terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"Horizonte Perdido" (1937)

(Lost Horizon) De Frank Capra, Com Ronald Colman, Jane Wyatt, H.B. Warner, Thomas Mitchell, Edward Everett Horton, EUA - Aventura - P&B - Columbia - 1937.  

Em 1935 Durante a Guerra civil chinesa o diplomata britânico Robert Conway (Colman) é enviado à cidade de Baskul a fim de libertar alguns cidadãos ocidentais que se encontravam em meio ao conflito. Durante a fuga o avião que os levariam a Xangai é raptado e passa a seguir rumo às longínquas montanhas do Himalaia no Tibet. Devido a grande distancia percorrida o avião acaba ficando sem combustível e acaba caindo em uma área inexplorada e coberta de neve. Todos os passageiros (com exceção do piloto seqüestrador chinês) sobrevivem e são resgatados por um grupo de pessoas lideradas por Chang (Warner) uma espécie de Monge que os guia até Shangri-lá uma região completamente paradisíaca em meio as gélidas montanhas onde, independentes do resto do mundo, possuem diversas e naturais riquezas, vivem em paz, gozando de muita saúde e se orgulhando de nunca terem ocasionado guerras, desconhecendo o ódio e a disputa por qualquer tipo de poder. O já vencedor do Oscar Frank Capra que vinha em 1937 de enormes sucessos como Aconteceu Naquela Noite, A Vitória Será Tua e O Galante Mr. Deeds decide levar às telas através de uma grandiosa produção a mensagem pacifica e mística da obra homônima de James Hilton. Foi um filme lançado de forma colossal, com um orçamento até então quatro vezes superior ao de qualquer outro do estúdio. Em meio aos rumores de guerra que o mundo se encontrava a mensagem do filme caiu como uma luva e obteve enorme sucesso quando chegou aos cinemas agradando público e críticos. Os grandiosos cenários que por muito tempo permaneceram como os maiores já construídos em Hollywood deram ao filme o Oscar de Melhor direção de arte, a produção venceu ainda na categoria de melhor edição. Infelizmente visto hoje o filme envelheceu e seu tema por melhor que tenha sido a intenção na época se tornou ingênuo demais. Mesmo não tendo em seu elenco uma grande estrela o filme ainda encanta por sua belíssima trilha sonora, assinada em parceria por Max Steiner e Dimitri Tiomkin e claro pela sensível e perfeita direção do mestre Frank Capra.

✩✩

Após a queda do avião os passageiros sequestrados
percebem que estão perdidos
 Porém após serem resgatados se encantam com Shangri-lá
H.B Warner é Chang, um dos lideres de Shangri-lá 
Uma visão geral dos colossais cenários do filme
Robert e Sondra, interesse surgido através de um livro
Robert aprende sobre Shangri-lá
O mal chega ao paradisíaco lugar
Jane Wyatt é Sondra Bizet
Ronald Colman é Robert Conway
Cartaz original do filme

18 comentários :

  1. Olá, Jefferson querido!!
    Passe la no blog e pegue seu selo "Liebster", especialmente criado para homenagear quem tem menos de 200 seguidores.
    Seu blog esta cada vez melhor! Amo Ronald Colman!
    Um abraço
    Dani
    www.telaprateada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jefferson!

    Como a Dani, eu também amo o Ronald Colman, que era sim uma estrela à época - foi desde o cinema mudo e continuou sendo; ganhou um Oscar em 1950 pelo trabalho extraordinário que fez em A double life.
    Adorei as fotos que você selecionou. Posso roubar algumas?

    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Dani fique a vontade, roube pois ja roubei diversas suas quando elas me aparecem em minhas buscar pelo Google a fora... kkkkk

    Daniele valeu pelo selinho, a Lê já tinha me enviado, estou colando agora... Apareçam mais em meu Blog Meninas pois curto muito as vossas opiniões...

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Taí que eu não conhecia esse filme do Capra. Vou descobri-lo!

    Ah, já peguei o selo, Jefferson. Abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. Jefferson, meu amigo...

    Embora eu valorize muito este clássico, e ame os trabalhos de Frank Capra, prefiro a versão de 1973, o musical. Me sensibilizou muito mais. Mas nem por isso a primeira versão deixa de ser menos emocionante.

    Abraços, e continue com maravilhosos posts.

