segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Crepúsculo dos Deuses" (1950)

(Sunset Boulevard) De Billy Wilder, Com William Holden, Gloria Swanson, Erich Von Stroheim, Nancy Olsen, Jack Webb, Cecil B. De Mille, H.B Warner, Buster Keaton. EUA - Drama - P&B - Paramount - 1950.

O renomado diretor Billy Wilder (1906-2002), de origem polonesa e filho de judeus, mudou-se para os Estados Unidos em meados dos anos 1930 logo após perder os pais no campo de concentração de Auschwits, no auge da Segunda Guerra Mundial. Na América, Wilder facilmente encontra trabalho como roteirista e em parceria com Charles Brackett (1892-1969) realizam enormes sucessos, entre eles, os mega cultuados Ninotchka (1939) e Bola de Fogo (1941)A partir de 1942, Brackett decide produzir e Wilder dirigir seus próprios roteiros. Assim sendo,  em 1944 Wilder recebe a primeira indicação ao Oscar por seu excelente trabalho no noir Pacto de Sangue, no ano seguinte, com Farrapo Humano, a parceria vence nas principais categorias: direção, roteiro e filme. Em 1950 Charles Brackett e Billy Wilder realizam o último filme juntos: Crepúsculo dos Deuses.


"Eu sou grande, os filmes é que ficaram pequenos"

Crepúsculo dos Deuses traz ao público o submundo desconhecido repleto de interesses, desilusões e doentes paixões de uma Hollywood nunca antes levada às telas. Na trama (que é fictícia, mas muito se assemelha a realidade), Gloria Swanson “quase” interpreta a si própria. Norma Desmond (Swanson) é uma ultrapassada estrela do cinema mudo incapaz de aceitar o esquecimento, solitária, ela vive apenas com seu mordomo Max (Von Stroheim) em uma enorme mansão na Sunset Boulevard. Certo dia após ocasionalmente receber em sua casa o fracassado roteirista Joe Gillis (Holden), Norma pede a esse que revise o roteiro que ela mesma escrevera na intenção de retornar as telas. A idéia de Crepúsculo dos Deuses até então era inédita, Hollywood retratar de forma negativa a própria Hollywood. O Poderoso Darryl F. Zanuck, da Fox, ao assistir uma premiére do filme, fica furioso e critica veemente o diretor. Embora o enredo seja bem simples o filme tornou-se um enorme sucesso, agradou em cheio o público e os críticos. Antes de pensarem em Swanson, várias atrizes do cinema mudo foram convidadas para interpretar Norma Desmond, entre elas, Mae West e Mary Pickford, todavia, nenhuma delas aceitara o papel, pois achavam que ele seria prejudicial para as suas carreiras. Swanson, que estava afastada há muitos anos das telas, aceitou de imediato o papel e por fim, esse se tornou um dos mais importantes de toda sua carreira. Crepúsculo dos Deuses é hoje uma verdadeira obra prima, tornou-se um dos maiores clássicos americanos de todos os tempos e ocupa desde 2007 a 16º colocação entre os 100 melhores filmes pelo AFI. Obrigatório em qualquer coleção, é cinema de altíssimo nível, elegante, triste, cômico e perturbador.

✩✩✩✩✩

Norma Desmond e Joe Gillis
Ano novo solitário
O trio central de Crepúsculo dos Deuses
Erich Von Stroheim e William Holden em foto publicitária 
"Eu quero estar lá"
Três monstros do cinema: Billy Wilder, Gloria Swanson e Cecil B.De Mille
Swanson e Holden em foto publicitária  
Cena antológica de Crepúsculo dos Deuses
"Estou pronta para meu close-up Sr. De Mille"
Cartaz original do filme

6 comentários :

  1. Jefferson; mas que prazer recebê-lo em meu blog!
    Este é um dos meus filmes preferidos. É difícil acreditar que uma produção tão grandiosa quanto esta, com atores fantásticos tenha sido feita sem os recursos que desfrutamos atualmente. Uma obra prima, sem dúvidas. Indispensável pra quem gosta de cinema.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Pela Visita e por suas palavras Rubi, Você Também sempre será bem vinda aqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jefferson!

    Acabei de chegar por aqui e estou gostando muito! Você só escolhe filmão como tema, o que muito me entusiasma. Ótimas imagens, texto e template da página. Vou botá-lo na minha lista de recomendações.

    Crepúsculo dos Deuses é um dos meus preferidos. E pensar que, quando Gloria foi convidada pra tomar parte no projeto, ela aceitou pensando que faria um papel coadjuvante. Nunca imaginaria que, depois de tanto tempo, a quereriam novamente pra estrela. E ela fez história!

    Abraços e inté.
    Danielle

    ResponderExcluir
  4. Grande filme, Jefferson. Não me canso de revê-lo.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  5. Grande Mesmo, e de pensar que quando de seu lançamento ele foi visto como uma "comédia",

    ResponderExcluir
  6. Um grande filme, uma grande lição de cinema.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...