domingo, 28 de outubro de 2012

"Anjos do Inferno" (1930)

(Hell´s Angels) De: Howard Hughes, Com: Ben Lyon, James Hall, Jean Harlow, John Darrow, Lucien Prival, Frank Clarke, EUA - Guerra - P&B/Cor - The Caddo Company - 1930.

Após se tornar órfão de mãe e pai em 1922 e 1924 respectivamente, o jovem de então dezenove anos Howard Hughes passa a controlar as milionárias empresas petrolíferas de seu pai, Hughes Robard Company em Houston – Texas. Em 1925 ao completar vinte anos, Hughes já bilionário, se casa com Ellen Rice, abandona a universidade e se muda para Hollywood no intuito de realizar um de seus grandes sonhos, tornar-se cineasta. Dois anos após ter chego à cidade dos sonhos, Hughes em parceria com alguns outros executivos da indústria cinematográfica criam a The Caddo Company, empresa responsável por lançar nove grandes filmes entre 1927 e 1932, destacando-se; Dois Cavaleiros Árabes (1927), A Lei dos Fortes (1928), o vencedor do Oscar Sem Novidades no Front (1931), e Scarface, a Vergonha de uma Nação (1932).  Em 1929 após se divorciar de Rice, Hughes adquire a fama de galanteador e passa a se relacionar com diversas estrelas de Hollywood. Entre seus  affairs estavam; Jean Harlow, Katharine Hepburn, Ginger Rogers, Bette Davis, Rita Hayworth, Gene Tierney, Jean Fontaine, Ava Gardner, Olivia de Havilland, Jane Russell e Yvone de Carlo.  Além do cinema e das diversas mulheres, outra grande paixão de Hughes era a Aviação. O excêntrico bilionário, que desde criança demonstrava ter herdado a inteligência do pai, era um grande admirador da mecânica e das novas tecnologias. Freqüentou o instituto de tecnologia de Houston e aos doze anos de idade já havia aparecido até em um jornal andando sobre uma bicicleta motorizada que ele mesmo tinha projetado. Em 1932 funda sua primeira empresa de aviação; Hughes Air Craft e em 1939 assume o controle da TWA após investir nela mais de sete milhões de dólares. No final da década de 1930 e durante toda a década de 1940, após ganhar diversos prêmios em reconhecimento por suas realizações no avanço da aviação, Hughes passa a desenvolver novos modelos de aviões e aeronaves para o exército americano, contribuindo grandemente com o sucesso da Força Aérea dos Estados Unidos durante a segunda guerra mundial. Como nosso foco é o cinema, e a polêmica história de vida de Hughes renderia pelo menos uns cinco posts, passamos a falar sobre seu mais ambicioso e colossal projeto cinematográfico, a milionária produção de 3,8 milhões de dólares (de seu próprio bolso) Anjos do Inferno


Anjos do Inferno; O realismo e o perfeccionismo de H. Hughes

Escrito e dirigido pelo próprio Hughes, Anjos do Inferno começou a ser rodado em 1927 como uma das produções mais caras do cinema mudo, seu elenco estrelar contava com Ben Lyon, James Hall e a atriz norueguesa Greta Nissen.  No entanto, após a First National Pictures (Warner Bros.) lançar O Cantor de Jazz, totalmente “falado”, Hughes maravilhado com a nova tecnologia, cancela toda sua produção e anuncia que Anjos do Inferno seria agora o primeiro grande filme bélico da era sonora. Entre as diversas medidas tomadas para a adaptação do filme ao sistema de som, a mais significativa delas foi o desligamento da estrela Greta Nissen, que por conta de seu pesado sotaque, não tinha condições de estrelar o filme. Para substitui-lá Howard Hughes concede a coadjuvante Jean Harlow a oportunidade de protagonizar seu primeiro grande papel, transformando-a do dia para a noite na eterna e mistificada Vênus Platinada do cinema.  


