sábado, 21 de abril de 2012

"Os Pássaros" (1963)

(The Birds) De Alfred Hitchcock, Com Tippi Hedren, Jessica Tandy, Rod Taylor, Suzanne Pleshette, Veronica Cartwright, EUA - Suspense - Cor - Paramount - 1963.

Alfred Hitchcock (1899-1980), que no inicio dos anos 60 ocupava sua merecida posição entre os melhores diretores de Hollywood, lançando ótimos filmes ano após anos, tornara seu nome um verdadeiro sinônimo de sucesso, qualidade e perfeição. Em 1963, recém saído do estrondoso sucesso de Psicose, o diretor se via diante de um grande problema; não tinha a mínima ideia de qual seria seu próximo filme! Todavia, ao perceber que um estranho conto de Daphne Du Maurier (1907-1989), obtido anos antes para ser filmado em sua série de TV, tinha potencial para se tornar um longa metragem, o mestre do suspense reúne sua fiel equipe e passa a adaptar aquele que viria a se tornar mais uma de suas obras primas: Os Pássaros. A trama do filme se consiste da seguinte forma; Após conhecer ocasionalmente Mitch Brenner (Taylor) em um Pet Shop de São Francisco, a socialite Melanie Daniels (Hedren) decide fazer-lhe uma surpresa visitando-o em sua pequena cidade litorânea; Bodega Bay. Ao chegar ao local, Melanie juntamente com os demais habitantes da cidade passam a vivenciar momentos de horror ao serem atacados violentamente e sem nenhuma explicação lógica, por pássaros de todos os tamanhos e espécies. Considerado por muitos o filme mais assustador do diretor, Os Pássaros na verdade divide opiniões, com alguns o criticando negativamente pelo fato do mesmo não possuir um tradicional e corriqueiro "fim” e outros atribuindo a intencional ausência de trilha sonora como uma grande falha (ainda mais levando em consideração o enorme potencial de Bernard Herrmann que atuou na produção apenas como consultor de som). Visto hoje, o filme continua tenso, envolvente e impactante. Sem dúvidas, o último grande filme de Hitchcock e um dos mais autênticos suspenses da historia do cinema. Obrigatório na coleção de qualquer cinéfilo.

✩✩✩✩

Melanie e Mitch se conhecem em um pet shop e ...
Logo se reencontram  
Após Melanie o visitar em sua cidade natal
Em Bodega Bay Melanie conhece a ex namorada de Mitch e ...
Juntas passam a observar estranhos acontecimentos no local
Pânico na casa dos Brenner
Os Pássaros invadem a escola
Levando terror as crianças
O caos de Bodega Bay 
Melanie entra em choque após ser atacada
O resultado das furiosas revoadas 
Foto publicitária do filme
Cartaz original do filme

24 comentários :

  1. Eu acho esse filme sensacional. Um suspense psicologico incrivel. Na minha opinião, TOP 10 Hitch. Gostei muito das fotos. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Hitchcock é meu idolo, assisti quase 50 filmes dele, e to na corrida pra assistir os que ainda faltam. Gosto muito de os Pássaros, acho que o fato de o filme não explicar muitos motivos não atrapalhou em nada a historia, o filme não é sobre motivos, e sim sobre consequências. Os efeitos especiais são excelentes para a epoca, pra mim é mais uma aula de suspense do mestre. Não chega a ser top 5 do Hitchcock, talvez nem Top 10, mas é certamente um excelente filme. Gosto muito!

    ResponderExcluir
  3. Adoro. Sou fã do gorducho e aliás tenho todos os seus filmes!

    "Os Pássaros" é um divertimento pipoca horripilante, sim concordo que é um filme obrigatório na coleção. Eu tenho o meu e já assisti diversas vezes.

    Ótimo resgate, as fotos ficaram bem selecionadas.
    Suzanne Pleshette tinha mais talento que Tippi.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jefferson. Boa lembrança de um dos filmes mais assustadores do Hitch. Mais uma vez, naquela linha nostálgica, procure imaginar o que significou assistir a esse filme quando de seu lançamento (no Cine Paissandu, aqui em São Paulo) e se deparar com todos aqueles pequenos e assustadores monstrinhos atacando toda a cidadezinha de Bodega Bay. Conheci gente que abriu as portas das gaiolas depois de sair do cinema... Esse filme bem que merecia uma dupla de atores mais carismática que Tippi Heddren e Rod Taylor.
    Um abraço do Darci

    ResponderExcluir
  5. Este é um dos meus favoritos dele, acho que ada um elementos que você citou, como a ausência de uma trilha sonora e a falta de um final foram propositais... Eu daria a ele uma nota um pouquinho mais alta, talvez até um 9...

