quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festim Diabólico (1948)

(Rope) De Alfred Hitchcock, Com James Stewart, John Dall, Farley Granger, Sir. Cedric Hardwick, Dick Hogan, Joan Chandler, EUA - Suspense - Cor - Transatlantic /Universal - 1948. 

Por simples prazer, os "amigos" Brandon (Dall) e Phillip (Granger), que dividem um aconchegante apartamento em Nova York, estrangulam o colega David (Hogan) e colocam secretamente seu cadáver no interior de um baú onde sobre ele servem jantar para familiares e amigos da vitima. O crime começa a ser desvendado quando o antigo, e esperto, professor dos assassinos Rupert Cadell (Stewart) intriga-se com o nervoso e tenso comportamento de ambos. O mestre do suspense Alfred Hitchcock realizava aqui seu primeiro filme em Technicolor. Baseado em um caso real, o filme é completamente claustrofóbico e se passa inteiramente dentro de um único cenário, o apartamento. A técnica utilizada na montagem desse filme também foi completamente inovadora. Hitchcock não usou os tradicionais cortes, dando-nos a impressão de que a trama acontece diretamente em uma única tomada. Teatral, refinado, e absolutamente inteligente, a ação de Festim Diabólico é completamente psicológica. Diferente de todos os outros filmes do diretor, apesar de menos notório é um suspense sensacional e sem dúvida alguma, um dos grandes clássicos do cinema.

✩✩✩✩

"O segredo tem seu fim"
"Foto promocional de Festim Diabólico"
Granger, Stewart e Dall, o trio central de "Rope"
O desespero dos assassinos quando descobertos
"Um estranho comportamento" é a chave para o sagas professor
descobrir um crime
Toda a ação do filme se passa nesse panorâmico Ap de  Nova  Iorque
Cartaz original do filme

2 comentários :

  1. Jefferson!
    Na minha opinião, este é um dos melhores filmes de Hitchcock. Como você mesmo disse no texto, é diferente de tudo, e um verdadeiro clássico. James Stewart está ótimo e a história em si, dispensa comentários.

    E não se preocupe quanto as atualizações do blog. Posso lhe garantir que estarei sempre por aqui!

    Abraços, e até breve!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rubi, obrigado por seu comentário...
    Realmente Rope é um filme menor se comparado com os aclamados Psicose, Os Pássaros,Um Corpo que Cai etc, mas nem por isso não esteja lado a lado com eles no quesito, qualidade...

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...