Ben Lyon e Greta Nissen, em cena descartada da versão muda

O filme, que estreou mundialmente no dia 24 de maio de 1930, ficou marcado por seus trágicos incidentes ocasionados pelo notável perfeccionismo de Hughes, que exigindo o máximo de realismo nas cenas aéreas provocou a morte de mais de quatro pilotos durante as gravações. A trama, que se inicia pouco antes da primeira guerra mundial, trás a história dos irmãos ingleses Roy e Monte Rutledge (Hall e Lyon) estudantes de Oxford que tem em comum o amigo alemão Karl Armstedt (Darrow). Enquanto Monte só pensa em diversão, Roy vive somente para protegê-lo e endeusar sua namorada de comportamento duvidoso Ellen (Harlow). Porém, com o inicio da guerra, Roy e Monte se alistam no RAF (Real Air Force) onde encontram difíceis missões, entre elas, a de sobrevoar e bombardear territórios inimigos.  Karl, por sua vez, que é convocado pelo exército alemão, contrário a sua vontade deve atingir, através de um Zeppelin, a capital inglesa que até então era seu estimado lar. Tendo alcançado enorme sucesso, o milionário épico de Howard Hughes arrecadou mais de oito milhões de dólares em todo o mundo, recebeu ótimas críticas e tornou-se o filme mais importante de sua carreira. Visto hoje, continua impressionando, principalmente pelas diversas cenas aéreas entre os biplanos e por seus ótimos efeitos especiais. Em 2004 o renomado diretor Martin Scorsese leva as telas O Aviador, filme premiado com cinco Oscar e que aborda a vida de Howard Hughes a partir do período em que ele inicia a produção de Anjos do Inferno, até meados de 1940 quando passa a se deteriorar devido seu transtorno obsessivo compulsivo (TOC).  Em suma, Anjos do Inferno, além de clássico, é hoje um dos grandes filmes bélicos produzidos por Hollywood. Indispensável.

✩✩✩✩

Antes da guerra Karl e Roy se divertem
Karl é convocado pelo exército alemão 
Ellen e Roy, amor cego
Karl  no Zeppelin pouco antes de bombardear Londres
Agonia nas alturas  
A decepção de Roy
A destruição do Zeppelin alemão
Os Irmãos Rutledge são capturados
A Vênus Platinada Jean Hearlow
O multimilionário Howard Hughes
Cartaz original do filme

7 comentários :

  1. Jean Harlow é uma de minhas atrizes favoritas. É muito interessante como no filme O Aviador, cinebiografia de Hughes, as mudanças de Hell's Angels de filme mudo para falado são mostradas. Com certeza deu uma dor de cabeça para a equipe de Hughes!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Um excelente espetáculo de texto e imagem. Não conheço este, Jefferson, mas concerteza já fará parte de minha lista, irmão. Valeu pela dica...

    ResponderExcluir
  3. Demorei um pouco pra assistir este filme, e quando assisti fiquei extremamente impressionada e encantada. As cenas aéreas são fantásticas a história em si também e os atores dispensam comentários. Um elenco grandioso. Me atrevo a dizer que, depois de Wings, este é o melhor filme de Guerra (da época). Parabéns por nos trazer essas pérolas!

    ResponderExcluir
  4. um grande filme. as cenas de ação são fantásticas.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  5. Tem Jean Harlow no elenco? Necessito assistir, adoro ela.
    Gostei demais do seu post.
    O filme parece bem interessante e achei legal saber que o diretor tinha como affairs um das minhas atrizes prediletas, Bette Davis.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Jefferson,

    Não conhecia esta historia até ver O Aviador, do perfeito Scorcese.

    Também sabia pouco sobre o Hughes, fato que o filme O Aviador me conduziu a ir em busca na Internet de mais informações sobre este homem, que hoje conheço melhor e não condeno suas manias, já que naquela época a medicina ainda não intitulava seu mal como doença.

    Mas foi uma outra boa matéria, razão pela qual comento uma e logo busco a anterior para conhecer e sempre posto um comentário.

    Outro bom e merecedor de visitas e comentários o seu trabalho. Este sempre oportuno e interessante, além de agradável de ler e dar parecer.

    Grande abraço

    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Obrigado mais uma vez por suas gentis palavras Jurandir....
    Grande Abraço.....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...