quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Assim Caminha a Humanidade" (1956)

(Giant) De George Stevens, Com Elizabeth Taylor, Rock Hudson, James Dean, Mercedes McCambridge, Jane Withers, Chill Wills, Caroll Baker, Sal Mineo, Dennis Hopper, EUA - Épico Drama - Cor - Warner Bros. - 1956. 

O renomado diretor George Stevens já premiado com um Oscar em 1951 por sua magistral direção em “Um Lugar ao Sol” realizara em 1953 um dos mais encantadores faroestes de todos os tempos; “Os Brutos Também Amam”. Em 1955 Quando decide Levar às telas a adaptação do romance de Edna Ferber; “Gigante” ,Stevens completaria a formação do que viria a se tornar uma trilogia de grandes clássicos da década de 50. Os três filmes ao longo dos anos foram se tornando cada vez mais admirados, ocupando tranquilamente suas posições entre os 100 melhores filmes de todos os tempos.


Bick e Leslie recém casados

Assim Caminha a Humanidade retrata a saga da família Benedict a partir do casamento de Bick (Hudson) com Leslie (Taylor) no inicio dos anos 20. Bick é um multimilionário texano que vive na gigantesca fazenda Reata com a irmã Luz (Mc Cambridge) e diversos empregados, entre eles o áspero Jett Rink (Dean). Luz que não aprova o casamento do irmão, após falecer deixa como herança e gratidão um pequeno pedaço de terra a Jett que passa a chamar o local de “Pequena Reata”, ali ele encontra petróleo e torna-se milionário da noite para o dia acirrando ainda mais seu difícil relacionamento com Bick. Edna Ferber ao escrever sua obra nos mostra a riqueza, o orgulho, a exuberância e a excentricidade dos multimilionários texanos da primeira metade do século XX. O Personagem de Jett Rink foi inspirado na vida de Glenn McCarthy (1908-1988),imigrante irlandês que se tornou um dos principais petroleiros do Texas. O filme aborda claramente ainda o enorme preconceito racial existente na época. 


Leslie conhece Reata acompanhada do esposo Bick

A Revista americana Time em 1956 dizia que Assim Caminha a Humanidade era a mais legitima declaração contra a intolerância racial já mostrada em uma tela de cinema e elegeu o filme como sendo o melhor do ano. A academia de artes e ciências cinematográficas não concordou, pois naquele ano o vencedor do Oscar fora o musical “O Rei e Eu”. Apesar de o filme ter sido indicado em 10 categorias, levou apenas a de melhor direção. Tremendo sucesso o filme bateu recordes de bilheterias em todo o mundo. Alan Ladd era o preferido de Stevens para ser Jett Rink, mas o ator não aceitara e o papel acabou se tornando o último de James Dean que morrera três dias após o termino das filmagens. Com Perfeita trilha sonora de Dimitri Tiomkim e com cenas antológicas como a briga de Bick na lanchonete, o discurso de Jett Rink pra uma platéia vazia e a cena final com o close das duas crianças uma loura e outra mestiça Assim Caminha a Humanidade nos proporciona além de entretenimento um prazer incomparável e nostálgico. É Puro Cinema de qualidade, filme sem idade e indispensável em qualquer coleção. Uma Verdadeira Obra Prima.

✩✩✩✩✩

O áspero Jett Rink prefere a solidão  
Leslie, Bick e Jett 
Assustada com o que vê em Vientecito , Leslie passa a ajudar os imigrantes 
É indiscutível a habilidade de James Dean em roubar a cena com seu brilho
O casal Benedict observa as milhares cabeças de gado
Jett Rink comemora ao encontrar petróleo
O Discurso 
Rink fala para uma plateia vazia
O amor entre Bick e Leslie atravessa décadas
Foto dos bastidores
Cartaz original do filme

Um comentário :

  1. Eu aprecio muito filmes antigos e Assim Caminha A Humanidade é maravilhoso.Eu assisti por causa de Liz Taylor e AMEI.
    S2

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...