segunda-feira, 26 de março de 2012

"Hondo - Caminhos Ásperos" (1953)

(Hondo) De John Farrow, Com John Wayne, Geraldine Page, Ward Bond, Lee Aaker, Michael Pate, James Arness, EUA - Faroeste - Cor - Warner - 1953. 

Depois de três anos sem estrelar um faroeste, (o último foi Rio Grande em 1950) John Wayne que sem dúvidas se tornou na história do cinema o maior estereótipo do Cowboy americano, retorna às telas em uma produção arrebatadora: Hondo - Caminhos ÁsperosDirigido pelo fraco John Farrow (mais lembrado por seu trabalho de roteirista em A Volta ao Mundo em 80 Dias, e por ser pai da atriz Mia Farrow) o filme só obteve seu merecido reconhecimento anos após seu lançamento. A pedra no sapato desse e de todos os outros faroestes lançados em 1953 se chamava Os Brutos Também Amam de George Stevens, que encantou o público e a critica do mundo todo ofuscando completamente o brilho dos demais. Nem mesmo os efeitos em 3D foram suficientes para levantar a bilheteria desse que visto hoje é sem dúvidas um dos maiores filmes de Wayne. Com características completamente idênticas as de Shane, o filme de John Farrow nos traz a história de Hondo (Wayne) um pistoleiro que encontra ajuda e abrigo no rancho de Angie Lowe (Page) uma bela mulher que vive unicamente na companhia do pequeno filho no deserto do Novo México. Após perceber que Angie corre perigo habitando em terras indígenas Hondo decide protegê-la diante dos temíveis Apaches. O Filme tem uma fotografia belíssima, além de uma trilha sonora digna de nota. Algumas sequências, principalmente as próximas do final, foram dirigidas pelo mestre John Ford quando Farrow teve que se apresentar em outro projeto. Apesar de ter menos de noventa minutos de duração o filme apresenta um intervalo, o que era muito comum nos épicos e também em produções realizadas em terceira dimensão, na época eram usados dois projetores para causar o determinado efeito, e o intervalo, independente da metragem do filme, era necessário para a devida troca dos rolos. Apesar de tanto trabalho o filme foi pouco rodado em 3D e grande parte do público o assistiu sem os incríveis efeitos. Completamente indicado aos amantes dos westerns, o filme é sem dúvidas um grande espetáculo, ainda mais depois de sua recente remasterização onde nos é apresentado com as cores do processo WarnerColor ainda mais vivas e brilhantes. Entretenimento certo.

✩✩✩

Toda a magnitude do filme já é apresentada em seus créditos
Hondo Lane se aproxima do rancho de Angie Lowe
Que logo recebe a indesejável visita dos índios Apaches
O Líder Apache Vittorio
Ao retornar a cidade Hondo surpreende os amigos
Mais tarde acaba sendo surpreendido em uma emboscada
Hondo confessa a Angie o triste destino de seu esposo
Hondo e o pequeno Johnny, uma relação paternal
Hondo decide contar ao garoto o triste fim de seu pai
A Cavalaria alerta sobre a disputa territorial contra os Apaches e pede retirada
O Cowboy dos cowboys, John Wayne astro absoluto em Hollywood
Cartaz original do filme

11 comentários :

  1. Já vi este bom faroeste de Farrow, que não concordo ser o diretor tão fraco assim,(questão de gosto apenas), com o diretor se sobressindo neste western que conta com a presença do Duke e de Geraldine Page, muito jovem e muito linda.

    Um faroeste com diversos destaques no seu conteudo, com bons atores e com Wayne com fome de filmar, já que passara 3 anos num jejum terrível!

    Quanto ao John Farrow não podemos esquecer que ele nos deu bons filmes, como; Ainda Não Comecei a Lutar/59, Mares Violentos/55, A Bela e o Renegado/52, num belo trabalho de Quinn e Taylor, onde a Ava explode no filme com sua beleza arrebatadora, o bom California/46, Após a Tempestade, que não é um mau filme, dentre alguns outros de sua filmografia que ainda se pode salvar.

    Perfeito que igualar-se a Caminhos Ásperos/53, poucos dos que fez se comparam, mas que não foi um diretor desprezivel, isso não foi. Apesar de ser este comentarista quem estar usando tal termo, que não consta da matéria.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Jefferson;

    Quero pedir desculpas ao amigo. Mas fiz meu comentário sem ter lido todo o texto, e logo a partir de quando observou ser o Farrow um diretor fraco.

    Depois de comentar, voltei para ler o texto direito e acrescento;

    Dificil encarar Os Brutos Também Amam, onde o amigo vê grandes semelhanças entre os filmes.
    Na verdade tem sim, alguma semelhança, como ele vindo para o rancho da mulher desprotegida, e a criança, que cria um laço paternal com ele, Hondo.

    Mas observo as semelhanças estancarem por aí, porque o desenrolar é completamente alternado ao filme de Stevns.

    Outro fato que li no seu bom trabalho (com lindas fotos e um bom trecho, compacto, mas expressivo) foi de John Ford ter dirigido cenas finais do filme, fato que desconhecia completamente.

