sábado, 7 de julho de 2012

"Mata Hari" (1931)

(Mata Hari) De: George Fitzmaurice, Com Greta Garbo, Ramon Novarro, Lionel Barrymore, Lewis Stone, EUA – Drama – P&B – MGM – 1931.

Margaretha Gertruida Zelle nasceu em agosto de 1876 na Holanda. Oriunda de uma família de classe média aos 15 anos perde sua mãe, a descendente de javaneses Andje Van der Meulen e passa a viver somente com seu pai, o empresário Adam Zelle. Diante de dificuldades financeiras Margaretha se casa, tem dois filhos e se torna professora, porém poucos anos depois, no inicio do século XX, deixa tudo para trás e se muda para Paris onde passa a viver graças a seus traços asiáticos como uma dançarina exótica. É nesse momento que ela adota o pseudônimo que a tornaria mundialmente conhecida: Mata Hari. Vivendo na França desde então, Mata era constantemente apontada como uma mulher misteriosa, sensual e promiscua, imagem essa que veio piorar quando após o inicio da primeira guerra mundial ela passa a ser considerada uma espiã internacional por se envolver com importantes e diferentes oficiais militares de diversos países. Presa pelos franceses por espionagem, a agente dupla (atuando para a França e a Alemanha) Mata Hari é condenada ao fuzilamento em 15 de outubro de 1917. 


Greta Garbo como Mata Hari

Após tal fato ser consumado a história de Mata Hari poderia assim como tantas outras cair num profundo e eterno esquecimento, porém isso não aconteceu e seu nome continuou por muitos anos a ser mencionado. Quatorze anos após sua morte a Metro Goldwyn Mayer decide prestar sua homenagem a dançarina exótica escalando a maior atriz do estúdio (e porque não dizer a maior do cinema) para interpretá-la; Greta Garbo. O filme fora dirigido pelo renomado diretor do cinema mudo George Fitzmaurice (1885-1940) responsável pelo mega sucesso e último filme de Rodolfo Valentino, O Filho do Sheik (1926). Com sua direção dura e precisa Fitzmaurice mesmo estando dirigindo um filme sonoro em diversos momentos deixa-nos com a impressão de estarmos assistindo a um filme silencioso, de fato isso é acentuado pelas pesadas interpretações do trio central Garbo, Barrymore e Novarro que ainda estavam presos fortemente a pantomima. Sabe-se hoje que a “cinebiografia” da suposta espiã Holandesa (suposta porque muito se tem estudado sobre ela e nada é encontrado confirmando suas atitudes de traição e espionagem) é um tanto fictícia e os fatos apresentados no filme não passam de tramas puramente cinematográficas. De certa forma a dançarina misteriosa fora bem representada e homenageada por Hollywood, o filme foi um grande sucesso no ano levando multidões aos cinemas do mundo todo. Hoje se tornou um dos mais lembrados e importantes filmes na filmografia da atriz sueca, sem dúvidas um dos grandes clássicos do cinema, imperdível. 

✩✩✩

A exótica e misteriosa dançarina de descendência javanesa
Grande amor do general russo Serge Shubin
E mais tarde do tenente Alexis Rosanoff 
Mata Hari  estando em serviço, recebe ordens
E passa a obedece-las persuadindo seu suposto pretendente
Que logo descobre as reais intenções da infame dançarina
Mata Hari descobre estar realmente apaixonada por Rosanoff
E pressentindo seu destino, entrega-se ao amor do jovem militar
A estrela Nº 1 da MGM
Ramon Novarro, astro do cinema mudo que encontrou limitações no cinema sonoro
Margaretha Gertruida Zelle, a verdadeira Mata Hari
Cartaz original do filme

17 comentários :

  1. E aí, Jefferson, como é que vai? Olha, eu ainda não vi esse filme, mas deve ser bem interessante. Pretendo assisti-lo. Abraços!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti esse filme; mas adoro a história de Mata Hari e gosto muito da Greta Garbo! Adorei seu blog! Abraços...

    ResponderExcluir
  3. A Mata Hari é uma das personalidades históricas que mais me intrigam, já li diversos escritos sobre ela, alguns defendendo-a outros acusando-a de ter sido de fato uma espiã. Ainda não assisti ao filme, mas só o fato de ter a Greta Garbo no papel principal já me deixa curioso...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/compramos-um-zoologico.html

    ResponderExcluir
  4. Greta Garbo é uma das minhas atrzes favoritas, e Mata Hari é um grande filme, como você falou, que às vezes parece uma película muda. Eu também já escrevi sobre ele em 2011 quando estava tratando de cinebiografias.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Gabriel, Bruno e Iza, muito obrigado por suas participações, conheçam o filme, é um grande clássico do cinema, indispensável a vcs cinéfilos. Em todas as lojas virtuais que vendem dvds vcs encontram esse titulo em coleções de Greta Garbo, e o melhor de tudo, super barato....

