quinta-feira, 15 de março de 2012

"Amor Sublime Amor" (1961)

(West Side Story) De: Robert Wise e Jerome Robbins Com: Natalie Wood, Richard Beymer, Russ Tamblyn, Rita Moreno, George Chakiris, EUA -  Musical - Cor - MGM - 1961.

Na Zona Oeste de Nova York duas gangues rivais de adolescentes disputam o território, são esses os Jets, brancos e americanos que de forma alguma aceitam os hispânicos vindos de Porto Rico, Sharks. Certa noite quando as duas gangues encontram-se no mesmo baile, Tony (Beymer) o ex líder dos Jets conhece e se apaixona perdidamente por Maria (Wood) a irmã protegida do atual líder dos Sharks Bernardo (Chakiris). Baseado na celebre peça de Arthur Laurents, West Side Story repetiu nas telas o mesmo sucesso que alcançara nos palcos da Broadway quatro anos antes. A adaptação da tragédia de William Shakespeare Romeu e Julieta ambientada na atualidade e nas ruas pobres da cidade grande agradou críticos e público de todo o mundo. Vencera dez Oscar, entre eles o de melhor filme, trilha sonora, e atriz coadjuvante (Moreno). Robert Wise que vinha de grandes sucessos como O Dia em Que a Terra Parou (1951), Marcado Pela Sarjeta (1956) e Quero Viver (1958) acertara em cheio no gênero musical, levando seu primeiro prêmio de melhor diretor (fato que se repetiria quatro anos depois quando vencera com outro musical: A Noviça Rebelde). Amor Sublime Amor ocupa a segunda posição de melhor musical de todos os tempos segundo o AFI. Visto hoje as fortes combinações de romance, drama e música continuam a emocionar até aos que não são fãs do gênero. Imperdível. 

✩✩✩✩

Os Jets
Os Sharks
Os Jets e os Sharks
E suas constantes rixas 
O Baile
O Amor proibido de Tony e Maria
Maria celebra sua felicidade
Que não dura muito tempo
A Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante Rita Moreno 
Natalie Wood mais linda do que nunca
Cartaz original do filme

14 comentários :

  1. Adoro este cult musical!
    Filme de cabeceira, funciona melhor que Greàse, por exemplo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, concordo plenamente contigo. Inclusive eu costumo dizer que esse junto com A Noviça Rebelde e Mary Poppins são os últimos GRANDES músicais da era de Ouro de Hollywood,foram realmente a despedida desse gênero....

    Valeu por Participar.... abração

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito desse filme e concordo que é um dos últimos grandes musicais. Natalie Wood está realmente lindíssima e Rita Moreno rouba várias cenas, tendo seu grande momento em America.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Acredita que ainda não assisti este filme? E olha que eu gosto bastante da Natalie Wood, e claro de musicais. Preciso procurar o quanto antes; aliás, que bela sequência de imagens.

    *Quanto ao seu comentário sobre Os Desajustados, eu concordo plenamente. Eles não estavam no auge de suas carreiras, e acho que se não fosse a morte prematura deles ... o público não daria tanta atenção ao filme. Tornou-se portanto, um filme triste e inesquecível.

    ResponderExcluir
  5. Rubi,que pecado esta cometendo,como ainda não assistiu? Corra agora para qualquer site e compre esse filme, é
    obrigatório em qualquer coleção....

    ResponderExcluir
  6. Vou confessar:

    Eu tenho esse filme em casa, mas... Ainda não vi... Tá bom, podem me apedrejar!

    ResponderExcluir
  7. Uma bela obra de Wise, um grande diretor e que jamais deixou qualquer decepção num trabalho seu.

    Uma Super Produção marcada por belos numeros musicais, com coreografias surpreendentes e com boas interpretações de Wood, Beymer, Tamblin, Moreno, etc.

    Pelicula pontuada para o sucesso e, desde seu lançamento em 1962/63 aqui em Salvador, segue pontilhando sua trilha de um filme eterno.

    Gosto do trabalho de Wise muito mais em Marcado Pela Sarjeta/56, onde Paul Newman tem, no meu ver, o melhor desempenho de sua carreira e a mão segura deste memorável diretor cria uma fita densa e perfeita.

    Mas o bom diretor é também marcado por demais outras obras suas, como O Dia em Que a Terra Parou, uma fita de 1951, e que mostra recursos avançados para sua época, além de conter uma mensagem ainda inétida no cinema, Quero Viver, Honra a Um Homem Mau e, acho, seu maior sucesso, A Noviça Rebelde.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Um dos melhores musicais de todo os tempos, com destaque para as ótimas coreografias e a atuação de Rita Moreno.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  9. Esse, sim, é um grande musical. Um bela produção. É o tipo de filme para se ver e rever. Maravilhoso. até...

    ResponderExcluir
  10. Quem oferece as pedras para lançarmos ao Fábio? Se sobrar algumas lançaremos ainda na Rubi... aehuaeuhau
    Antonio, concordo plenamente, Faroeste, idem, adoro Wise em Quero Viver, um filme pesado, marcante, um soco no estomago, Maxwell realmente uma bela produção.... abraços a todos

    ResponderExcluir
  11. A belíssima Natalie Wood!
    Soube que quem ia fazer o papel de parceiro dela era o Elvis. Nossa, já pensou ele cantando Maria?
    Música gravada de forma magistral por Johnny Mathis.
    Ótima lembrança, Jeff!
    Um abraço
    Dani

    ResponderExcluir
  12. Adorei demais este filme,cheguei a ver 3 vezes.Lastimo até hoje a morte não esclarecida da linda e querida Natalie Wood.Tua postagem esta perfeita,e as fotos excelentes.Deste filme as musicas que canto[a minha maneira,como sabes]são TONIGHT......MARIA.....AMERICA.Grande abraço meu querido.

    ResponderExcluir
  13. Jefferson, não acredito no que li em alguns comentários acima. gente dizendo que nunca assistiu a West Side Story. Isso é imperdoável para quem gosta de cinema. Só não é o melhor filme de todos os tempos porque há um chamado Rastros de Ódio. Um abraço - Darci Fonseca

    ResponderExcluir
  14. Darci, realmente não da pra acreditar que alguém ainda não o assistiu, mas não se preocupe, você viu, vamos apedrejar esses dito cujos... kkk
    Agradeço sua participação e já salvei seu e-mail em meus arquivos com muito respeito e lisonja.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...