domingo, 24 de junho de 2012

"Você Já Foi a Bahia?" (1945)

(The Three Caballeros) De Norman Ferguson, Com Pato Donald, Zé Carioca, Panchito, Aurora Miranda, Dora Luz, Carmem Molina, EUA - Cor - Animação – RKO/Disney - 1945.

Dirigido magistralmente por Norman Ferguson (1902-1957), esse que foi o responsável pelos maiores sucessos de Walt Disney como; Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Pinóquio (1940), Fantasia (1940) e Alice No País das Maravilhas (1951); Você já foi a Bahia? é uma animação musical contendo cenas em live-action. Alegre e divertido, o filme traz a história de Pato Donald, que em seu aniversário recebe de presente uma caixa enviada por seus amigos Zé Carioca e Panchito. Ao abri-lá, Donald se remete a uma grande aventura por entre as belezas e encantos da América Latina. Como a maioria das animações Disney, o filme resiste perfeitamente ao tempo e ainda hoje encanta o público infantil, principalmente pela presença do ícone Donald Duck com sua inconfundível voz. Em live-action a presença de famosas cantoras latinas da época, como a Irmã de Carmen Miranda: Aurora Miranda  (1915-2005) cantando Quindins de Yaiá, escrita por Ary Barroso e Carmen Molina (1920-1998) do México. Para os fãs de animações, trata-se de um grande clássico, e por isso, indispensável. 

✩✩✩

    Assista ao trailer do filme
Donald recebe seu presente de aniversário
E após conhecer as histórias do pinguim friorento...
e do burrito voador,
Ele vai até a Bahia
Onde se apaixona por Yaiá 
The Three Caballeros
Zé Carioca, Pato Donald e Panchito
Donald e Aurora Miranda
Cartaz original do filme

10 comentários :

  1. nossa eu quero muito ver este filme, parece ser muito legal, assim como todas as animações da disney.

    Abraços!!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu participei nesta semana que passou da banca de avaliação do pré-projeto de um trabalho acadêmico que analisa os dois filmes que tiveram o Zé Carioca como personagem, já faz um bom tempo que eu assisti a este. Mesmo com todo o aparato ideológico forjado pela 'política da boa vizinhança', o filme merece ser visto, ele vale pelas cenas divertidas e pela trilha sonora repleta de sambas dos bons tempos... Impagável e cena que o zé Carioca dá um porre de cachaça no Pato Donald rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Clássico!
    Adorável e lembro-me bem das horas que passava assistindo os tapes da Disney. "Você Já Foi a Bahia?" é um dos meus prediletos e ainda com a simpatia de Aurora Miranda. Claro que o Brasil era ainda mais estereotipado nesta política de boa vizinhança, mesmo assim é encantador.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! Esse era um dos filmes que eu tinha em fita e até perdi as contas de quantas vezes o revi! Gosto especialmente do galo mexicano Panchito e da música The Three Caballeros.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vi várias vezes na minha infância. Era do tempo que a Globo passava clássicos assim, coisa rara hoje em dia. Grande recordação, Jefferson! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Jefferson. Esse é um dos meus preferidos. Deu vontade de revê-lo. Pena que não tenho, aqui. Que bela surpresa, irmão. Valeu...

    ResponderExcluir
  7. Mas que post maravilhoso e nostálgico Jefferson!
    Eu adoro esse filme. Na verdade, sempre fui fã do Pato Donald, e no início, acabei assistindo justamente por ele fazer parte do 'elenco'. Mas depois descobri que esse filme tinha muito mais a oferecer. Trilha sonora maravilhosa (como não se encantar com Aurora Miranda e Os Quindins de Iaiá), e a história dispensa comentários.

    Parabéns pelo post, "Você Já Foi a Bahia?" é um verdadeiro clássico dos Estúdios Disney!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jefferson, esse memorável filme da Disney é uma festa não só para os olhos mas para os ouvidos também pois podemos ouvir canções de Ary, Caymmi, Braguinha. E lá está a bonita e talentosa Aurora Miranda, cuja carreira foi ofuscada, como não poderia deixar de ser pela Pequena Notável. É muito bom ver você lembrar filmes como esse. Não conta pra ninguém que Você Já Foi à Bahia foi produzido no ano que eu nasci... - Grande abraço do Darci Fonseca

    ResponderExcluir
  9. Meus Sinceros agradecimentos a todos vocês, queridos leitores que sempre registram seus comentários, Grande abraço a todos...

    ResponderExcluir
  10. eu tinha a fita desse filme pena que eu perdi :( saudades

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...