terça-feira, 18 de outubro de 2011

"A General" (1927)

(The General) De Buster Keaton, Com Buster Keaton, Marion Mack, EUA - Comédia/Guerra - P&B - Mudo - United Arts -1927.

No Inicio da guerra civil americana o maquinista Johnny Gray (Keaton) se encontra duplamente apaixonado e suas paixões são; sua locomotiva General e sua garota Anabelle (Mack). A pedido de Anabele, Johnny entusiasmadamente se alista no exército para lutar em favor do sul, no entanto, para sua decepção, o exército não o aceita e ele é dispensado. A partir de então, a situação do pobre rapaz começa a mudar quando, após ter suas duas paixões sequestradas pelos espiões ianques ele desapontado e furioso inicia contra esses uma perseguição implacável, adentrando em território inimigo e descobrindo os planos dos mesmos. A General é uma superprodução do cinema mudo, aplaudido pelos críticos, o filme mistura guerra e comédia na medida certa. Keaton conseguia provar para o mundo que além de um grande ator, também era ótimo como diretor, deixando para trás a sua fama de ser à sombra de Chaplin. Embora ele relutasse contra esse titulo, realmente é impressionante a semelhança do trabalho dos dois. Visto hoje o filme continua tendo seu valor, não só histórico por enfatizar a guerra civil, mas também por ter entrado definitivamente na historia da sétima arte.


✩✩✩

Keaton é Johnny Gray
Que de todas as maneiras tenta alistar-se ao exército
Tentando resgatar a sua General
Enfrentando todas as situações, as vezes hilárias
Fugindo dos Ianques após resgatar suas duas paixões
Como herói ele é venerado
Buster Keaton e Marion Mack : Estrelas do filme
Cartaz original do filme

3 comentários :

  1. Muito obrigada por seguir meu blog. Vejo de cara que seu espaço é de qualidade. Fico feliz em ver como somos parecidos: também comecei a me interessar por cinema clássico aos 16 e hoje sou estudante de História.
    Voltarei mais vezes!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Buster Keaton foi tão importante quanto Chaplin (na minha humilde opinião) Ele era mais discontraído, mais extravagante... enquanto Chaplin era mais crítico (digo isso com base nos poucos filmes que assisti de ambos). E apesar de gostar muito deste que você citou, ainda prefiro Nossa Hospitalidade, é um dos melhores filmes dele. Me divirto muito!

    - Sei que já falei isso em algum post (se não me engano foi no da Audrey Hepburn) mas repito, pois infelizmente vejo pouqúissimos posts sobre Romy Schneider nos blogs dos meus amigos, e eu adoraria ver qualquer coisa sobre ela por aqui. Ficaria ótimo no seu blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...