sábado, 4 de agosto de 2012

"O Picolino" (1935)

(Top Hat) De: Mark Sandrich, Com Fred Astaire, Ginger Rogers, Edward Everett Horton, Helen Broderick, Erik Rhodes, Eric Blore, EUA – Musical – P&B – RKO – 1935. 

O Inicio da década de 1930 permanece marcado na história do cinema em diversos aspectos e entre eles poderíamos citar; o surgimento do gênero policial (com os ótimos trailers de gangsteres lançados pela Warner) as diversas aposentadorias por parte dos antigos astros e estrelas do cinema mudo que não se adaptando ao cinema sonoro por um ou outro motivo decidiam sair de cena, e o aumento significativo das produções de animações, faroestes e principalmente musicais que cada vez mais agradavam o grande público. O estúdio RKO embora fosse pouco mais que “recém nascido” no inicio dos anos 30 e consequentemente bem inferior a seus concorrentes, se tornaram em partes, os principais responsáveis por lançar musicais de sucesso, entre eles, Voando Para o Rio (Flying Down To Rio) em 1933. Nesse filme dirigido por Thornton Freelands e estrelado por Dolores Del Rio e Gene Raymond quem roubou a cena e alcançou enorme prestigio foram os coadjuvantes Fred Astaire e Ginger Rogers que juntos cantaram e dançaram pela primeira vez. 


Fred Astaire como Jerry Travers

O sucesso foi tanto que os executivos da RKO mais que rapidamente prepararam um novo filme para ser estrelado pela dupla; A Alegre Divorciada (The Gay Divorce) que estreou no ano seguinte superando todas as expectativas. Diante do Sucesso Astaire e Rogers passaram a estrelar uma série de musicais que (ao lado de Cidadão Kane e King Kong) se tornaram os maiores sucessos do estúdio até seu fechamento em 1957. Em 1935 com a mesma equipe técnica montada desde A Alegre Divorciada, a RKO lança sob a produção de Pandro S. Berman e direção de Mark Sandrich, "O Picolino" (Top Hat), filme que viria se tornar a quintessência de Fred Astaire e Ginger Rogers. Detalhar a historia do filme é uma tarefa fácil levando em consideração que todos da série possuem o mesmo contexto, ou seja, a principio Ginger e Fred nunca se entendem, porém por ocasião do destino acabam se conhecendo, dançam, cantam e por fim ficam juntos, em suma só mudam os nomes, as músicas e as coreografias que a propósito são de uma perfeição sem igual. 


Ginger Rogers como Dale Tremont

As músicas apresentadas no filme, sem nenhuma exceção, foram as mais tocadas naquele ano nos Estados Unidos, sendo todas elas assinadas por Irving Berlin (morto em 1989 com 101 anos de idade), considerado um dos maiores compositores americanos de todos os tempos.  Em O Picolino Astaire é Jerry Travers um famoso dançarino americano que se encontra em Londres junto com seu produtor Horace (o hilário Everett Horton) a fim de estrelar um novo show. Certa noite Jerry conhece acidentalmente a bela Dale Tremont (Rogers) por quem se apaixona perdidamente, passando a persegui-la insistentemente, Tremont, porém resiste achando que o dançarino além de convencido é ainda casado com sua amiga Madge (Broderick). Diante dessa situação a trama se desenvolve repleta de encontros e desencontros, sequências hilárias e ótimos números musicais entre eles, Top Hat, The Piccolino e a inesquecível Cheeck To Cheeck que em 1999 inclusive foi incluída de forma emocionante e importantíssima no ótimo drama A Espera de Um Milagre (The Green Mile) de Frank Darabont. O Picolino foi o quarto filme da dupla Ginger e Fred, após ele muitos outros vieram, porém nenhum deles conseguiu superar o sucesso alcançado por esse que ocupa a 15º posição entre os 25º melhores musicais de todos os tempos segundo a AFI. 

✩✩✩

Travers Corteja Tremont
Apaixonado, o dançarino passa a perseguir Dale Tremont
Que não resiste aos seus encantos 
Cheeck to Cheeck
Top Hat
Astaire e Rogers  se juntam a Irving Berlin
Ginger Rogers em foto publicitária
Cartaz original do filme

12 comentários :

  1. Ainda não assisti esse filme, mas já vi o video deles dançando Cheek to Cheek e amei. Adoro musicais e esse me interessou - adoro o Fred, mas nunca assisti um filme com ele. Bela seleção de fotos também.
    Abraços!

    vintageiz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei do visual novo do blog. Cara, ainda não assisti esse filme, mas tenho um amigo q elogia muito, diz ser uma obra-prima. Tenho q reparar esse erro cinéfilo.
    Grande Abraço!

    http://www.cinemadetalhado.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também gostei do novo visual, mais leve.
    Vi quatro dos dez filmes que Astaire e Rogers fizeram juntos, e esse é um dos melhores (junto com Ritmo Quente). Edward Everett Horton sempre chama a atenção, porque é muito engraçado. O número de Top Hat é incrível e o número final de Ginger também é muito bom.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Adorável musical, de um rol menos "espetaculoso" que os de Berkeley e mais inocente que outros mais criativos e inteligentes, como "Cantando na Chuva", mas, ainda assim, maravilhoso! Gosto muito da "tríade Astaire": "Picolino", "Núpcias Reais" e "Papai Pernilongo", este último, politicamente incorreto, ré, ré!

    Os Morcegos voltaram, meu caro! Mas, por enquanto, tentando desencanar com a coisa dos comentários, estes estão ausentes... Convido-o, então, a trocar uma ideia no Facebook e conhecer nossa 'fan page', lincada por lá! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Fred Astaire e Ginger Rogers. Preciso ver esse filme logo.

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti a esse filme, mas eu o conheço por causa de "Os Sonhadores", quando os personagens se envolvem junto jogo que está relacionado a esse título. Espero logo vê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Esse filme é uma delícia. A dupla é imbatível.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  8. Jefferson; adorei o novo visual do blog!
    Quanto ao filme, sem dúvida alguma é um clássico. Fred Astaire e Ginger Rogers dão um show; os produtores acertaram em cheio na dupla. Bons tempos!

    Quanto ao filme de Fritz Lang; conheço sim! Charles Boyer está ótimo e, curiosidade à parte, Erich Pommer, como produtor, já trabalhou ao lado de Lang, Murnau e até Hitchcock. Costumo dizer que ele coleciona clássicos, principalmente do cinema alemão! Se tiver curiosidade, dê uma olhada depois, acho que alguns dos filmes podem te interessar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Como vai, meu amigo Jefferson?? não conhecia esse filme, mas agora quero muito assisti-lo!

    ResponderExcluir
  10. Queria convidar você a dar uma olhada no meu blog e se gostar vira seguidor. Estarei seguindo seu blog o qual eu curti bastante. Há entre e comente vai ser uma honra.
    http://cinema4x4.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Abraço a todos companheiros que comentaram,
    Dilberto seja bem vindo de volta, Rodrigo Almeida já o visitei e tbm estou seguindo seu blog, (só não consegui comentar lá)

    Att

    ResponderExcluir
  12. D+, D+!! Parabéns pelo blog e pela sinopse. Da próxima vez trarei a pipoca. :)Gostei mesmo, e muito...de relembrar Picolino.

    Um abraço e já fiquei aqui pra próxima sessão.:-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...