    Iza seja bem vinda ao meu blog, volte mais vezes,

    Lê,Obrigado por seus comentários, sempre presentes,
    Quanto a sua crítica de Mata Hari, eu já havia acessado seu post através de consultas ao Google, por sinal um ótimo texto...

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  6. Desculpe-me pelo sumiço. Estava enrolado com o lançamento de dois livros.Mas já estou de volta! Não consigo gostar de MATA-HARI. Acho um dos mais fracos filmes de Garbo (que está linda!). Novarro não convence como o seu par romântico.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive a chance de ver este clássico, por sinal vi pouca coisa com Greta Garbo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Jefferson! Desculpa pela demora para responder seu comentário: estava estudando feito uma louca para a prova de quimica. Enfim, adoro o seu blog, sou fã de filmes antigos, especialmente os que são das décadas de 50, 60 e 70. Já estou te seguindo com certeza! Grande abraço!

    vintageiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sou fã da Greta Garbo, e acho que já vi quase todos os seus filmes, inclusive os mudos. Este em especial, assisti recentemente e confesso que adorei. Garbo está linda e sua atuação magnífica. Embora não seja o meu preferido, é um filme indispensável, tanto pra quem admira o trabalho de Garbo quanto, principalmente, pra quem é fã da sétima arte. Parabéns por este post e pelas imagens selecionadas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Achei ótimo lembrares esta famosa historia com esta beleza incomparável que foi Greta Garbo.As fotos selecionadas estão lindas.Parabéns .Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Jefferson. Desculpe-me a demora. Sou fã do seu espaço, irmão. Está havendo um problema em meu blogger. Estou com uma dificuldade enorme de postar comentários em todos que entre. Fica tudo travado. Estou entrando pelo Mozila. O Goggle é impossivel. A respeito de suas visitas, muito obrigado. Você sempre muito cordial. E a respeito de Greta Garbo. Só podemos admirá-la. Ela é fantástica. Gostei do texto e das fotos, também. Esse ar de nostalgia do seu blogger é maravilhoso. São bloggers, assim, como o seu que se torna parada obrigatória para todo amante da sétima arte. No mais um abraço...

    ResponderExcluir
  12. Ótimos comentários e bela seleção de imagens Jefferson, gostei do post!

    Um grande filme da Garbo. Linda, estonteante e irresistível nesta sessão-dinossauro! Mata Hari é histórico e uma pena que o diretor Fitzmaurice não tenha recebido os devidos créditos. Estranho não? Também não fez nada de impactante posteriormente depois desta fita, mas gosto do O Filho do Sheik com Valentino. Sua melhor época foi realmente no período mudo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Ola Jefferson,adorei tua visitinha.È muito gratificante para mim saber que tenho um bom amigo que me incentiva.Tenhas um ótima semana e deixo aqui meu carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  14. Vlw Jefferson. E cara, como vc podia gostar de Linha Direta, olha, eu adoro psicopatas sim, mas eu morria de medo desse programa, tenho traumas até hoje! kkkk

    Ei, quero post novo!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Jefferson. Estou aqui de novo. A respeito de sua pergunta: os dvds de Bergman uma boa parte deles tenho comprado e outros tem conseguido cópias ,aqui, com amigos. Bergman é um diretor de uma extensa filmografia. Vamos aos poucos fazendo o possível para vê-lo. Acabei de postar "A Paixão de Ana". Este, também, é um bom filme. No mais um abraço...

    ResponderExcluir
  16. Jefferson, eu estou sem livros sobre o cinema por aqui, mas há alguns à venda na Bienal de São Paulo. Você pode comprar pela loja on-line clicando em minha foto na lateral do blog ou esperar até o final do mês e o fim da Bienal para que eu tenha mais livros aqui comigo, e talvez possamos negociar por e-mail, OK?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Sobre seu comentário no post Na Estrada:

    Ah! meu caro Jefferson, mas esse pessimismo não responde por completo o que acontece na indústria de cinema nacional, sim não é como a americana, mas aqui a máquina também funciona. Você disse que não temos uma indústria séria e que o cinema nacional não dá oportunidade aos cineastas. Discordo mesmo! Eu sei que existem filmes péssimos produzidos aqui (Agamenon que o diga), o que também é relativo, já que no exterior também existe filmes como "Crepúsculo", mas ai entra na questão de mérito pessoal, de gosto. Respeito sua opinião, mas acho que deveria rever o conceito de que não existe uma "indústria séria" em nosso cinema, até porque ninguém irá investir dinheiro em um produto/filme que acredita que será ruim. Para o bem ou para o mal, os filmes são feitos (alguns diretores realmente não ousam como deveriam, tb acontece), agora se eles vão agradar, aí já é outra história....

    Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...