    Parabéns pelo post e por relembrar este que é indiscutivelmente um clássico!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro que vi do Alfred. Gostei do final misterioso do filme!

    ResponderExcluir
  7. É um ótimo suspense, extremamente original e difícil de ser copiada.

    Hoje com certeza utilizariam pássaros desenvolvidos em computador, o que tiraria todo o charme do filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Um dos melhores filmes de Hitchcock. Simplesmente assustador, além de baseado na obra de Daphne DuMaurier que também deu origem a Rebecca - A mulher inesquecível e Inverno de sangue em Veneza. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que a ausência de trilha sonora ajudou a criar suspense, mas sem dúvida Bernard Herrmann teria feito uma trilha fantástica, tão amedrontadora e icônica quanto à de Psicose. Talvez Hitchcock quisesse que o público especulasse o que causou o ataque dos pássaros - se é que havia alguma causa para isso.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o primeiro clássico de Hitch que vi na minha vida também. Uniu suspense e pitada de terror únicos, diferenciando até mesmo outras obras do diretor. Assisti pela primeira vez na extinta Rede Tupi, Canal 6, Rio de janeiro.

      Legal, Jeff! abraços

      Paulo Néry

      Excluir
  10. Jefferson;

    Felizmente algo que me chama muito àtenção no tão falado mestre do suspense, Hithckcoch.

    Aprecio poucos filmes dele, mas Os Pássaros é quase que perfeito. Não sei como a tecnologia de 1963 encontrou tão bons aspectos para nos apresentar num filme que não se trata de desenho animado.

    Além do mais, ele tem um bom conteudo, é bem feito e os atores, principalmente a Tandy, está muito bem.

    O cenário que Hithckcoch escolheu para fazer a fita é um pequeno paraiso, que se adequa perfeitamente ao que ele narra.

    Muito boa sua cronica, como digo sempre, bem compactada mas satisfatoriamente compreensiva, seguido de fotos belissimas.
    Parabens mais uma vez por algo pequeno, porém grande demais para que entendamos o contexto e dele passamos tirar comentários.

    Quanto aos criticos, o nome já diz: CRITICOS. O que fazem eles além de criticar? Se o filme der sorte eles comentam positivamente mas, se não, como deve ter sido algumas tonicas deste, eles sentam a pua impiedosamente.

    Mas Os Pássaros é, no meu ver, uma das seis melhores coisas do mestre do suspense, incluindo aí Psicose, Intriga Internacional, Cortina Rasgada ( a cena onde Paul Newman e aquela simpatizante tentam matar aquele homem da moto, é mais que perfeita, dura e realista. Um bom filme), O Homem Errado (um filme simples mas com Fonda nos seus bons dias) e Janela Indiscreta, onde Jimmy está além da conta.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Foi o grande destaque quando eu participei de um curso sobre o cineasta no ano passado, comandado pelo entendedor no assunto Carlos Primati.

    ResponderExcluir
  12. Celo, realmente se trata de um filmão, mas eu tenho minhas dúvidas quanto ele estar no Top10 do diretor...

    Leonardo, Parabéns por já ter quase 50 filmes do mestre, privilégio de poucos, e prazer sem igual, Top5, Será?

    Rodrigo, TODOS? Que inveja...

    Darci já ouvi essa história de que pessoas passaram a soltar os pequenos engaiolados em suas casas... kkk

    Bruno, realmente a ausência de trilha e o "fim sem fim" foram propositais mas isso não agradou a todos, o que me inclui e que justifica minha nota, o filme poderia ter milhões de finais mais interessantes do que o que teve...

    Nahud, please, 10 não

    Gabriel, Hugo, Gilberto Lê e Paulo concordo com vcs, filmão, um dos melhores de Hitch, ótimos efeitos para a época, assustador,

    Jurandir como assim aprecia poucos filmes de Hitch? Isso é "pecado" em... trate de se consertar diante desse fato... kkkk (estou brincando mas obviamente que é a primeira vez que ouço alguém dizer que não aprecia os filmes do diretor inglês)
    Escrevo compactamente pois realmente essa é minha intenção, propagar os filmes que assisto e possuo em coleção através de criticas simples e objetivas,creio que o tamanho dos posts não significa qualidade afinal observamos a enorme quantidade de blogs que publicam linhas e linhas sobre diversos assuntos e no entanto seu conteúdo nos traz "nada", mas enfim...
    Dos filmes que citou gostar de Hitch você não incluiu UM CORPO QUE CAI, DISQUE M PARA MATAR E PACTO SINISTRO, esses são ótimos vc chegou a assisti-los? Grande abraço!

