quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Rainha Cristina" (1933)

(Queen Christina) De Rouben Mamoulian, Com Greta Garbo, John Gilbert, Ian Keith, Lewis Stone, Elizabeth Young, Reginald Owen, EUA - Romance - P&B - MGM -1933.

Após obter grande triunfo em seu terceiro filme, o arrasa quarteirões “O Mestre e o Monstro” de 1932, o novato Rouben Mamoulian é contratado pela Metro para dirigir Greta Garbo naquele que passou a ser considerado por muitos o melhor filme da atriz: Rainha CristinaDesde que fora contratada por Louis B. Mayer em 1925 Garbo era sem duvidas um dos maiores nomes da MGM. A atriz provou para todos que seu talento estava bem acima de seu forte sotaque sueco quando migrou dos filmes mudos para os falados sem encontrar problema algum. Em 1933 para se ter uma ideia, ela já havia estrelado mais de oito produções sonoras e todas com muito sucesso, diferente de muitas outras estrelas que, perdidas sem encontrar seus espaços se aposentavam devido à chegada do som. Todavia é certo afirmar que assim como ocorria com a maioria dos ídolos vindos do cinema mudo, Garbo ainda trazia em suas interpretações alguns traços da pantomima. 

A sueca Garbo como a rainha sueca Cristina

Na trama de Mamoulian Garbo é Cristina a rainha que durante o século XVII sobe ao trono da Suécia com apenas cinco anos de idade logo após a morte de seu pai. Ao chegar a seus dias de adulta e após vencer diversas guerras, rainha Cristina passa a receber cobranças da corte e de seus súditos para que se case. Sem nenhum interesse no enlace e muito menos simpatizando com seu pretendente, o Príncipe Carlos (Owen), a rainha passa diversos dias fora do reino cavalgando. Em um de seus passeios encontra acidentalmente a carruagem que leva até sua corte Don Antonio (Gilbert) enviado do Rei Filipe da Espanha. O encontro aproxima os dois que apaixonados enfrentam diversos tipos de problemas em nome desse amor. Apesar de histórico, o filme mente quanto a alguns fatos. Na verdade a Rainha Cristina não abdicou seu trono por um amor como Hollywood preferiu mostrar, mas sim por sua conversão ao catolicismo quando a rainha escandinava deveria permanecer protestante. Também é irrisória a cena em que mostra Cristina subindo ao trono com cinco anos de idade quando na verdade por escolha própria ela tenha decidido tomar frente do governo aos dezoito anos. Independente dos fatos históricos estarem ou não em veracidade, o filme agradou ao público, foi sucesso de critica e de bilheteria. Hoje permanece vivo obviamente por sua ótima fotografia, a genial direção de Mamoulian, e claro, pela encantadora interpretação da mais influente atriz do século XX , Greta Garbo, que  sem demagogia recebeu essa declaração de outras importantes estrelas de Hollywood como Bette Davis, Marlene Dietrich, Joan Crawford e Tallulah Bankhead, atrizes essas que não se cansavam de dizer que se inspiravam completamente na estrela sueca.

✩✩✩

Se passando por um rapaz Cristina exerce sua liderança em uma taberna
Cristina e Antonio de inicio uma química inexplicável 
Mas tão logo surge o inevitável amor
Que faz Cristina muito pensar
E tomar decisões irreparáveis 
Destemida ela segue seu amargo destino
Garbo e Gilbert são dirigidos por Mamoulian
John Gilbert  em uma foto publicitária.
O ator faleceria em 1936 tendo estrelado somente mais um filme após Rainha Cristina
A mais influente atriz do século XX - Greta Garbo
Cartaz original do filme

11 comentários :

  1. Greta Garbo tem um olhar e uma postura tão forte, que isto acaba a tornando bonita! Excelente post, eu amei as fotos *0*

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de assistir filmes com a Greta Garbo, mas são difíceis de achar!! Certa vez eu vi "Grande Hotel" numa loja e não comprei. :/

    O curioso é que essa atriz me chama atenção. Não tanto pela beleza, mas pela postura expressiva (como a Beatriz citou acima).

    Certa vez eu li um livro que tinha uma foto dela nas primeiras páginas relacionada à uma adaptação da obra para o cinema. Desde esse dia, passei a "conhecer" Greta Garbo. :)

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Você me plagiando Jefferson? Ora, mas que ideia é essa! Eu já havia visto um cartaz sobre este filme aqui ao lado e fiquei muito contente por termos escolhido a mesma produção (Sinal de que temos muito bom gosto HAHAHAHA) Em todo caso, isso também é ótimo pros nossos leitores, pois eles podem notar que há diversas opiniões sobre o mesmo filme. E o seu post sobre Rainha Christina ficou fantástico; eu adoro Garbo e este filme é um dos meus preferidos. Aliás, eu concordo com o que você disse em relação a melancolia, mas cá entre nós, como você mesmo disse Garbo é Garbo, e acho que qualquer filme dela é clássico indispensável. Ela era uma diva!

    Parabéns pela seleção de imagens!

    ResponderExcluir
  4. nossa, eu tenho que ver Rainha Cristina o mais rápido possível!

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Mamoulian é um grande diretor e RAINHA CRISTINA um dos melhores filmes de Garbo. Pena que ela trocou Laurence Olivier pelo afetado Gilbert.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. "Eu quero ficar sozinha." Amo Garbo!
    Um dos melhores filmes da estrela, mas também gosto de outra fita dela: "Ninotchka" do Lubitsch.

    Fiz um post faz tempo do filme no especial Cinema em preto e Branco:
    http://cinemarodrigo.blogspot.com/2010/01/cinema-preto-branco_21.html

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. "Rainha Cristina" é uma das melhores interpretações de Garbo. O que mais me chama a atenção no filme é a fotografia, em especial o maravilhoso close ao final.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Greta Garbo era, ipisis literis...GARBO!

    RAINHA CRISTINA eu lembro ter visto pela primeira vez na TV no dia em que ela faleceu, em 1990, pela Globo, que exibiu no fim da noite em tributo à atriz. Considero o filme mais bonito de Greta, com enredo romântico comovente. Um épico com a mais bela, trágica, e comovente história de amor.

    Abraços, Jefferson, lindo post!

    Paulo Néry

    ResponderExcluir
  9. Valeu Pelos comentários Pessoal, Abração a todos...

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jefferson!
    Pegue seu selinho Liebster (significa "querido" em alemão) na barra lateral do meu blog e passe-o para outros cinco blogs com menos de 200 seguidores.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Greta Garbo além de ser uma grande atriz possui uma beleza invejável. "Rainha Cristina" é um belo filme. Parabéns, mais uma vez. Até...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...