    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Jefferson, acho esse filme bem interessante. Ingênuo, óbvio, mas a proposta é essa desde o livro de James Hilton (a versão dos anos 70 - com Liv Ullmann e Peter Finch - é ridícula). No entanto, discordo quando você diz que o filme não tem em seu elenco uma grande estrela. O inglês Ronald Colman durante mais de 20 anos foi uma super-estrela hollywoodiana. Fez grandes filmes, era muito pago e até levou o Oscar. Abração.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  7. Paulo,Fábio, Valeu pelos comentários... Vocês são sempre muito bem vindos, ou melhor, vcs já são de casa assim como o Antonio,
    Inclusive Antonio quanto ao seu comentário realmente vc tem razão, reconheço o que disse sobre Colman mas na verdade o que eu quis dizer é que perante o público atual (menos fiel aos filmes antigos) o ator se tornou um completo desconhecido assim como os demais artistas do filme dando a impressão que esse não tem nenhuma estrela de peso, mas peso no passado e no presente como um Clark Gable, Gary Cooper, James Stewart, e tantos outros que dariam ao filme "hoje" muito mais poder...

    Mas claro,que fora um grande e famoso ator, obviamente...

    Abração e obrigado pelos comentários..

    ResponderExcluir
  8. Assisti pouca coisa de Capra e achei fantástico, principalmente "A Felicidade Não se Compra".

    Tenho curiosidade, mas ainda não tive oportunidade de ver "Horizonte Perdido".

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Bom, apesar de gostar muito das produções do Frank Capra, ainda não tive a oportunidade (tampouco tempo) de assistir este filme. Mas pelo elenco (em especial Ronald Colman que é um dos meus atores preferidos) sem dúvida alguma este filme vai ficar entre os primeiros da minha listinha. A propósito, que foto linda que você escolheu da Jane Wyatt; ela tinha belos traços. Mais um excelente post, pra variar!

    Aproveito pra agradecer aos comentários. Pessoas como você fazem todo meu trabalho valer a pena! Muito obrigada Jefferson!

    ResponderExcluir
  10. Hugo e Rubi, valeu pelos comentários. Como li, ambos ainda não viram Horizonte Perdido e o Hugo conhece pouco de Capra, bom pois bem ai vai um humilde conselho meu:
    Hugo Assista TUDO que você puder de Capra mas deixe esse para ser o último pq na minha opinião é o mais fraco de todos e talvez se vc começar por ele vai achar q os outros são iguais e poderá perder obras primas como Aconteceu Naquela Noite, A Mulher Faz o Homem e Do Mundo Nada Se Leva...

    Rubi se vc gosta do elenco então assista pq já é meio caminho andando pra que se apaixone pela produção...

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive o prazer de assistir a quase todos os filmes de Capra...mas até acho o pior: OS VIÚVOS TAMBÉM CHORAM. O filme HORIZONTE PERDIDO na condução do Capra é muito melhor que a versão "musical" dos anos 70 (Sérgio Pinheiro)

      Excluir
  11. Olá, Jefferson. Ronald Colman é simplesmente fantástico.Às vezes penso que não se faz mais atores como antigamente. O que mais gosto neste filme é o contexto histórico - a Guerra Civil chinesa em 1935. Parabéns pela postagem. E por lembrar deste filme. Irei revê-lo. Até...

    ResponderExcluir
  12. Já peguei o selo. Valeu, companheiro...

    ResponderExcluir
  13. Abração Maxwell, estamos juntos...

    Mas, você as vezes pensa que não se faz mais atores como antigamente? Eu nem penso mais, já tenho certeza.... Uma prova clara disso, é que ultimamente os filmes com maior sucesso são animações ou superproduções onde a principal estrela, são os efeitos especiais.... não é verdade?

    Abração

    ResponderExcluir
  14. Ola,acho tuas escolhas de filmes muitissimo boas,as fotografias [em preto e branco]gosto demais e a maneira que rediges o texto e narras a historia do filme deixa qualquer leitor interessado.Parabens.Meu grande abraço pelo aniversário do teu excelente blog.

    ResponderExcluir
  15. Suzane Muito obrigado por suas gentis palavras, fico lisonjeado com elas.
    Também estou sempre visitando a sua ótima página.

    Abração

    ResponderExcluir
  16. Penso que foi a partir do filme Horizonte Perdido que descobri como é maravilhoso o mundo do cinema...Frank Capra sempre sensível em suas obras...Gratidão por existirem sites com pessoas que realmente amam a arte. grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Jefferson, seu BLOG é super primoroso. Adoro ler suas resenhas. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...