    Abraço a todos que comentam, sempre presente, o blog é pra vocês...

    ResponderExcluir
  13. Particularmente gosto desse filme, junto com Marnie, a outra produção de Hitch com Tippi Hedren, tenho os DVDs dos dois e vejo muitas vezes, apesar de ser suspense, eu tenho muitas dúvidas do porquê dos ataques dos pássaros, sim é inexplicável, por mais que tentemos imaginar. Boa abordagem essa da aus~encia da trilha sonora. Como Hitchcock jamais haverá. Que lindo o seu comentário e dica lá no meu post. Muito fofo. Obrigada.
    Ah, se não for pedir muito, um dia você poderia postar sobre Marnie (confissões de uma ladra).

    ResponderExcluir
  14. Olá! Vi seus comentários em outros blogs e resolvi dar uma olhada aqui. E me deparo com uma boa resenha visual do clássicão OS PÁSSAROS! Não sou extrema fã de Alfred (sim, intimidade kkk) pois meu diretor preferido é Stanley Kubrick mas é inegavel as qualidades das obras desse cara.
    O suspense de Os Pássaros e também a forma chocante de colocar as aves sem uma razão aparente totalmente agressivas e assassinas é excelente. O clima de suspense e tudo o mais. Lembro que vi esse filme ainda criança no SBT e simplesmente fiquei fascinada pelo final totalmente aberto. Oh God! O suspense dele é algo surreal e com margem para inúmeras interpretações.
    Bom estou te seguindo..adoro cinema (tenho alguns artigos de filmes no meu blog) e gostaria de poder ir trocando idéias com vc, que tal?
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jefferson. Estou fazendo uma lista de filmes que preciso ver e outros quais preciso revê-los. Este Alfred Hitchcock é um da lista. Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos grandes clássicos do Mestre Hitch, mas não o melhor na minha opinião. Parabéns pelo blog !

      Excluir
  16. Oi Jefferson!
    Opa, eu que agradeço a sua resposta no meu blog!
    E obrigada por ter curtido sim! Vamos trocando idéas logo posto novamente um artigo sobre filme em meu blog =) Falando em filmes, quais são seus diretores preferidos?
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Bom, aí está mais um filme que ainda não tive oportunidade de assistir (preciso tirar um tempo pra assistir somente os filmes do Hitchcock o quanto antes). Mas já ouvi diversas críticas positivas sobre este filme, e considerando o fato de ter sido dirigido pelo mestre do suspense...

    Sabe Jefferson, muitas pessoas às vezes não entendem porque eu gosto tanto daquele filme (tanto a primeira quanto a segunda versão) mas é um filme extremamente diferente dos outros que tratam o mesmo assunto. Eu particularmente nunca vi nada igual, portanto, como eu sei que você (assim como eu) é um amante da sétima arte, porém conhece pouco o cinema europeu, sugiro que assista. Acho até que pode te inspirar, além de render uma ótima resenha aqui no seu blog.

    Até breve!

    ResponderExcluir
  18. Meus Hitchs preferidos são em P&B, Rebecca, Psico e Tortura ... Tippy era bem fraquinha. O melhor papel dela é o atual: sogra de Antonio Banderas.

    ResponderExcluir
  19. Não sou fã do cineasta, alias gosto de filmes, independente do cineasta pois acho que todos tem altos e baixos, mas Hitchcock é um casa especial, por que sua filmografia contém mais de 40 filmes acho, sendo lembrado por apenas uns 10, se muito, entre eles esse Os Pássaros que considero bem fraco. O inicio é meio constrangedor em vista da trama bem fraca e dos protagonistas sem quimica nenhuma. O resto tem um quê de charme, mas nunca para figurar entre clássicos, é um filme B, com B maiúsculo.

    ResponderExcluir
  20. Não sou fã do cineasta, alias gosto de filmes, independente do cineasta pois acho que todos tem altos e baixos, mas Hitchcock é um casa especial, por que sua filmografia contém mais de 40 filmes acho, sendo lembrado por apenas uns 10, se muito, entre eles esse Os Pássaros que considero bem fraco. O inicio é meio constrangedor em vista da trama bem fraca e dos protagonistas sem quimica nenhuma. O resto tem um quê de charme, mas nunca para figurar entre clássicos, é um filme B, com B maiúsculo.

    ResponderExcluir
  21. "Os Pássaros foi além das minhas expectativas.. É muito bom, não necessita ser didático, apenas se detem a uma circunstancia. Pode ser metáfora de várias coisas, mas não diz se é e nem do que. Apenas retrata uma circunstancia que tem de ser deixada para trás. Excelente filme.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...