quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

"Serenata Tropical" (1940)

(Down Argentine Way) De: Irving Cummings, Com Betty Grable, Don Ameche, Carmen Miranda, Charlotte Greenwood, J. Carrol Naish, EUA – Musical – Cor – Fox – 1940.

O Diretor americano Irving Cummings que iniciou sua carreira como ator nos palcos da Broadway ainda adolescente, passou a atuar no cinema a partir de 1909 onde permaneceu até o inicio dos anos 20, quando finalmente decidiu aventurar-se na direção. Mesmo tendo sido Indicado ao Oscar em 1929 como melhor diretor por In Old Arizona é somente no final dos anos 30 após dirigir a estrela mirim Shirley Temple na comédia musical Pequena Miss Broadway que Cummings alcança seu reconhecimento imortalizando-se como um dos principais diretores das extravagantes comédias musicais em Technicolor da Fox. Foi Cummings juntamente com Darryl F. Zanuck os responsáveis por levar as telas pela primeira vez a Portuguesa naturalizada Brasileira Carmen Miranda. Carmen alcançara grande prestigio em diversos palcos americanos em 1939 e no inicio dos anos 40 já havia se apresentado até mesmo na casa branca diante do então presidente Roosevelt. O filme era o musical Down Argentine Way que no Brasil passou a ser Serenata Tropical.  Tremendo sucesso de público e crítica o filme foi muito bem aceito e tornou Carmen Miranda a primeira “embaixatriz” brasileira em Hollywood.  No filme Carmen aparece como ela mesma cantando em uma casa noturna de Buenos Aires. Logo após o termino dos créditos iniciais Carmen Miranda surge nas telas cantando um de seus maiores sucessos: South American Way. Na trama a história da bela Glenda Crawford (Grable) uma jóquei  que viaja junto com sua tia Binnie (Greenwood) até a Argentina onde vive Ricardo Quintana (Ameche) na intenção de comprar dele um valioso animal. Glenda e Ricardo acabam se apaixonando, mas devido a uma antiga inimizade entre seus pais tanto os negócios quanto o relacionamento se tornam difíceis. Enriquecido com diversos e bons números musicais Serenata Tropical também encanta por seu ótimo e cômico roteiro. Recentemente o filme foi remasterizado tornando as cores do Technicolor ainda mais vivas e brilhantes. Apesar de um tanto envelhecido o filme segue na história do cinema por ser o primeiro estrelado em Hollywood por aquela que mais tarde seria reconhecida internacionalmente como a eterna pequena Notável. Indispensável.

✩✩✩


  Assista Carmen Miranda cantando a ótima: "Bambú-Bambú"

Hollywood cheguei !!

Glenda Crawford avista um belo cavalo argentino
E logo conhece seu dono
Binnie e Glenda são recepcionadas no aeroporto argentino
Carmen Miranda canta "Mamãe eu quero" no "El Tigre"
Glenda e Ricardo, amor sem fronteiras
Foto publicitária do filme
Sequencia sspecial:  A incrível apresentação dos Nicholas Brothers
Don Ameche é Ricardo Quintana
Uma das maiores Pin- Up Girls do cinema: Betty Grable 
Toda a simpatia de Carmen Miranda
Cartaz original do filme

12 comentários :

  1. Cummings tinha talento e esse filme é uma delícia.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jefferson. Bela lembrança da nossa Garota Notável, em pleno Carnaval (ainda). Os musicais na Fox eram meio enjoados, mas Carmen salvava todos os filmes. E o filme tem ainda a presença de Leonard Kinskey, acho que russo, de Casablanca, lembra?
    Um abraço do Darci

    ResponderExcluir
  3. Mas que bela homenagem a Carmen Miranda!
    No entanto, costumo dizer aos meus amigos que tenho certa dificuldade em encontrar seus filmes. Creio eu, por ser todos verdadeiras relíquias. Aliás, que elenco maravilhoso. E que post maravilhoso. Aí está mais um filme pra incluir na minha listinha!