    Para completar, recordo ainda hoje de uma fala do Duke para Geraldine, ao esta mostrar que sentia receio da presença de Wayne ali no seu rancho (acho que para pernoitar), e ele respondeu para ela; "as mulheres pensam que todos os homens as quer".
    Palavras que a deixou desnorteada.
    Uma fita excelente, bem feita e com um cenário espetacular. Muito boa pedida para uma reprise.
    Abraço, amigo
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Prezado Amigo Jurandir, Como vai?!
    Agradeço desde já sua participação em meu Blog, é muito bom ouvir vossas criticas, opiniões, sugestões e elogios.
    Referente as suas palavras,entendo e respeito obviamente sua opinião. Quando eu disse que John Farrow é um fraco diretor, realmente disse do meu ponto de vista pessoal. Eu disse isso também no sentido de que seus filmes não nos alcançaram nos dias atuais, pode-se ter certeza que o único é o que esta em Pauta, todos os demais que você citou inclusive são praticamente desconhecidos entre o grande público e até mesmo no meio cinéfilo.Espero que tenha entendido, eu digo fraco comparado com alguns outros que o nome perdura ainda radiante até os dias atuais, fraco porém não ruim.
    As semelhanças que vejo entre Hondo e Shane são as seguintes: A fotografia em cores dos dois filmes são bem parecidas, a trilha sonora também lembra, há o relacionamento entre um forasteiro adulto com uma criança que o idolatra, um flerte entre o mesmo forasteiro e uma mulher casada (em shane também existe esse flerte)em ambos os filmes um rancho é protegido dos inimigos, sendo os colonos em Shane e os Indios no filme de Farrow,enfim, se Hondo tivesse sido lançado um ano depois do filme de George Stevens, vc não acha que o mundo todo diria ser uma cópia ou completamente inspirado nele? Pois ainda bem que os dois foram lançados no mesmo ano...

    Continue participando, é muito bom ler seus comentários.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Uau, 3D! Só isso já me dá vontade de conferir o filme, além do fato de que preciso ver mais faroestes. Concordo que John Wayne é a personificação do gênero e até já escrevi sobre a imagem que ele passa que casa tão bem com o faroeste.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Farrow - o pai de Mia - tinha talento e qualquer filme com a Geraldine Page já vale a pena.
    Grande abraço,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. Grande artigo, nobre Jefferson, a altura da obra cinematográfica em pauta neste seu maravilhoso blog.

    John Farrow era marido de Maureen O’ Sullivan, a Jane dos filmes de Tarzan estrelados por Johnny Weissmuller na Metro, e dessa união nasceu a futura atriz Mia Farrow, já mencionada.

    Geraldine Page faria mais sucesso nos anos seguintes, principalmente na década de 1980, quando se tornou muito atuante, e ganhou o Oscar de melhor atriz em 1986 pelo filme REGRESSO PARA BONTIFUL. Incrivelmente, Page chegou a ser indicada ao Oscar pelo papel em HONDO. Foi casada com Rip Torn, sete anos mais novo que ela, e faleceu em 1987.

    HONDO é um dos filmes mais épicos estrelados pelo DUKE, Jefferson. Excelente panorama e fotografia impecável, mostradas como nunca antes nas telas. Hoje, é muito comum assistir um filme em 3-D, mas na década de 1950, isso era um must.
    Grande!!!

    Abraços amigo!

    Paulo Néry

    ResponderExcluir
  7. EM TEMPO: Em 1967, a MGM/TV produziu uma série, estrelado por RALPH TEAGER e que foi exibida no Brasil, na década de 1990, pela extinta Rede Manchete. Michael Pate voltou a interpretar o mesmo Líder Apache Vittorio, tal como fez no filme original estrelado por Wayne.

    Abraços

    Paulo

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jefferson, estou preparando um post sobre os meus blogs favoritos. Peço que preencha os seguintes dados:


    Título do blog:
    Nome do Blogueiro:
    Idade:
    Cidade e Estado onde vive atualmente:
    Data inicial do blog:
    Descrever o blog: (em duas ou três linhas)

    Favoritos do blogueiro:
    Filme Clássico:
    Diretor:
    Atriz:
    Ator:
    Gênero Cinematográfico:

    Mande as respostas para o meu e-mail:
    ofalcaomaltes41@gmail.com


    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  9. Jefferson!
    Aí está mais um filme que ainda não tive tempo pra assistir. Confesso que conheço muito pouco sobre o trabalho de John Wayne. Ainda preciso tirar uma semana pra assistir todos os seus filmes, porque sei que estou perdendo muita coisa boa.

    O Pecado Mora ao Lado é um filme inesquecível. (seria perfeito se Marilyn fosse a protagonista) Eu me diverti muito, tanto com este quanto com Quanto Mais Quente Melhor. Jack Lemmon me fez rir do início ao fim.

    Fico tão feliz que esteja acompanhando este especial sobre Marilyn. Hoje encerrei, portanto,faço questão que apareça por lá.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Ok Antonio, já estarei respondendo sua solicitação e agradeço desde já por me inclui-lo entre os seus preferidos, pra mim é uma honra, tenha certeza..... abração

    Rubi, já estou indo lá prestigiar seu Post sobre a Diva MM

    ResponderExcluir
  11. Super fã de faroestes, hein, Jefferson?
    Nesses filmes dos anos 40-50, em technicolor, me diverte a estilização que fazem do velho oeste. Olha esses índios... Não é atoa que Brando fez piada com a questão, mandando uma suposta índia ir recusar o Oscar dele. O ambiente era tão estereotipado quando o mocinho, mas eu gosto demais do John Wayne. Não vi "Hondo", mas "No tempo das dirigências" é um dos filmes melhores que já vi.

    Bjos e obrigada pela dica. Vou procurá-lo!
    Dani

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...