quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"Jovens Prodígios"

Desde os primórdios do cinema, como se sabe, os principais personagens dos principais filmes sempre foram destinados aos melhores astros e estrelas de seus respectivos estúdios. Esses artistas na maioria das vezes (para não se dizer sempre) são adultos, homens e mulheres dotados de grande talento e beleza (salvo obviamente algumas exceções).No que se diz respeito a filmes sérios e direcionados ao público adulto são poucos os estrelados por crianças e adolescentes, restando a esses geralmente os papéis secundários. No entanto, alguns têm desempenhos tão bons que, mesmo atuando como coadjuvantes, acabam roubando a cena alcançando dessa forma seu merecido sucesso e até mesmo um digno lugar ao sol. Ao longo da história do cinema foram poucos os astros e estrelas que se consagraram ainda mirins, sendo menor ainda o número dos que conseguiram permanecer nessa posição até a fase adulta.


Astros e estrelas mirins que se tornam bem sucedidos quando adultos:
Elizabeth Taylor, Mickey Rooney, Judy Garland e Nathalie Wood.
Abaixo alguns que tiveram o sucesso limitado a infância:
Freddie Bartholomew, Jackie Cooper, Macaulay Culkin e Shirley Temple.

Abaixo destaco dez jovens prodígios que (segundo minha opinião) não só roubaram a cena com suas ótimas atuações, como fizeram delas, as melhores de todas na história do cinema.
                                     

                                      10- Mickey Rooney (1920-2014 )

Falar de Mickey Rooney é falar de um grande ator, quer seja em sua fase mirim ou adulta, Rooney é hoje uma verdadeira lenda viva. Eleito pelo Guiness Book o ator com a mais longa carreira do teatro e do cinema, Mickey realmente começou bem cedo, para ser mais preciso, em 1927 ainda no cinema mudo. Nos anos seguintes após estrelar diversas comédias leves e familiares o ator se imortalizou com seu personagem mais famoso, Andy Hardy interpretando-o em uma série de filmes. Todavia, segundo minha opinião, o melhor trabalho de Mickey Rooney foi como Puck em Sonho de Uma Noite de Verão (1935) de William Dieterle e Max Reinhardt .


Mickey Rooney como Puck em Sonho de Uma Noite de Verão (1935)

9- Judy Garland (1922 - 1969)

Atuando desde 1936 em razoáveis filmes, Judy Garland se transformou em ícone do dia para a noite após sua ótima performance em O Mágico de Oz (1939) de Victor Fleming. A atriz que na altura já era adolescente, só conseguiu o papel de Dorothy Gale quando a Fox se negou a emprestar Shirley Temple à MGM. Garland por sua vez dando um show de interpretação acabou transformando o filme no maior Cult Movie infantil de todos os tempos.


Judy Garland é Dorothy Gale em O Mágico de Oz (1939)

8- Henry Thomas (1971-)

Consagrado no cinema como Elliot o protagonista amigo de E.T o Extra-Terrestre (1982), Henry Thomas não poderia faltar a essa lista. Dono de uma excelente interpretação, o filme preferido de Spielberg deve parte de sua emoção a performance desse jovem ator que viu sua carreira se restringir a pequenos papéis coadjuvantes. Atualmente atua na TV em diversas séries.  

Henry Thomas é Elliot em E.T o Extra-Terrestre (1982)

7- Giorgio Cantarini (1992 -)

Com apenas cinco anos, Giorgio Cantarini brilhou e encantou o mundo com sua comovente atuação na comédia dramática A Vida é Bela (1997) de Roberto Benigne. Diante do sucesso Ridley Scott o levou a Hollywood onde interpretou o filho de Maximus no épico Gladiador (2001), hoje, embora tenha começado sua carreira em produções premiadas, encontra-se na Itália onde participa de filmes de baixo orçamento.

Giorgio Cantarini é Giosué Orefice em A Vida é Bela (1997)

6- Enzo Staiola (1939 -)

O italiano Staiola tinha apenas nove anos quando estreou no clássico neo-realista Ladrões de Bicicletas (1948) de Vittorio De Sica, sua interpretação foi grandemente elogiada garantindo-lhe a fama imediata. Em 1954 chegou a trabalhar ao lado dos consagrados Humphrey Bogart e Ava Gardner no clássico americano A Condessa Descalça. Com o fim da infância a carreira do ator sucumbiu e hoje vive anonimamente em seu país de origem.