    Até breve Jefferson!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o título em português era Serenata Tropical, por isso não o reconheci de cara. Mas reconheço que Carmen está excelente e seus números são ótimos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ola Jefferson,Adorei esta tua postagem sobre Carmen Miranda.A semana passada assisti na TV um documentário sobre sua vida ,o que muito me emocionou,pois não tinha grande conhecimento sobre sua intimidade,mais conhecia era os seus filmes e sua musica.Já que estamos no assunto, quero te perguntar se sabes qual o filme que ela canta Tico-tico no fubá;já questionei outras pessoas mas não obtive nenhuma resposta.Grande abraço meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  6. OLá Suzane, Obrigado Por Sua Visita,
    Quanto a sua pergunta fico feliz em poder ajudar, Carmen Miranda Canta "Tico Tico No Fubá" no filme de 1947 "Copacabana" da United Artists. Eu ainda não o tenho pois já a algum tempo ele anda escasso do mercado, mas fique atenta as lojas virtuais que logo pode aparecer....

    Abração

    ResponderExcluir
  7. Olá,obrigado pela dica,futuramente vou tentar cantar e postar esta preciosidade.Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não vi este, Jefferson. A Carmen é maravilhosa. Li uma matéria na revista "História Viva" falando sobre a Carmen. A texto dava ênfase no contexto histórico e político do que os Cientistas Políticos chamam de "política da boa vizinhança" a respeito da aproximidade Brasil-EUA. Curioso de tudo que Carmen não é brasileira, mas portuguesa. Irei ver este filme. Gostei. Um abraço, companheiro...

    ResponderExcluir
  9. Encontro de cinemas.
    Fantástico!

    O meu Cinema é Mudo mas,
    fala tudo. Mudos também
    comunicam-se.


    Fico a seguir-te.
    Um encanto;
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Sahara, Seja bem vinda ao Blog, Abraços

    ResponderExcluir
  11. Além das muito bem feitas sinpses dos filmes anunciados nas postagens, outro fato de valor relevante são as belas fotos que ilustram o tema.

    Vemos aqui tanta gente que não mais existe, ou todos, no auge de sua juventude e beleza. Muitas vezes atrizes ou atores que somente os alcançamos já na idade madura, e então deitamos os olhos nestes no resplendor de sua vida ativa e muito jovens.
    Uma forma muito criativa para dinamizar os temas do blog.

    Não assisti a Serenata Tropical. Aliás, para ser mais sincero, jamais vi um filme onde a nossa Carmem trabalhasse, apesar de conhecer toda historia de sua vida, como seu pessimo casamento, seus males de saúde, seus sofrimentos e por fim sua ida tão cedo!

    Num ligeiro resumo; seu casamento foi sua derrocada total, o grande desastre e desgraça de sua vida e, até mesmo, sua vida!

    Mas, voltando aos seus filmes, não os deixei de assisti-los por qualquer tipo de aversão ou prevenção contra eles,contra ela, ou contra seus temas, e sim pela oportunidade de ve-los hoje, que somente a TV nos daria, mas que eles esqueceram que os filmes antigos são as melhores coisas que o cinema já fez.

    Mas eles não se ligam nisso, na qualidade, no que muitos desejam, e sim no que a maioria quer, que são filmes de lutas, fitas absurdas com milhares de tiros, muitas mortes, pornografia, comédias insossas de amor (muitas mal tiradas de fitas antigas) e por aí vai.
    Desprezam a qualidade pela quantidade. De dinheiro, principalmente.

    E nós, não propriamente nostálgicos, ou até que assim seja, porém nós, que amamos o bom cinema, que tivemos a ventura de conhecer o que é bom, bonito e bem feito, ficamos privados de passar nossos ávidos olhos em tão belos espétávulos.

    Assim como querem impor uma lei para o cinema nacional ter tempo determinado de duração diariamente, o mesmo poderiam fazer com os grandes classicos do cinema, presente que eles estariam distribuindo a tanta gente o quanto não são capazes de imaginar.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Jurandir, comentário tocante o seu. Agradeço imensamente suas participações e elogios;
    Quanto aos filmes de Carmen, visite uma loja virtual como a americanas ou videolar, submarino, enfim, com menos de 100 reais você com certeza compra no minimo uns 5 filmes dela. Aproveite pq fale a pena conhecer e guardar pra sempre essas obras.

    Att

    Jefferson

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...