

    ResponderExcluir
  11. Filme Inesquecível, Tem algumas cenas realmente muito bonitas e comoventes, como as da escola e a que a sra Morgan faz uma reunião a noite motivando os trabalhadores do vale entrar em greve na mina. A música realmente é brilhante, sem dúvidas um grande momento do cinema americano.Gostei do Blog, das fotos e do bom texto resumido porém eficiente sem delongas.

    ResponderExcluir
  12. Foi a primeira incursão de O"HARA com Ford, que passou a ter a bela e excelente atriz como sua predileta, fazendo no total quatro filmes com ela.
    Foram eles Como Era Verde Meu Vale, Rio Grande, Asas de Águia e o ótimo Depois do Vendaval.

    Ford é muito comentado como o diretor dos westerns.Aliás, era frase por ele mesmo proferida.
    Porém, na minha concepção, foi exatamente fora deste genero que o bom e ranzinza mestre fez seus melhores filmes. Não podemos deixar de falar de sua obra prima Vinhas da Ira, Depois do Vendaval, Como Era Verde Meu Vale, filme ora comentado, Mrs. Roberts, Mogambo,O Ultimo Hurra, dentre outros.

    É sim um bom filme. Mas, muito distante de Vinhas da Ira e Depois do Vendaval. Possivelmente pela falta de movimento ,de ação, momentos onde ele era mestre.

    Como era Verde Meu Vale é um filme mais sério, mais intimista, mesmo tendo belas fotografias e um P&B vigoroso. Peca também pela falta de nomes mais apelativos no elenco, o que, de certa forma tem sim valor em todos os angulos.

    Não que um Pidgeon ou um Crisp deixem de ser grantes atores ou que outros nomes do elenco nãotenham relevancia. Mas falta um nome de John Wayne, Henry Fonda, por exemplo, embora Maureen O'Hara estivesse presente.
    Lamento, mas não é o meu filme do Ford fora do faroeste.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Jurandir, agradeço sua participação no post. Seus comentários como sempre, ótimos, Volte mais vezes...

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...