quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"A Tortura do Silêncio" (1953)

(I Confess) De: Alfred Hitchcock, Com Montgomery Clift, Anne Baxter, Karl Malden, O.E Hasse, Brian Aherne, Roger Dann, Dolly Hass, EUA – Suspense – P&B – Warner - 1953.

Michael Logan (Clift) é um padre integro honesto e acima de qualquer suspeita que deixou tudo para trás para dedicar-se inteiramente a vida religiosa. Juntamente com outros padres, Logan ordena em uma paróquia na cidade de Quebec no Canadá, onde com eles residem também o casal de refugiados alemães Otto e Alma Keller (Hasse e Hass respectivamente). Certa noite após cometer um terrível assassinato, Otto imediatamente segue para igreja e o confessa diante de Logan, que por sua vez (e segundo as normas da religião católica) guarda profundamente o silêncio. Quando o Inspetor Larrue (Malden) inicia suas investigações diversos fatos contribuem contra a integridade do padre, fazendo com que ele se torne o principal suspeito do crime. Ruth Grandfort (Baxter) uma “antiga” paixão de Logan após descobrir a atual situação desse, no intuito de ajudá-lo complica - o ainda mais levando - o a julgamento. É mais um dos diversos filmes de Hitchcock onde um homem inocente se torna culpado. Foi baseado na peça francesa Nos Deux Consciences, e é considerado por muitos como o filme mais romântico do mestre do suspense. A ótima trilha sonora assinada por Dimitri Tiomkin que inclui até cantos Gregorianos (Dies Irae) foi elaborada minuciosamente para expressar a tristeza e o sofrimento do padre mediante a sua difícil situação. A fotografia magistral de Robert Burks (fiel parceiro de Hitchcock em praticamente todos os notáveis trabalhos do diretor como Pacto Sinistro, Janela Indiscreta, Disque M Para Matar, Um Corpo Que Cai, etc) exprime o clima tenso e pesado da obra que inquestionavelmente pode ser intitulado de Obra Prima.

✩✩✩✩

O padre Michael Logan ouve a confissão de Otto Keller
Que de inicio se demonstra arrependido do crime
Mas logo deixa transparecer suas verdadeiras intenções
Logan aguardando o interrogatório do inspetor Larrue
Logan é  reconhecido por pequenas testemunhas
Ruth Grandfort descobre a situação de seu "antigo" amor
O Inocente torna-se o principal suspeito
No intuito de ajudar Logan, Ruth o prejudica ainda mais
E expõe seu antigo relacionamento com o atual sacerdote
O antigo e ardente amor de Ruth e Michael
As circunstâncias colocam Logan frente a frente com a verdade
Anne Baxter e Montgomery Clift em foto publicitária
Cartaz original do filme

15 comentários :

  1. Um Hitch pouco lembrado, mas muito bom. Ótima atuação de Clift.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. É um ótimo filme, um dos primeiros que levou as telas a questão do dilema de um padre em relação a confissão de um crime.

    Montgomery Clift era um grande ator que faleceu cedo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Que dizer de Hitchcock além de genial? Sempre fico impressionada com as situações riquíssimas que ele leva às telas. Gosto bastante também de Montgomery Clift.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários pessoal, comentem bastante quero ver a opinião de vocês quanto a esse filme que é um de meus preferidos de Hitch e entre todos....

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Muito bem Jefferson, disse o essencial. I Confess é mais um grande filme da coleção do mestre. "O homem errado" é um tema recorrente em seus filmes, adoro! Tiomkin tem um trabalho notável aqui mesmo.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse filme. Montgomery Clift está magnífico.

    ResponderExcluir
  7. já vi muitos filmes de Hithcock ( um dos meus diretores favoritos), mas confesso que este é uma das minhas faltas. Tenho que que procurar resolvê-la o mais breve possível! Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jefferson. Parabéns, irmão, pelo texto. Hithcock é um Cachorro Grande. Esse, ainda, não vi. Já entro pra minha lista. No mais um forte abraço. Até...

    ResponderExcluir
  9. Tenho que cumprir a minha meta de ver todos os filmes do Hitchcock, um dos meus diretores favoritos(como não adorá-lo?). Ainda não vi este, mas vou dar um jeito de assisti-lo o mais breve possível. Abraços, Jefferson.

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Cara, não assisti esse filme, mas o pessoal comentando tão bem assim, vou ter que sair correndo para procurar. Gostei da postagem e das fotos. Parabéns. Abração!

    ResponderExcluir
  11. Nossa,que filme bem lembrado,e a postagem que fizestes está excelente.Parabéns pelo trabalho meu querido amigo.Abs.

    ResponderExcluir
  12. Pouco lembrado, mas excelente!
    Gosto muito do conflito criado... ótima pedida!!!
    Aliás, adorei as imagens que postou!!

    bela crítica!

    ;D

    ResponderExcluir
  13. To na correria pra ver todos os filmes do Mestre Hitchcock, to quase la, já vi 47. Eu gosto de praticamente todos os filmes dele, A Tortura do Silêncio é realmente ótimo, mas não entra por exemplo em um top 10 do mestre pra mim. Essa história do inocente acusado de algo que não cometeu era adorada pelo Hitchcock, deve ter pelo menos uns 15 filmes dele com esse tema. E sempre são ótimos, e acabam sendo bem diferentes.

    ResponderExcluir
  14. Nossa Leonardo já viu 47 filmes do Hitch. Ai sim eim, nunca parei para contar mas acho que não cheguei a ver tudo isso.
    Karla, realmente pouco lembrado porém perfeito e excelente. Obrigado pela Visita, Volte sempre...
    Suzane, obrigado por sempre se fazer presente...
    Celo, corra, compre, baixe, sei lá, mas assista...
    Maxwell, Gabriel, assistam, não vão se arrepender...

    Enfim, obrigado a todos os comentários pessoal...

    ResponderExcluir
  15. O assisti há longos anos e não tenho clareza na mente de exatamente como tudo se desenrolou. Mas sei o básico da fita e acho um dos médios filmes de Hitchcock, apesar de ser grande apreciador do trabalho do ótimo Cliff, assim como do Malden e da Baxter.

    A Tortura da Suspeita tem algo de similaridade com O Homem Errado, fita, no meu ver, de melhor qualidade que o em pauta. Principalmente porque tem o grande Fonda em mais um bom momento de sua carreira sem, com toda certeza, por desmerecimento ao grande ator que foi Cliff.

    No entanto, deste diretor, ainda prefiro Janela Indiscreta, Intriga Internacional, Cortina Rasgada e o filme que el, Hitchcock mais detesta de sua longa lista de criações, que é Disque M Para Matar, todos à frente deste, embora não o qualifique um filme ruim.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...