Enzo Staiola é Bruno Ricci em Ladrões de Bicicletas (1948)

5- Tatum O´Neal (1963 -)

Até o momento é a atriz mais jovem da história a vencer o Oscar de Coadjuvante. Com Concorrentes do peso da veterana Silvia Sidney e da revelação Linda Blair, Tatum O´Neal levou a melhor imortalizando-se ao lado do pai Ryan O´Neal no ótimo Lua de Papel (1973), depois desse, tendo sua curta carreira entrado em declínio, afasta-se definitivamente do cinema.


Tatum O´Neal é Addie Loggins em Lua de Papel (1973)

4- Rick Schroder (1970 -)

Já em sua estréia ganhou um Globo de Ouro por seu excelente desempenho como T.J Flynn no remake de O Campeão (1979) de Franco Zeffirelli. Apesar de todo o sucesso em seu primeiro filme a carreira do ator não emplacou na tela grande e o mesmo se resumiu a pequenos trabalhos na televisão.

Rick Schroder é T.J Flynn em O Campeão (1979)

3 - Brandon De Wilde (1942-1972)

Imortalizado no cinema com seu personagem Joey Starrett de Os Brutos Também Amam (1953), De Wilde, embora viesse de uma família ligada ao teatro, nunca alcançou o merecido sucesso, oscilando entre bons e maus momentos em sua vida artística. Voltou há brilhar novamente em 1963 ao lado de Paul Newman em O Indomado. O ator que faleceu ainda muito jovem em um trágico acidente automobilístico foi homenageado pelos amigos Gram Parsons e Emmylou Harris na bela canção My Hour of Darkness.

Brandon De Wilde é Joey Starret em Os Brutos Também Amam (1953)

2 - Roddy McDowell (1928-1998)

Por mais que o britânico naturalizado americano McDowell tenha estrelado ao longo de sua carreira diferentes tipos de filmes, passando dos infantis Minha Amiga Flicka (1943) e A Força do Coração (1943), aos épicos; O Mais Longo dos Dias (1962), Cleópatra (1963) e Planeta dos Macacos (1968), foi em seu segundo trabalho que o ator obteve seu melhor desempenho interpretando o comovente Huw Morgan no clássico de John Ford Como Era Verde Meu Vale (1941).

Roddy McDowell é Huw Morgan em Como Era Verde Meu Vale (1941)

1 - Haley Joel Osment (1988 -)

Sem dúvidas Osment é o melhor ator mirim de todos os tempos, teve o privilégio de interpretar ótimos personagens em ótimos filmes, sendo o primeiro deles um campeão do Oscar, Forrest Gump (1994). Seu ápice, porém, veio quatro anos mais tarde em O Sexto Sentido (1998) onde atua de forma magistral e comovente. Em 2001 novamente o ator conseguiria arrancar lágrimas dos mais durões na sensível ficção cientifica de Steven Spielberg A.I A Inteligência Artificial.

Haley Joel Osment é Cole Sear em O Sexto Sentido (1998)

15 comentários :

  1. É engraçado ver Roddy McDowell tão novinho em Como era verde o meu vale, para dai ve-lo depois mais velho em A Hora do Espanto. São situações como essa, que fazem o cinema ser uma verdadeira maquina do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, Jefferson! Sou doido para conseguir assistir Lua de Papel para conferir a atuação da jovem Tatum O´Neal, ganhadora do Oscar. ah, e o Henry Thomas, se eunão estiver enganado, tb aparece em Lendas da Paixão, é aquele em que morre no tiroteio. Adoro este filme. Abraços!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua lembrança Jefferson, mas você esqueceu de Drew Barrymore, sempre adorável.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, engraçado mesmo observar McDoweel tão novo e depois compará-lo com o exorcista de A HORA DO ESPANTO...
    Gabriel, corra e assista LUA DE PAPEL, é entretenimento certo.
    Gilberto, então, na verdade eu não me esqueci de Drew,o que acontece é que em minha opinião seus trabalhos como criança não foram tão interessantes e por isso não a inclui dessa vez, mas garanto que em breve farei uma nova listagem incluindo Linda Blair, Elijah Wood, Macaulay Culkin, The Dead End Kids, etc quem sabe ela apareça nessa ok.... Abração e até o momento obrigado pelas vossas participações...

