sexta-feira, 8 de julho de 2011

"O Maior Espetáculo da Terra" (1952)

(The Greatest Show On Earth) De Cecil B. De Mille, Com Betty Hutton, Cornel Wilde, Charlton Heston, Dorothy Lamour, Gloria Grahame e James Stewart, EUA - Aventura - Cor - Paramount - 1952.

Ameaçado por ter que apresentar-se somente nas grandes cidades e em uma única temporada no ano, Brad (Heston), gerente de grande circo contrata Sebastian (Wilde), um famoso trapezista que arrasta multidões. Após a chegada desse, e com os problemas do circo resolvido, Brad tem que enfrentar outra situação, a disputa pelo coração de Holly (Hutton) uma trapezista que se vê dividida entre o amor de Brad e Sebastian. Digamos que esse argumento é apenas "uma faxada" do diretor Cecil B. De Mille (1881-1959) para levar as telas o mundo mágico do circo, com todo seu brilho e seus problemas. São diversas tramas paralelas, como o do misterioso e engraçado palhaço Botões (Stewart), o ciúme obsessivo do domador de elefantes por sua amada e dos bandidos que usam a praça do circo para roubar o público. O filme é cativante, fotografado magistralmente em Technicolor, mistura romance, aventura, suspense e drama, além das diversas atrações originais do famoso e gigantesco espetáculo do circo americano Ringling Bros. É muito subestimado pelos críticos de todo o mundo pelo fato de ter levado imerecidamente o Oscar de melhor filme de 1952. Foi o penúltimo trabalho do diretor De Mille, que quatro anos mais tarde encerraria sua carreira levando Heston ao Egito como Moisés no épico Os Dez Mandamentos.

✩✩✩


A Opulência do Ringling Bros.
Os Trapezistas Sebastian e Holly
E suas constantes disputas dentro e fora do picadeiro
Sebastian, Holly e Brad
Brad e Botões observam  o perigoso número de Sebastian
Que acaba se transformando em um trágico acidente
O Palhaço Botões prestes a revelar seu segredo
Após o acidente do circo o palhaço Botões revela seu verdadeiro talento
O Irreconhecível James Stewart em foto publicitária 
Chalrton Heston em foto publicitária
Cartaz original do filme 

Um comentário :

  1. Para mim, um dos muitos filmes perdidos do Oscar de melhor filme.
    Realmente, é um grande espetáculo, mas cafona em sua construção.
    Até um dos maiores atores de todos os tempos, James Stewart, ficou pequeno diante do ego de DeMille.
    Contudo, e sempre existem essas arestas, a obra é linda quando observada através da homenagem sobre o circo; magia perdida com o tempo.

    Veja o meu texto para o filme: http://eaicinefilocadevoce.blogspot.com.br/2013/05/critica-o-maior-espetaculo-da-terra-1952.html

    Abraços cinéfilos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...