    ResponderExcluir
  5. Roddy, Tatum, Judy e Mickey com certeza foram o grande destaque dos filmes que participaram quando criança. Para mim, Enzo Staiola é o maior destaque de Ladrões de Bicicleta. Outro filme que foca bastante nos atores mirins é O sol é para Todos, sobre o qual escrevi no Leia Literatura.
    Baixei Vento e Areia pelo Torrent que encontrei no site Cinema Clássico. Acredito que ainda não exista DVD do filme. A versão a que eu assisti tinha uma hora e quinze, mas quando é exibido pelo TCM americano, tem uma hora e meia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ahh... o Hayley teve um espaço e um conjunto de obras quando criança ótimos! Achei super bem pontuado!
    Adorei a lista... Vários deles ainda guardo na lembrança como crianças - o poder eternizador do cinema!

    ;D

    Blogs:
    Nascida em Versos
    Antes que Ordinárias

    ResponderExcluir
  7. A transição de astro infantil para ator adulto é extremamente complicada. Os exemplos que você citou mostram que são realidades diferentes. O ator ou atriz precisa se reinventar na fase adulta para ter uma boa carreira. A situação fica ainda mais difícil quando a família é desestruturada, como no caso do Macaulay Culkin.

    Além disso, muitos que se envolvem com drogas acabam morrendo cedo, como Corey Haim, Brad Renfro, River Phoenix e até casos de suicídio como o de Jonathan Brandis.

    abraço

    ResponderExcluir
  8. Ótima lista Jefferson, uma pena que alguns destes talentos tenham sido arrefecidos prematuramente pela indústria cinematográfica. A pressão é sentida de uma forma diferente, mais visceral, quando se ainda é criança e necessário um acompanhamento para que não seja exigido delas mais do que elas podem oferecer, a trajetória da Tatum e de tantos outros é uma prova disso...

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida, "meninos" com muito talento. Cresci assistindo os filmes do Haley Joel Osment: AI Inteligência Artificial, O sexto sentido entre outros. Ainda não assisti O Mágico de Óz - que vergonha! - mas quero muito.
    Tenha uma boa semana!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jefferson. Que ótima postagem. Essa ideia de colher atores mirins foi uma boa ideia. Deste só lembro mesmo de Judy Garland no O Mágico de Oz (1939), Henry Thomas em o E.T o Extra-Terrestre (1982), Enzo Staiola e Haley Joel Osment. Este último é fantástico. A respeito de sua visita, amigo, sou rofessor da rede pública de ensino. Estou trabalhando com Descartes com os alunos do 1º do ensino médio. Roberto Rossellini tem uma séirie de filmes nesta temática, a saber: Sócrates, Agostinho, Descartes e Pascal. Vale a pena coferir, Jefferson. Em breve preparei uma sessão nesta linha. Obrigado por sua palavra la no Sapere Aude. No mais um abraço...

    ResponderExcluir
  11. Só não pus a disciplina. Respondendo a sua pergunta. Sou professor de filosofia da rede pública de ensino aqui em João Pessoa.

    ResponderExcluir
  12. El sexto sentido fue la consagración de Haley Joel Osment. Muy buena peli y muy buena actuación.
    Saludos
    David

    ResponderExcluir
  13. Jefferson! Mas que post incrível. Esses jovens prodígios me emocionaram por diversas vezes (em especial Judy Garland, Rooney e Liz Taylor) Claro que Enzo Staiola também destacou-se em Ladrões de Bicicleta; e como esquecer o pequeno Salvatore Cascio, que encantou milhares de pessoas por sua atuação em Cinema Paradiso? Um post extremamente nostálgico, eu diria, e muito bem escrito! Sem dúvida alguma, todos esses jovens prodígios deixaram suas marcas para sempre na história do cinema.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Pessoal obrigado pela participação de cada um,
    Rubi, Salvatore Cascio possivelmente estará na segunda parte desse post que publicarei em breve....

    Abraço a Todos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jefferson!

    Tô envergonhadíssima, pois só agora respondi seu comentário no meu blog!... Mil desculpas. E obrigada por ler meu texto! Agora que as coisas estão acalmando aqui volto logo para o seu.

    abss
    Dani

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...